terça-feira, 30 de junho de 2015

Concórdia: lançamento da Expo Agro 2015 na AL - junho de 2015

Nota publicada pelo Jornal de Santa Catarina em 30/06/2015.





     O saguão da Assembleia recebe hoje o lançamento da Expo Agro 2015. Com apresentação da Associação Cultural de Gaiteiros Compasso de Concórdia e degustação de produtos da agricultura familiar, o encontro é uma amostra da festa marcada para Concórdia de 22 a 26 de julho. O deputado Neodi Saretta (PT) é o autor da proposição.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Coluna de Moacir Pereira - Upiara Boschi - Interino - 30/06/2015 - p. 6
Imagem: www.radiorural.com.br

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Concórdia: Victor Fontana será homenageado em julho - junho de 2015

Notícia da edição de 29/06/2015 do Jornal de Santa Catarina.



O CENTENÁRIO

     Considerado um dos responsáveis pela revolução na produção de derivados de suínos a partir da adoção de novas tecnologias de criação e industrialização, quando atuava na Sadia, há mais de 60 anos, Victor Fontana é um exemplo vivo do excepcional desenvolvimento do agronegócio catarinense. Em julho será alvo de merecidas homenagens. Dia 16 completará 99 anos.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Coluna de Moacir Pereira - 29/06/2015 - p. 8
Imagem: Moacir Pereira


Chapecó: Chapecoense 1 x 1 Sport - Brasileirão Série A 2015 - 9ª rodada - junho 2015

Chapecoense e Sport se enfrentaram na Arena Condá pela 9ª rodada do Brasileirão. O empate em 1 a 1, apesar de não ter sido um excelente resultado, ainda assim permitiu ao Verdão terminar a rodada em 9° lugar com 13 pontos, apenas 6 atrás do líder Sport, beneficiado pelo tropeço do São Paulo diante do Palmeiras. O Santa foi econômico ao cobrir a 8ª rodada em sua edição de 29/06/2015.


 
Chapecoense e Sport empataram na Arena Condá

     A nona rodada do Brasileiro da Série A emparelhou quatro times na segunda colocação com 17 pontos: Atlético-MG, São Paulo, Fluminense e Grêmio - este venceu o Avaí ontem de manhã na Ressacada por 2 a 1. O Sport segue líder depois do empate com a Chapecoense no Oeste do Estado sábado*. Outros destaques foram a goleada do Palmeiras sobre o São Paulo, por 4 a 0, e a vitória apertada do Vasco sobre o Flamengo por 1 a 0, que manteve ambos na zona de rebaixamento.

*Partida realizada em 27/06/2015. Rithely abriu o placar para o Sport aos 28' do 1º tempo e Bruno Rangel empatou para a Chapecoense aos 42' do 2º tempo.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Esportes - 29/06/2015 - p. 19
Imagem: Cleberson Silva/Chapecoense - Disponível em www.f7000.blogspot.com.br

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Joaçaba e Região Oeste: ponte sobre o Rio do Peixe e BR-282 são motivo de preocupação - julho de 2014

Em sua edição de 21/07/2014 o Jornal de Santa Catarina publica notas preocupantes referentes à ponte sobre o Rio do Peixe e à BR-282.


Ponte sobre o Rio do Peixe na BR-282 - Joaçaba/SC

RISCOS

     Construída há mais de 40 anos, a ponte sobre o rio do Peixe, na BR-282, em Joaçaba cumpre função estratégica na ligação entre o Oeste e o resto do Estado. Tem capacidade para caminhões até 40 toneladas. Casa jamanta bi-trem carrega 140 toneladas. Se duas delas se encontrarem sobre a ponte, ninguém sabe o que vai acontecer. O alerta é do industrial Anselmo Zanelatto.

BR-282 ASSASSINA

     Tragédias repetem-se toda semana nas rodovias federais de Santa Catarina, com estatísticas cada vez maiores. Culpa de motoristas irresponsáveis, da imperícia, mas também das más condições de muitas estradas. Para se ter uma ideia da violência: na BR-282 morre uma pessoa a cada três dias.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Coluna de Moacir Pereira/Política - 21/07/2014 - p. 6
Imagem: www.estradasbrasil.com

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Região Oeste: vinda da ministra da Agricultura deve beneficiar o agronegócio de SC - junho de 2015

Nota do Jornal de Santa Catarina de 22/06/2015 sobre a vinda da ministra da Agricultura, Kátia Abreu, a Santa Catarina.


O agricultor Paulo Kreibich e os efeitos da seca em sua produção em Chapecó em 2014


     A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, está sendo esperada hoje em Florianópolis no fim da tarde para falar no Congresso Brasileiro da Soja, que acontece no Centrosul até o dia 25*. Deverá lançar o plano safra em Santa Catarina e anunciar incentivos às exportações de carnes. O agronegócio do Oeste depende da produção da soja no Centro-Oeste.

