segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Arvoredo e Ponte Serrada: rompimento de barragem em Ponte Serrada deixa Arvoredo em alerta - junho de 2014

Choveu muito nas regiões Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina no início do inverno de 2014. O excesso de chuva ocasionou o rompimento de uma barragem em Ponte Serrada, deixando em alerta o município de Arvoredo. A notícia ecoou no Vale do Itajaí nas páginas do Jornal de Santa Catarina.


BR-282 interditada em Ponte Serrada devido ao rompimento da barragem do Vaccaro

Reproduzimos matéria do Jornal de Santa Catarina sobre o tema publicada do final de semana 28 e 29/06/2014:


Arvoredo está em alerta após rompimento de barragem

     Uma barragem particular em Ponte Serrada estourou sexta-feira à tarde em razão do excesso de chuva no Oeste de SC e pode inundar partes da cidade de Arvoredo. Bombeiros de Chapecó, Concórdia e Lages ajudam na retirada de cerca de 30 famílias de regiões próximas ao rio Irani e ao Lajeado Leão.
     De acordo com o subtenente do Corpo de Bombeiros de Chapecó, Nelci Dallagnol, a Barragem do Vaccaro estourou por volta das 14h30min, interrompendo o trânsito na BR-282. O volume de água desemboca no rio Irani e atingiria a cidade de Arvoredo no início da noite. A barragem fica a aproximadamente 56 quilômetros de Arvoredo. O rompimento ocorreu em uma região isolada e a onda de cheia deve passar por quatro pequenas centrais elétricas antes de chegar no município. De acordo com os bombeiros, a barragem é de pequeno porte, mas devido ao alto nível do rio, a evacuação ocorre de forma preventiva.

No dia seguinte, 30/06/2014, o Jornal de Santa Catarina publicou nova matéria, dando conta de que não se confirmaram as previsões catastróficas da edição anterior:

Onze horas de tensão

     Ontem pela manhã, a dona de casa Beatriz Curtarelli finalizou a limpeza da casa. Os moradores de Arvoredo tentavam retomar a rotina após viverem 11 horas de tensão entre a tarde de sexta-feira e a madrugada de sábado. Beatriz lembra que assava um pão quando chegou o filho Eric, correndo:
    - Corre mãe, vamos que estourou a barragem - disse, assustado.
     A barragem era a Central de Geração Elétrica Vaccaro, em Ponte Serrada. Eram 13h59min quando os bombeiros receberam a informação, segundo o major Walter Parizotto, comandante dos bombeiros de Xanxerê. No mesmo instante informaram os bombeiros de Chapecó, que solicitaram reforços para Concórdia e Lages. A primeira informação era que a água, 8 milhões de metros cúbicos, chegaria na cidade em quatro horas. Aos poucos as informações repassadas pela Defesa Civil e bombeiros, num quartel-general montado na Prefeitura, foram acalmando a população. A Polícia Militar tinha que retirar as pessoas que iam até a beira do rio Irani ou na ponte do afluente Lajeado Leão. Por volta de 1h20min a água começou a alagar a rua Rio Branco. O nível chegou a apenas 80 centímetros sobre o asfalto.
     O major Walter Parizzotto, comandante dos bombeiros de Xanxerê, disse que a água perdeu velocidade com as curvas do rio e também nos lagos das outras PCHs* no rio Irani.
     - Foi decisivo para reduzir a velocidade e evitar que aquela onda chegasse - concluiu Parizzotto.
     Para os moradores da cidade de 2,1 mil habitantes, ficou o susto.

* Sigla para Pequenas Centrais Hidrelétricas.

Fontes: Jornal de Santa Catarina - Caderno 'Geral' - 28 e 29/06/2014 - p. 17 + Jornal de Santa Catarina - Caderno 'Geral' - 30/06/2014 - p. 12
Imagem: Caroline Zanchet/Divulgação - disponível em www.g1.globo.com