segunda-feira, 28 de abril de 2014

Joaçaba: "SC Abraça - as cidades mais acolhedoras de Santa Catarina"

Joaçaba teve um incremento populacional de 11,74% entre 2000 e 2010 graças à imigração, de acordo com estudo realizado naquele período pelo IBGE. Segue reprodução de texto referente ao assunto publicado no Jornal de Santa Catarina em 2012.



     Além de empresas de porte e uma grande universidade*, Joaçaba tem um atrativo a mais: o maior evento da cidade é o carnaval** de rua. Atualmente, três escolas disputam o título, o que atrai - além de milhares de turistas todos os anos - bastante mão de obra especializada. Enquanto alguns profissionais do ramo cumprem apenas temporadas de trabalho, vários adotam o município como lar definitivo.
     Um deles foi César Farias, mestre de bateria em Joaçaba há 14 anos. Ele assumiu a função em definitivo em 1999, quando decidiu abandonar a cidade de Alegrete (RS). Desde então, o gaúcho virou figura ilustre nas terras catarinenses. Mestre César, como é conhecido nas rodas de samba, diz que já recebeu propostas, mas vai ficar na cidade. Entre os motivos para não deixar Joaçaba estão o carinho do povo, dos seus alunos ritmistas, e também a calmaria da cidade.
     - Além do lado profissional, minhas duas filhas nasceram em Joaçaba, o que torna o município ainda mais especial para mim.

* Trata-se da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).


** Deve ser mencionado que, apesar do desfile acontecer em Joaçaba, o grande evento é compartilhado pela vizinha Herval d'Oeste. O carnaval de rua de Joaçaba tem como pano de fundo a Liga Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d'Oeste (LIESJHO), fundada em 1996, inspirada na Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA), criada em 1984. As três escolas em questão eram a Aliança, a Unidos do Herval e a Vale Samba. Em 2014 desfilou também a Acadêmicos do Grande Vale, fundada em 2012.

Fontes: Jornal de Santa Catarina - Encarte SC Abraça - As cidades mais acolhedoras de Santa Catarina - 1º Caderno: Oeste e Serra - 24/06/2012 + www.liesjho.com.br.

Reportagem: Daisy Trombetta, Darci Debona e Pablo Gomes.
Produção: Roberta Kremer e Mariju de Lima
Edição: André Lückmann
Diagramação: Fabiano Peres
Imagem: disponível em www.liesjho.com.br

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Caçador: "SC Abraça: as cidades mais acolhedoras de Santa Catarina"

Caçador teve um acréscimo populacional da ordem de 13,26% por conta da imigração no período 2000-2010, segundo demonstra estudo realizado pelo IBGE divulgado pelo Jornal de Santa Catarina em 2012. A reprodução do texto publicado pelo jornal aparece a seguir.



     A cidade que mais produz tomates por hectare no Brasil também é representativa no meio industrial e esportivo. Caçador, no Meio-Oeste catarinense, é o 15° município mais populoso do Estado, com 70,7 mil habitantes. O empresário Paulo Marques chegou no município há 14 anos em busca de melhores oportunidades para empreender. Montou uma indústria de madeiras, que funciona até hoje, atraído pela melhor estrutura para abrir a empresa. Um fator decisivo na época era o fornecimento de energia elétrica.
     É uma cidade boa. Foi importante para montar a empresa. Gosto de morar em Caçador pela qualidade de vida, por ser uma cidade tranquila, mas que também oferece diversos serviços - afirmou.
     O setor da madeira é considerado a principal fonte econômica da região, graças ao volume de produção e à qualidade das peças. As madeireiras investem em tecnologia e muitas exportam parte da fabricação.
     Na agricultura, além do cultivo de tomates - cuja produção ao ano chega a 50 mil toneladas -, alho e cebola, mais recentemente houve aposta na produção de fisális, um pequeno fruto de origem colombiana e de alto valor agregado. Na safra passada foram colhidas 12 toneladas do produto, que tem manejo parecido com o do tomate.


Esportes

   Nos últimos anos, um caçadorense se tornou ilustre pelo desempenho na categoria de esportes extremos. Atualmente*, o lutador Junior Cigano dos Santos é o campeão dos pesos pesados do Ultimate Fighting Championship (UFC).

* Os dados são de 2012. Júnior dos Santos Almeida, também conhecido como Júnior Cigano, nasceu em Caçador em 12/09/1984 e atualmente reside em Salvador (BA). 