*Refere-se a 25/06/2015.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Coluna de Moacir Pereira - 22/06/2015 - p. 6
Imagem: Márcio Cunha - Especial - Disponível em www.diariocatarinense.clicrbs.com.br

Chapecó: Cruzeiro 0 x 1 Chapecoense - Brasileirão Série A 2015 - 8ª rodada - junho 2015

A Chapecoense enfrentou o Cruzeiro no Mineirão pela 8ª rodada do Brasileirão e conseguiu segurar o Cruzeiro em sua caminhada rumo aos primeiros lugares da tabela. O Verdão derrotou o Cruzeiro pelo placar de 1 a 0 em cobrança de falta de Camilo e terminou a 8ª rodada, finalizada no meio da semana, em 9° lugar com 12 pontos, apenas 1 atrás do 7° e 8°, 2 atrás do 4°, 5° e 6º, e 3 atrás do 3° colocado. O Santa deu destaque à 8ª rodada em 22/06/2015.


Fábio não conseguiu chegar a tempo e Camilo marcou o gol do jogo no Mineirão, dando o triunfo à Chapecoense

     Os times catarinenses saíram invictos da oitava rodada do Brasileirão. Avaí e Figueirense empataram seus jogos, enquanto a Chapecoense conquistou três pontos importantes ao vencer o Cruzeiro em Belo Horizonte. Jogando em casa, o Joinville saiu de campo vitorioso pela primeira vez neste Brasileirão. O resultado de 2 a 1 sobre o Goiás tirou o JEC da lanterna, agora ocupada pelo Vasco, mas não da zona de rebaixamento.
     O Joinville saiu atrás, ouviu vaias da torcida e sofreu para conquistar o primeiro triunfo. Mas o torcedor do tricolor deixou a Arena com um sorriso no rosto e um pouco mais de confiança para a sequência da competição. Melhor em campo no início da partida, o Goiás balançou a rede aos 26, com Wesley. As vaias que vieram da arquibancada, no entanto, fizeram o time catarinense reagir. Aos 34, Anselmo fez um longo lançamento para Kempes, que matou a bola no peito e chutou rasteiro para empatar a partida.
     O nervosismo que tomava conta do JEC passou para a equipe adversária, que começou a errar muitos passes e permitir a chegada do JEC até a meta defendida por Renan. Aos 45, na cobrança de escanteio de Marcelinho Paraíba, Kempes apareceu na primeira trave para desviar com a cabeça (para o fundo do gol).
     No segundo tempo, o lateral Diego deixou o Joinville com um a menos ao pisar em Wesley e ser expulso. A pressão do Goiás só cresceu até os 40 minutos, quando Diogo recebeu o segundo cartão amarelo e também deixou o gramado.

CHAPECOENSE BATE O ATUAL CAMPEÃO

     A Chapecoense cumpriu com louvor a missão de buscar os primeiros pontos fora de casa. Diante de um Mineirão com 35 mil torcedores o Verdão do Oeste bateu o bicampeão Cruzeiro por 1 a 0, com gol de falta de Camilo aos 35 do primeiro tempo*.
     Quem esperava um visitante recuado ao enfrentar a raposa se surpreendeu com a postura da Chapecoense. Com marcação firme e organizada e arriscando alguns contra-ataques rápidos, o time de Santa Catarina manteve um confronto equilibrado.
     Outro bom resultado foi conquistado pelo Avaí, que lutou até o fim e empatou com o São Paulo em 1 a 1 no Morumbi. O gol de empate saiu aos 44 do segundo tempo, com André Lima. Souza havia aberto o placar.
     Primeiro catarinense a entrar em campo na rodada, o Figueirense empatou sem gols na quinta-feira com o Internacional, em Florianópolis.

*Partida realizada em 21/06/2015.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Esportes - p. 20 - 22/06/2015
Imagem: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press - Disponível em www.superesportes.com.br

sábado, 20 de junho de 2015

Chapecó: Chapecoense 0 x 1 São Paulo - Brasileirão Série A 2015 - 7ª rodada - junho 2015

Acabou na 7ª rodada a invencibilidade da Chapecoense na Arena Condá no Brasileirão 2015. A Chape perdeu para o São Paulo, que não jogou bem, mas Souza acertou um belíssimo chute de longa distância que surpreendeu o goleiro do Verdão. A equipe terminou a rodada em 11° lugar com 9 pontos, apenas 1 atrás do 10° e dois atrás do 6°, 7°, 8° e 9° colocados. A próxima rodada será difícil, pois terá pela frente o Cruzeiro em ascensão fora de casa. O Santa abordou brevemente a 7ª rodada em 13-14 e 15/06/2015.



     Com as atenções no domingo voltadas à Copa América, o Campeonato Brasileiro espalha atrações pelo fim de semana. Seis jogos serão no sábado, com dois catarinenses em campo.
     No Flamengo, Cristóvão Borges teve a semana livre para arrumar o time que enfrenta o Coritiba no Couto Pereira. O atacante Marcelo Cirino trabalhou entre os reservas e deve dar lugar a Everton. O time vai poder contar com dois reforços já à disposição: o lateral-direito Ayrton e o meia Alan Patrick, ambos ex-Palmeiras.
    Entre os catarinenses, o Joinville buscará a primeira vitória e um respiro no campeonato, mas o adversário é o Sport, que fazendo boa campanha. A Chapecoense, que perdeu para o Flamengo, tenta a reabilitação diante do São Paulo. Para isso conta com o fator casa, onde é osso duro de roer.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Esportes - 13 e 14/05/2015 - p. 25

 Primeira derrota da Chape em casa neste Brasileirão

     Mesmo com uma atuação fraca, o São Paulo superou a Chapecoense por 1 a 0, com gol de Souza na Arena Condá, sábado*, e venceu o primeiro jogo como visitante no Campeonato Brasileiro. O resultado positivo, o segundo sob o comando do treinador colombiano Juan Carlos Osorio, faz o São Paulo ser o novo líder do Brasileirão.

