segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Tigrinhos: "SC Abraça: as cidades mais acolhedoras de Santa Catarina"

Tigrinhos foi a segunda cidade da Região Oeste que mais recebeu imigrantes entre os anos 2000 e 2010, segundo estudo feito no período pelo IBGE. O acréscimo foi de 35,13%. Segue reprodução do texto com memórias de Olívio Baczinski, ele mesmo um imigrante de Tigrinhos, publicado no encarte do Jornal de Santa Catarina em 24/06/2012.


Olívio Baczinski tem 76 anos de idade e registrou em cartório boa parte dos nativos de Tigrinhos.

     "Nasci em Erechim, no Rio Grande do Sul, e vim para Santa Catarina há 52 anos. Há 47 me instalei onde hoje é o município de Tigrinhos, para montar o primeiro cartório da cidade. Na época, tinham umas 150 casas aqui; hoje passam de 400. No início, 90% do movimento do município era agricultura, só mais tarde vieram os aviários. Como tinha pouca gente e o pessoal era muito pobre, o cartório não dava muito dinheiro. E e minha esposa Rita complementávamos a renda criando uns porquinhos e vacas de leite.
     Tinha muita gente aqui sem registro. Traziam quatro ou cinco por vez para registrar. Tinha gente de idade que não era registrado. Muitos a gente fazia gratuitamente. Registrei boa parte dos nascimentos, casamentos e óbitos de Tigrinhos.
     Fui o primeiro prefeito da cidade, entre 1997 e 2000. Naquela época, a receita era pouca e não conseguíamos muita coisa em Brasília. Compramos a primeira caneta, alugamos o primeiro prédio e colocamos água potável em 70% das casas. A emancipação foi muito boa para Tigrinhos. Hoje é um lugar muito bom. Tem saúde e educação, e não existe ladrão.
     Não temos indústria mas muita gente mora aqui e vai trabalhar em Maravilha, de lotação. Há cinco ou seus anos chegou o asfalto que facilitou o deslocamento.
     Criei meus quatro filhos aqui e um deles assumiu o cartório. Gostamos de Tigrinhos. Só não está melhor porque a saúde vai minguando. Mas a cidade aqui é muito boa de morar."


Fonte: Jornal de Santa Catarina - Encarte SC Abraça - As cidades mais acolhedoras de Santa Catarina - 1º Caderno: Oeste e Serra - 24/06/2012.

Texto: Olivio Baczinski
Reportagem: Daisy Trombetta, Darci Debona e Pablo Gomes.
Produção: Roberta Kremer e Mariju de Lima
Edição: André Lückmann
Diagramação: Fabiano Peres
Imagem: Sirli Freitas

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Dionísio Cerqueira: Uma cidade que vale por três - "SC Abraça - As cidades mais acolhedoras de Santa Catarina"

De todas as cidades do Oeste Catarinense, Dionísio Cerqueira foi a que, entre os anos de 2000 e 2010, mais viu crescer o seu contingente de imigrantes, com um acréscimo de 36,64%.  Por isso, é considerada a cidade mais receptiva do Oeste. A seguir, o exemplo de um imigrantes radicado na cidade há algumas décadas.


Munido da capa social abaia e do gorro islâmico tarbuchi, Issa Mizher agrega sabores à já cosmopolita cidade.