Fontes: Jornal de Santa Catarina - Encarte SC Abraça - As cidades mais acolhedoras de Santa Catarina - 1º Caderno: Oeste e Serra - 24/06/2012 + http://pt.wikipedia.org/wiki/Junior_Cigano

Reportagem: Daisy Trombetta, Darci Debona e Pablo Gomes.
Produção: Roberta Kremer e Mariju de Lima
Edição: André Lückmann
Diagramação: Fabiano Peres
Imagem: http://portalbraganca.com.br/esporte/ufc

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Piratuba: "SC Abraça - as cidades mais acolhedoras de Santa Catarina"

Piratuba figura com uma taxa de 14,11% de incremento populacional por imigração no estudo feito pelo IBGE junto aos municípios do oeste e da serra catarinenses no período 2000 a 2010. Ao tratar do tema, o Jornal de Santa Catarina publicou, em meados de 2012, o seguinte texto de Adélio Spanholi. O autor, prefeito de Piratuba e natural de Barracão (RS), confessa-se apaixonado pela cidade onde mora e que administra.


 

     "Uma cidade é representada pelas pessoas que moram nela. E Piratuba tem sempre um sorriso aberto para receber as pessoas. Inclusive eu, que jamais imaginava ser prefeito quando vim morar aqui, há 22 anos. A mudança do Rio Grande do Sul não estava nos meus planos, até que fui chamado para uma vaga de extensionista rural da Epagri. Escolhi Piratuba porque era a cidade mais próxima da minha terra natal, que é Barracão (RS).
     Admito que assumi o posto com a expectativa de voltar a trabalhar nos pampas, assim que surgisse uma oportunidade. Minha mulher compartilhava essa mesma vontade. Só que a ideia foi embora aos poucos, assim que chegamos à cidade - dois meses depois, já recusei uma proposta de retorno, mesmo com salário mais compensador. Parece que foi um encantamento à primeira vista com esta terra. Chamou-nos a atenção tanto as belezas naturais quanto a alegria dos moradores.
     Aos poucos eu, que nunca tinha sido político, me sentia incentivado pelas pessoas. Fui eleito prefeito pela primeira vez em 2004, hoje estou no segundo mandato e me sinto parte de Piratuba. Nesse tempo, minha mulher também mudou completamente de opinião e adora essa terra. Temos duas filhas encantadas pelo povo e pelas belezas piratubenses. Acho que a nossa família não conseguiria ir embora daqui."

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Encarte SC Abraça - As cidades mais acolhedoras de Santa Catarina - 1º Caderno: Oeste e Serra - 24/06/2012.

Texto: Adélio Spanholi
Reportagem: Daisy Trombetta, Darci Debona e Pablo Gomes.
Produção: Roberta Kremer e Mariju de Lima
Edição: André Lückmann
Diagramação: Fabiano Peres
Imagem: Reprodução

terça-feira, 8 de abril de 2014

Concórdia: "SC Abraça: as cidades mais acolhedoras de Santa Catarina"

Concórdia é outra importante cidade do oeste catarinense que se destacou no estudo realizado pelo IBGE entre 2000 e 2010 sobre o acréscimo populacional através da imigração, com uma taxa de incremento de 19,26%. Segue reprodução do texto publicado no Jornal de Santa Catarina.


 

Ex-ministro Furlan mantém laços com sua cidade natal

     Um dos concordenses mais ilustres é o ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Governo Lula, Luiz Fernando Furlan. Neto do fundador da Sadia, hoje unificada na gigante alimentícia Brasil Foods, hoje é conselheiro da espanhola Telefónica, que atua no Brasil pela Vivo.
     Furlan conversou com a reportagem, por telefone, sobre as qualidades da sua cidade natal, onde ainda mantém laços:
     - Eu nasci em Concórdia, ainda existe a casa dos meus avós, é uma cidade que me traz boas lembranças. Sempre é prazeroso visitá-la, relembro meus tempos de juventude. A gente vê os efeitos da prosperidade nas pessoas. Nossa realidade do Oeste de Santa Catarina é muito boa. Tem seus problemas, mas é muito melhor do que outras regiões do país. O dia em que o Brasil for parecido com Concórdia será um país mais equilibrado, adiantado e justo - afirmou.
     Attilio Fontana, seu avô, teve participação efetiva no desenvolvimento da cidade a partir da fundação da Sadia. De acordo com as palavras de Furlan, Attilio era um "visionário".
     - Ele sempre buscou a tecnologia. Seu tripé era "o homem, a terra e a técnica". Juntou isso e transformou uma pequena empresa numa líder nacional - disse.
     Projetando o futuro, Furlan comparou Concórdia com as cidades europeias.
     - Imagino o asfalto chegando até o interior; espero que o aumento da qualidade de vida das pessoas reflita em mais produtividade e em mais produtos de valor agregado - completou.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Encarte SC Abraça - As cidades mais acolhedoras de Santa Catarina - 1º Caderno: Oeste e Serra - 24/06/2012.

Reportagem: Daisy Trombetta, Darci Debona e Pablo Gomes.
Produção: Roberta Kremer e Mariju de Lima
Edição: André Lückmann
Diagramação: Fabiano Peres
Imagem: Sirli Freitas