*Partida realizada em 13/06/2015.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Esportes - 15/06/2015 - p. 19
Imagem: Jardel da Costa/Futura Press - Disponível em www.lancenet.com.br

Chapecó: Flamengo 1 x 0 Chapecoense - Brasileirão Série A 2015 - 6ª rodada - junho 2015

Até aqui a Chapecoense ganhou todas as partidas realizadas em casa, mas, em contrapartida, perdeu todas as que disputou como visitante. Na sexta rodada perdeu para o Flamengo no Maracanã pelo placar mínimo e com isso terminou a rodada em 9° lugar com 9 pontos, apenas 1 a menos do que o 6°, 7° e 8° colocados. O Santa noticiou o assunto em 06-07 e 08/06/2015.



      A Chapecoense visita o Flamengo neste sábado*, às 18h30min, no Maracanã, com o objetivo de somar os primeiros pontos fora de casa no Brasileiro. Após cinco rodadas, o time catarinense tem um aproveitamento de 100% em seus domínios, mas perdeu os dois jogos que fez fora da Arena Condá. O técnico Vinícius Eutrópio manterá a mesma equipe que venceu o duelo contra o Joinville por 2 a 0, no meio da semana. Com apenas um ponto em seis rodadas, na vice-lanterna, o Flamengo confirmou sexta-feira a saída do atacante Alecsandro do clube - o jogador vai para o Palmeiras.

*Refere-se a 06/06/2015.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Esportes - 06 e 07/06/2015 - p. 24

Flamengo e Chapecoense se enfrentaram no Maracanã

     Depois de se enfrentarem quarta-feira - com vitória do time do Oeste do Estado -, Joinville e Chapecoense voltaram a campo sábado pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Na estreia do técnico Adilson Batista, o lanterna JEC se mostrou mais intenso que em partidas anteriores, mas não conseguiu evitar nova derrota em casa, desta vez para o Corinthians, por 1 a 0. Já o time de Chapecó voltou a perder longe de seus domínios, dando ao Flamengo a primeira vitória na competição, pelo mesmo placar, no Maracanã.
     Menos de dois dias depois de ser apresentado como novo comandante do tricolor, Adilson Batista estreou e parece já ter ajustado alguns problemas do time. O torcedor pode ter saído derrotado, mas viu um time aguerrido, com ímpeto ofensivo, jogando de igual para igual contra um clube considerado favorito ao título. O Timão, que veio de derrota no meio da semana para o Grêmio por 3 a 1, também buscava reabilitação. O gol da vitória dos visitantes veio aos 31 minutos, com Jadson. No segundo tempo o Joinville pressionou muito, mas a insistência em cruzamentos facilitou o trabalho da defesa corintiana.
     No Rio de Janeiro, Gabriel foi o carrasco da Chapecoense. Com o zagueiro Vilson expulso aos 17 minutos do segundo tempo, o Flamengo teve o trabalho facilitado para conquistar a primeira vitória na competição. Aos 20, o atacante rubro-negro pegou rebote e chutou no meio do gol, contando com vacilo do goleiro do time catarinense para abrir o placar.
     A Chapecoense tem duelo difícil na próxima rodada contra o São Paulo, embalado depois da primeira vitória sob o comando do novo técnico, Juan Carlos Osorio, também no sábado, sobre o Grêmio por 2 a 0. Já o Joinville vai no mesmo dia a Recife encarar o Sport, outro time que vem bem na competição.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Esportes - 08/06/2015 - p. 18
Imagem: Paulo Sergio - Lance!Press - Disponível em www.lancenet.com.br

Chapecó: Chapecoense 2 x 0 Joinville - Brasileirão Série A 2015 - 5ª rodada - junho 2015

A Chapecoense se redimiu na 5a. rodada do Brasileirão, novamente jogando em casa. Venceu o Joinville por 2 a 0  e com isso terminou a rodada em 7° lugar com 9 pontos, apenas 1 a menos do que o 4°, 5° e 6° colocados. O Santa noticiou a respeito em 04/06/2015.


O CARA Ananias marcou o primeiro gol e abriu o caminho da vitória da Chape ontem

     A Chapecoense manteve os 100% de aproveitamento na Arena Condá ao vencer o Joinville por 2 a 0 ontem*, com gols de Ananias e Bruno Silva ainda no primeiro tempo. Foi a terceira vitória do time em casa no Campeonato Brasileiro (já havia derrotado Coritiba e Santos), que agora soma nove pontos na tabela de classificação. Já o Joinville segue na lanterna da competição, com apenas um. Os dois times voltam a campo no fim de semana. No sábado a Chape vai ao Rio de Janeiro encarar o Flamengo, enquanto o JEC recebe o Corinthians no mesmo dia.