     A Guerra dos Seis Dias, em que Israel expandiu seu território na Palestina, em 1967, foi o estopim para a família de Issa Mizher migrar para o Brasil. Mizher chegou em território brasileiro em 1969, com 13 anos, na cidade de Dois Vizinhos (PR). Em 1983, mudou-se junto com a família de seu sogro para Dionísio Cerqueira, e hoje mantém confraternizações regulares com outras 10 famílias palestinas e libanesas.
     - Gostei do clima, da sociedade e do lugar - diz, sobre a cidade que chama de "trifronteira", ao reunir os municípios de Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina, e Barracão, no Paraná, além de Bernardo de Irigoyen, na Argentina. Há mais de 40 anos na localidade, Mizher diz que as três cidades funcionam como se fossem uma só.
     - Muitas vezes a gente não sabe se está em Dionísio Cerqueira ou Barracão e, para chegar na Argentina, é só atravessar uma rua - explicou.
     No dia a dia, trabalha na sua loja de material esportivo em Dionísio Cerqueira, mas frequentemente está almoçando em Barracão ou fazendo compras na Argentina.
     Além de se dedicar à loja, Mizher se mostra um cozinheiro de mão cheia, atividade pela qual se mantém firme nas raízes palestinas. Entre os agrados que faz para os visitantes estão bolo com mel e nozes, e café com cártamo. Outros clássicos da comida árabe que ele prepara são esfirra e charutos de couve.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Encarte SC Abraça - As cidades mais acolhedoras de Santa Catarina - 1º Caderno: Oeste e Serra - 24/06/2012.

Reportagem: Daisy Trombetta, Darci Debona e Pablo Gomes.
Produção: Roberta Kremer e Mariju de Lima
Edição: André Lückmann
Diagramação: Fabiano Peres
Imagem: Sirli Freitas

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Região Oeste: "SC Abraça - As cidades mais acolhedoras de Santa Catarina"

"Santa Catarina é, de fato,  o Estado mais acolhedor do Brasil", revela um interessante estudo do IBGE, realizado entre os anos de 2000 e 2010. Em meados de 2012 foram encartados nos jornais do Grupo RBS em SC, cinco cadernos intitulados "SC Abraça - As cidades mais acolhedoras de Santa Catarina". O interessante material demonstra quais cidades catarinenses receberam o maior número de imigrantes. O primeiro destes cadernos, que abordou a Região Oeste e Serra, foi publicado no Jornal de Santa Catarina em 24/06/2012.



     "Santa Catarina é, de fato, o Estado mais acolhedor do Brasil. Essa conclusão tem base no Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cujo recorte de 2000 a 2010 mostra que é o território que mais recebe imigrantes. No período, Santa Catarina apontou salto de 59,1% de pessoas radicadas na sua população, caracterizando-o como como o lugar que mais acolhe moradores de fora das divisas e fronteiras.
     Para nós, isso revela em números concretos o prazer em ser, fazer e pertencer a esse Estado. Afinal, é no solo catarinense que 174 mil pessoas de outros países ou outros Estados escolheram morar nos últimos anos.
     Esta coleção de cinco cadernos traz uma pequena amostra dos personagens e das peculiaridades dos municípios que são os mais receptivos do Brasil."


     A relação a seguir, elaborada com base nos dados apurados pelo IBGE, mostra o percentual de imigrantes que acudiu a cada município da Região Oeste e Serra:


Considerados apenas os municípios que tiveram um incremento igual ou superior a 30% no número de imigrantes, observamos que 100% deles estão na Região Oeste. É interessante observar que Zortéa, tão próxima à Região Oeste, foi a cidade da Serra que mais obteve aumento no número de imigrantes: 19,40%. Do quadro acima extraímos o seguinte ranking, considerando somente municípios com crescimento igual ou superior a 30% no número de imigrantes:

Dionísio Cerqueira: 36,64
Tigrinhos: 35,13
Paraíso: 34,90
Guarujá do Sul: 33,95
Flor do Sertão: 33,08
São Miguel da Boa Vista: 32,83
Princesa: 32,55
Santa Helena: 32,25
Bandeirante: 31,89
Barra Bonita: 31,82
Bom Jesus do Oeste: 31,50
Romelândia: 30,85
Belmonte: 30,39
São José do Cedro: 30,24

Paulatinamente postaremos informações referentes a alguns dos municípios abordados no caderno citado.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Encarte SC Abraça - As cidades mais acolhedoras de Santa Catarina - 1º Caderno: Oeste e Serra - 24/06/2012.

Reportagem: Daisy Trombetta, Darci Debona e Pablo Gomes.
Produção: Roberta Kremer e Mariju de Lima
Edição: André Lückmann
Diagramação: Fabiano Peres