*Refere-se a 03/06/2015.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Esportes - 05/06/2015 - p. 27
Imagem: Sirli Freitas

Chapecó: Ponte Preta 3 x 1 Chapecoense - Brasileirão Série A 2015 - 4ª rodada - maio de 2015

A 4a. rodada do Brasileirão 2015 não foi boa para a Chapecoense, que amargou uma derrota fora de casa frente à Ponte Preta pelo placar de 3 a 1. Terminou a rodada em 10° lugar com 6 pontos. O Santa noticiou a respeito em 01/06/2015.


A Chapecoense não conseguiu segurar a forte Ponte Preta neste início de campeonato

     Nenhum dos times de Santa Catarina esconde que a missão das equipes do Estado é escapar do rebaixamento. Para isso é importante vencer e tirar pontos de adversários diretos. A noite de sábado* foi recheada de confrontos assim. Mas apenas o Avaí conseguiu triunfar nessa missão ao bater o Coritiba por 2 a 1 em pleno Estádio Couto Pereira, com gols de Anderson Lopes e Roberto.
     Joinville e Chapecoense se deram mal e foram derrotados. O JEC, que não sabia o que era perder na Arena há 25 jogos, viu a invencibilidade como melhor mandante do mundo cair para o Atlético-PR. Com gols de Nikão e Douglas Coutinho, o Atlético-PR venceu o duelo na Arena Joinville, que teve ainda um gol de Rafael Costa para o JEC.
     A Chapecoense perdeu para a Ponte Preta por 3 a 1, em Campinas (SP), com direito a golaço de Renato Cajá**.
     O Figueirense foi outro time de SC que venceu. Jogando em casa bateu o atual bicampeão nacional Cruzeiro por 2 a 1.

*Refere-se a 30/05/2015.
**Recebeu a bola pouco antes do meio de campo, avançou pouco além do círculo central e encobriu o goleiro que estava adiantado.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Esportes - 01/06/2015 - p. 18
Imagem: Fábio Leoni - Ponte Press - Disponível em www.globoesporte.globo.com

Chapecó: Chapecoense 1 x 0 Santos - Brasileirão Série A 2015 - 3ª rodada - maio 2015

A Chapecoense venceu sua segunda partida em casa, na 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. O placar, de 1 a 0 contra o Santos levou o time para o alto da tabela de classificação. Terminou a 3ª rodada em 6° lugar, com 6 pontos, atrás de São Paulo e Atlético-PR, mas com o mesmo número de pontos. O saldo de gols inferior fez com que ficasse em 6º na classificação geral. O Jornal de Santa Catarina deu destaque à 3º rodada em 23-24 e 25/05/2015.



     Mesmo após duas derrotas, para o Sport na Copa do Brasil, e Corinthians no Brasileirão, o técnico da Chapecoense, Vinícius Eutrópio, não deve mudar o time para encarar o Santos domingo*, às 16h, na Arena Condá. No treino desta sexta-feira ele manteve a base da equipe que enfrentou o timão e chegou a testar o atacante Bruno Rangel e o meia Hyoran, mas deve mantê-los como opção para o decorrer do jogo. Assim como o atacante Edmilson.
     Na sexta-feira a direção do clube apresentou o lateral-esquerdo Tiago Costa, 28 anos, ex-Santa Cruz-PE. O novo lateral chegou e treinou, mas ter a documentação regularizada somente na próxima semana.

*Refere-se a 24/05/2015.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Esportes - 23 e 24/05/2015 - p. 22

 
A equipe da Chapecoense comemora o belo gol de Apodi sobre o Santos
   
     A Chapecoense bateu o Santos ontem por 1 a 0, na Arena Condá, em Chapecó, num jogo em que a fraca atuação do Peixe foi fatal. Com um belo gol marcado por Apodi aos 21 minutos do primeiro tempo, o time do Oeste de SC chegou aos seis pontos e está perto dos primeiros colocados na tabela.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Esportes - 25/05/2015 - p. 17
Imagem: Marcio Cunha - Mafalda Press - Disponível em www.gazetapress.com.br

Chapecó: Corinthians 1 x 0 Chapecoense - Brasileirão Séria A 2015 - 2ª rodada - maio 2015

A Chapecoense por pouco não arranca um empate com o Corinthians fora de casa. O gol que sofreu foi mais obra do acaso e da sorte do que mérito do jogador adversário. Terminou a 2ª rodada em 9° lugar, com os mesmos 3 pontos conquistados na 1ª. O Jornal de Santa Catarina deu destaque ao assunto em 18/05/2015.


NA SECA No dia em que celebrou 40 anos, Marcelinho Paraíba (C) estreou com a camisa do Joinville - Fig. 1

     A segunda rodada do Campeonato Brasileiro não foi boa para os times catarinenses. Nenhum dos quatro representantes do Estado na elite do futebol nacional venceu, nem sequer chegou a balançar as redes do adversário. Figueirense e Joinville, que atuaram em casa, tiveram os melhores resultados. O Alvinegro ficou no empate sem gols com o Vasco ontem no Estádio Orlando Scarpelli, na sessão matinê da rodada.
     O Furacão somou o primeiro ponto na Série A, enquanto o time carioca, com dois pontos, segue como o único time que não marcou nem sofreu gols na competição. O lado positivo do placar foi a manutenção da invencibilidade do Figueira em casa este ano: em 14 jogos o Furacão contabiliza 11 vitórias e três empates.
     Na Arena Joinville, a ausência da torcida parece ter levado a inspiração das equipes. JEC e Palmeiras fizeram uma partida fraca tecnicamente, com poucas chances de marcar, e ficaram no empate sem gols. O JEC somou o primeiro ponto na competição e o Verdão, o segundo.

AVAÍ E CHAPECOENSE SÃO DERROTADOS FORA DE CASA

     Em Porto Alegre o Avaí até conseguiu fazer um jogo equilibrado contra o time reserva do Internacional ontem, mas não teve frieza para matar as jogadas e deixou o Estádio Beira-Rio derrotado por 1 a 0. Vitinho marcou o gol que deu os primeiros três pontos ao time gaúcho. O Leão, por sua vez, segue com apenas um ponto. No sábado* a Chapecoense também foi derrotada. Caiu para o Corinthians pelo placar mínimo.

*Partida realizada em 16/05/2015.

MAGRINHO Time do atacante Guerrero (E) venceu com gol em lance de sorte - Fig. 2

     Depois da eliminação nas oitavas de final da Copa Libertadores da América, a vitória do Corinthians por 1 a 0 sobre a Chapecoense sábado à noite valeu pelos três pontos e a liderança do Campeonato Brasileiro. O bom futebol passou longe de Araraquara. A partida foi encarada como uma retomada, depois da derrota para o Guaraní, do Paraguai. Pelo que se viu, o técnico Tite terá muito trabalho pela frente. O bom início na competição, duas vitórias por 1 a 0, não pode mascarar os erros da equipe.
     Ficou claro que os jogadores ainda não se recuperaram da queda na Libertadores. Até mesmo fisicamente. O time cansou no segundo tempo e nem as três alterações feitas por Tite surtiram efeito. As mudanças táticas que o técnico fez também não funcionaram como ele gostaria.
     O gol de Fábio Santos, aos 27 minutos, foi obra do acaso e da sorte. O lateral chutou de longe, a bola desviou na nuca de Mendoza e enganou o goleiro. Sem poder de fogo, a Chape não conseguiu buscar o empate.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Esportes - 18/05/2015 - p. 17-18
Imagens: Leo Munhoz (Fig. 1) + Daniel Augusto Jr. - Divulgação (Fig. 2)

Finda a segunda rodada do Brasileirão, uma avaliação da equipe da Chapecoense diante do futebol apresentado até então. O Jornal de Santa Catarina noticiou o assunto em 19/05/2015.


Técnico e jogadores da Chapecoense conversam antes da estreia no Brasileirão 2015

NÃO ESTÁ LEGAL

   A Chapecoense finalizou 10 vezes contra o Corinthians, mas não fez. O Verdão tem produzido bastante, mas na hora de finalizar tem falhado. Roger, que chegou a ser artilheiro do Catarinense, não marca há 44 dias.

O QUE FUNCIONA

     Que a defesa é boa todo mundo sabe, mas o time tem se destacado também na criação das jogadas, mesmo sem ter um meia definido. A chegada do volante Bruno Silva melhorou a marcação ao lado do veloz Gil.

CARTA NA MANGA

     Experiente, Edmilson chegou há pouco no Verdão. O centroavante marcou sete gols no Campeonato Paulista com a camisa do Red Bull Brasil e possui a experiência de ter jogado em grandes como Palmeiras e Vasco.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Esportes - 19/05/2015 - p. 17
Imagem: Assessoria Chapecoense - Disponível em www.redacaoemcampo.com

Chapecó: Chapecoense 2 x 1 Coritiba - Brasileirão Série A 2015 - 1ª rodada - maio 2015

A Chapecoense começou o Brasileirão 2015 com o pé direito, vencendo em casa sua partida de estreia. Terminou a 1ª rodada em 3° lugar, com 3 pontos, atrás de Sport e Atlético-PR, com o mesmo número pontos destes, porém com menor saldo de gols. O Jornal de Santa Catarina deu destaque ao assunto em 11/05/2015.


A partida foi disputada na Arena Condá, em Chapecó

     A Chapecoense foi o único dos quatro times catarinenses da Série A do Campeonato Brasileiro a estrear com vitória na competição. Sábado*, o time do Oeste venceu o Coritiba em casa, de virada, por 2 a 1, em tarde de homenagem ao Dia das Mães: os jogadores usaram camisas com o nome delas escritos nas costas. O Avaí também pontuou no encerramento da rodada, domingo à noite: buscou um empate em 1 a 1 com o Santos na Ressacada. Já Joinville e Figueirense jogaram fora de casa e perderam. O time da capital foi goleado pelo Sport por 4 a 1, enquanto o tricolor perdeu por 1 a 0 para o Fluminense no Maracanã.
     Na Arena Condá, a Chapecoense tomou gol logo aos três minutos. Mas, depois, controlou o jogo e virou a partida com gols de Elicarlos e Roger. Na próxima rodada, sábado, às 21h, o time vai a São Paulo encarar o Corinthians, que venceu na estreia.
     Também no sábado, o Joinville jogou com um a menos desde o início do primeiro tempo. Segurou a pressão do Fluminense até os 42 minutos do segundo tempo, quando Vinicius marcou para o time carioca. Agora, o time do Norte do Estado reencontra sua torcida no domingo, às 18h30min, diante do Palmeiras, para tentar se recuperar no campeonato.

*Partida realizada em 09/05/2015.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Esportes - 11/05/2015 - p. 26
Imagem: Cleberson Silva - Chapecoense - Disponível em www.globoesporte.globo.com

Chapecó: a Chapecoense pode contar com uma torcida afinada no Brasileirão 2015 - maio de 2015

Em sua edição de 09 e 10/05/2015, o Jornal de Santa Catarina publicou matéria referente às torcidas dos clubes catarinenses que disputam a Séria A do Campeonato Brasileiro de Futebol. Abaixo o destaque dado à animada torcida da Chapecoense.



     O ano é histórico para Santa Catarina, sem dúvidas. Com quatro times na Série A do Campeonato Brasileiro, o futebol do Estado chama a atenção. As equipes movimentam milhões e todo ano revelam jogadores importantes. Mas o que realmente leva os clubes em frente é a paixão de seus torcedores.
     Times que não têm um grande volume de torcedores acabam sucumbindo em pouco tempo, como é o caso do Grêmio Barueri e do São Caetano, de São Paulo. Em SC a situação é bem diferente. Avaí, Chapecoense, Figueirense e Joinville terão muito apoio das arquibancadas.

PAIXÕES QUE PROVOCAM LOUCURAS SEM PENSAR

     O fanatismo faz os torcedores cometerem atos impulsivos. É o caso dos fanáticos da página ao lado - ver abaixo em 'Torcida musical', dedicado à Chapecoense. Cada um com uma história de paixão com seus times. Igor Dal-Bó, avaiano, aprendeu desde pequeno o que é torcer pelo Leão. Por isso, não pensou duas vezes ao invadir o campo do Scarpelli* para comemorar com os jogadores azzurras** a conquista do título de 2012 sobre o maior rival, o Figueirense.
     A ansiedade por um jogo da Chapecoense fez os integrantes da banda Mister Magoo criar uma música exclusiva para o Verdão. Já Serginho quase fugiu do hospital onde estava internado para acompanhar o jogo do acesso do Furacão em 2001.
     Fábio Serpa faltou ao trabalho para ver o JEC voltar à Série B e tem uma coleção com 93 camisas tricolores.


TORCIDA MUSICAL

     O Rock do Verdão embala a torcida da Chapecoense. A banda Mister Magoo compôs uma canção para o clube em 1999 quando esperava uma partida começar no rádio.
     - A música vingou também pela falta de pretensão que ela tinha, foi algo que surgiu do nada enquanto esperávamos para escutar um jogo da Chapecoense pelo rádio. Passamos, eu e o baixista Paulo, a tocá-la quando entramos na Mister Magoo, sempre que era pedida pelo público, Fez muito sucesso - explica Anderson José Tombini, o Alemão, vocalista da banda.
     A paixão pelo Verdão ajudou demais a banda, uma das mais conhecidas do Oeste de Santa Catarina. A música pode ser ouvida nos shows da Mister Magoo ou na Arena Condá em dias de jogos. Antes de a bola rolar o rock and roll toma conta da Chapecoense.
     - Fico muito nervoso nos dias de jogos, não tem como segurar a ansiedade - garante Paulo David, baterista da banda.
     Ritmo e torcida não faltam para a Chape fazer bonito na Série A do Brasileirão.

*Estádio Orlando Scarpelli, do Figueirense Futebol Clube.
**Alusão ao azul do uniforme dos jogadores.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Esportes - 09 e 10/05/2015 - p. 28 e 29
Texto: André Podiacki. Colaboraram: Erich Casagrande e Marco Favero
Imagem: Marco Favero

Chapecó: presença nos melhores do Campeonato Catarinense 2015 - maio de 2015

Prêmio "Top da Bola": os melhores do Catarinão 2015 na opinião do jornalista esportivo do Jornal de Santa Catarina - edição de 02 e 03/05/2015. Ele votou no meia Hyoran, da Chapecoense, para a seleção dos melhores, além de indicá-lo como jogador-revelação do campeonato.



OS MELHORES DO CAMPEONATO CATARINENSE

     Quem foram os melhores do Campeonato Catarinense de 2015? Tive que responder essa pergunta na quinta-feira*, quando encerrou o prazo para votação do prêmio Top da Bola, que é organizado pelo Instituto Mapa e elege os destaques da competição. A lista final é pré-determinada, com três nomes para cada posição, conforme o rendimento dos atletas ao longo da competição (Metrô** teve Elton e Trípodi).
     Divido com vocês o meu voto para os integrantes da seleção do campeonato (acima) e outros prêmios (abaixo) que serão entregues segunda-feira*** em cerimônia que vai ocorrer no auditório da Assembleia Legislativa, em Florianópolis.
     Pena que a escolha é feita antes da finalíssima****. Isso pode criar alguma injustiça. Fica a sugestão aos organizadores na próxima edição.


Nota: Em sua lista dos 10 gols mais bonitos do campeonato, aparece o chute no ângulo, de Hyoran, da Chapecoense, no empate de 1 a 1 com o Figueirense, em partida realizada na Arena Condá, válida pelo hexagonal do campeonato. De acordo com www.diariocatarinense.clicrbs.com.br em 04/05/2015, Hyoran acabou não figurando na seleção dos melhores do campeonato, mas teve confirmado o prêmio de 'Revelação' do Campeonato Catarinense. O site informou ainda que a equipe da Chapecoense, assim como a do Criciúma, não compareceu à premiação. O Verdão do Oeste se preparava para o jogo contra o Sport pela Copa do Brasil.

*Refere-se a 30/04/2015.
**Clube Atlético Metropolitano, de Blumenau/SC.
***Refere-se a 04/05/2015.
****Partida realizada em 03/05/2015.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Coluna de Everton Siemann - 02 e 03/05/2015 - p. 23
Texto: Everton Siemann
Imagem: Arte Santa

Chapecó: Chapecoense empata em casa com o Figueirense pelo Estadual 2015 - março de 2015

DISPUTA Verdão do Oeste começou o jogo pressionando o time Alvinegro

     O Figueirense perdeu a liderança do hexagonal com o empate por 1 a 1 contra a Chapecoense ontem*, na Arena Condá. Em segundo lugar na tabela, o Figueira tem 12 pontos e uma vantagem de três em relação ao Verdão do Oeste, com 9 pontos.
     O técnico Vinícius Eutrópio, ex-alvinegro, que estava suspenso e precisou assistir o jogo das cabines no setor de imprensa, escalou um time mais ofensivo para tentar acabar com o jejum de vitórias da Chapecoense contra o Alvinegro. Ele retirou um dos três volantes e escalou o meia Hyoran, autor do único gol.
     A Chapecoense começou o jogo pressionando o adversário mas o Figueirense foi quem mostrou mais eficiência. A zaga alvinegra cortou um passe de Hyoran para Apodi, lançou Mazola e este encontrou Rafael Bastos dentro da área. Ele aproveitou um quique da bola e chutou ela ainda no ar, acertando o ângulo de Nivaldo. Um a zero para o Figueirense. O técnico Argel deu pulos de alegria.
     Aos poucos a Chapecoense foi retomando a iniciativa do jogo. Aos 40 minutos Hyoran recebeu na direita, driblou dois defensores e chutou cruzado, no ângulo de Alex.
     - Consegui o drible e acertei um belo chute, foi um golaço - disse Hyoran, na saída para o intervalo.

*Partida realizada em 29/03/2015.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Esportes - 30/03/2015 - p. 18
Imagem: Sirli Freitas

Chapecó: Chapecoense empata com Joinville fora de casa pelo Catarinão 2015 - março de 2015

TUDO IGUAL Mesmo com um a menos, Joinville teve o controle da partida ontem


     Entrar em campo pressionado fez bem para o Joinville, que não teve outra alternativa se não procurar o ataque diante da Chapecoense ontem*, na Arena Joinville. Apesar do nervosismo nos primeiros minutos, o Tricolor foi tomando conta da partida e fez uma das melhores atuações no campeonato no primeiro tempo. Ainda assim não foi suficiente para o time sair do 0 a 0 e conquistar a primeira vitória no hexagonal semifinal, que poderia devolver tranquilidade e confiança à equipe.
     Nas duas etapas o Joinville teve mais posse de bola e foi seguro na defesa. Inclusive no 2° tempo, quando teve o atacante Welinton Júnior expulso. Mesmo com a inferioridade numérica, o Joinville buscou o ataque. Com a boa movimentação de Welinton Saci e de Eduardo, o JEC tomou conta do meio-campo. Bem postada, a defesa da Chapecoense conseguia impedir as investidas do Tricolor e apostava na saída rápida para os contra-ataques. E em uma destas investidas a Chapecoense quase marcou nos minutos finais com Roger. Ele recebeu lançamento dentro da área e livre chutou em cima de Oliveira, que fez a defesa. 
     Agora os dois times terão uma semana para trabalhar até o próximo compromisso pelo Estadual. No sábado, o JEC visita o Inter de Lages. Já a Chapecoense recebe o Metropolitano domingo, na Arena Condá. Antes viaja até o Tocantins para enfrentar o Interporto quarta, pela Copa do Brasil.

*Partida realizada em 15/03/2015.

Ficha técnica da partida

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Esportes - 16/03/2015 - p. 26
Imagem: Leo Munhoz

Chapecó: Chapecoense vence Internacional de Lages em casa pelo Catarinão 2015 - março de 2015

EMBATE Até o fim do primeiro tempo, jogo teve lances de fortes disputas de bola

     O clássico entre a Serra e o Oeste catarinense deu novamente Chapecoense*. O Verdão venceu ontem o Leão Baio por 2 a 0, foi a quatro pontos e conquistou a primeira vitória no hexagonal. Já o Colorado continua sem vencer nesta fase.
     Desta vez não foi tão fácil quanto os 5 a 0 da estreia. O Inter de Lages se inspirou no pôr do sol avermelhado no Oeste Catarinense e partiu para cima do Verdão no início. Aos quatro minutos, Richarlyson perdeu a bola e Valdo Bacabal ficou cara a cara com Nivaldo. O atacante chutou rasteiro e a bola deu no poste. A torcida da casa ficou branca de susto.
     Depois disso a Chapecoense resolveu mostrar que na Arena Condá é o verde que manda. Roger recebeu na área e chutou cruzado. Fernando Henrique mandou para escanteio. Ele também teve trabalho numa cobrança de falta de Richarlyson.
     Mesmo sob pressão o Inter não amarelou e conseguiu segurar o ímpeto da Chapecoense, que acabou diminuindo no final do primeiro tempo. No intervalo os mais exaltados, roxos de raiva, chegaram a vaiar o placar em branco. Os jogadores do time da casa, Ananias e Richarlyson, pediram paciência ao torcedor.
     No segundo tempo William Barbio fez boas investidas pela esquerda, mas, nos cruzamentos, a zaga do Inter começou levando a melhor. O Leão Baio quase não passava do meio do campo e só chegou ao gol de Nivaldo numa falta cobrada de longe por Michel Schmoller.
     Foi então que o técnico da Chapecoense, Vinícius Eutrópio, colocou Maranhão no lugar de Hyoran. E foi numa jogada de Maranhão que saiu o primeiro gol do Verdão. Ele fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Ananias, que desviou para o gol, aos 25 minutos. Nove minutos depois Ananias lançou Roger, que ampliou para 2 a 0. O Verde começou a tremular na arquibancada pois a Chapecoense assumia provisoriamente a liderança do hexagonal.
     A exemplo da primeira fase o céu continua azul para o time da capital do Oeste Catarinense.

ARBITRAGEM SEM GRANDES POLÊMICAS

     Mesmo com uma expulsão durante a partida - a de Calyson, do Inter - , a arbitragem de Bráulio da Silva Machado, auxiliado por Neuza Inês Back e José Roberto Larroyd, não rendeu grandes polêmicas e o jogo na Arena Condá, em Chapecó, foi tranquilo nos quesitos disciplinares.
     O público de 5.770 espectadores gerou R$ 58.670 de renda.

*Partida realizada em 11/03/2015.

Ficha técnica da partida

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Esportes - 12/03/2015 - p. 26
Texto: Darci Debona - Chapecó
Imagem: Sirle Freitas - Divulgação

Chapecó: Chapecoense empata com Criciúma fora de casa pelo Campeonato Catarinense 2015 - março de 2015

Volante Rafael Pereira seguido de perto por jogador da Chapecoense

     Inter e Figueirense dependeram dos seus goleadores para conquistar um ponto com o empate em 1 a 1 e aumentar o bolo do meio da tabela. O Furacão começou mais empolgado, mas o Inter adiantou a marcação e complicou a vida do visitante.
     Aos 44 minutos do primeiro tempo um erro de Thiago Heleno e Marquinhos deixou Reinaldo livre na área para cabecear um cruzamento certeiro de Lucas Gabriel. Mas a felicidade dos colorados se manteve por pouco tempo. Logo aos sete minutos da segunda etapa Rafael Bastos também de cabeça empatou.
     No outro jogo* que terminou com um gol para cada lado o Criciúma saiu na frente com a pressão, mas logo a Chapecoense equilibrou. No placar, entretanto, foi o inverso. O time do Oeste encerrou a primeira etapa com um gold e vantagem, com gol de Roger, de pênalti. O Tigre só conseguiu o empate aos 28 minutos do segundo tempo, com gol de Maurinho.

*Partida realizada em Criciúma em 07/03/2015.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Esportes - 09/03/2015 - p. 19
Imagem: Fernando Ribeiro - Disponível em www.criciumaec.com.br

Chapecó: Chapecoense e Criciúma de olho no título do Estadual de 2015 - março de 2015

VENCEU O VERDÃO Em 2013, Criciúma fez a festa em casa após superar a Chape - Fig. 1

     Criciúma e Chapecoense abrem o Hexagonal do Campeonato Catarinense 2015 neste sábado*, às 18h30min, apostando no bom retrospecto dos times nos anos ímpares. Afinal, eles fizeram as duas últimas decisões do Estadual que não caíram em anos pares.
     Em 2011 deu Chapecoense e, em 2013, Criciúma foi campeão. Na última década, decidiram três das quatro finais em anos ímpares. Em 2007, a Chapecoense venceu a competição.

     
     BATEU O TIGRE Em 2007, o Verdão foi a Criciúma e comemorou a conquista do título - Fig. 2

     Nesse período, eles só não decidiram em 2009, mas não por culpa da Chapecoense, e sim do Criciúma, que não chegou à final do campeonato conquistado pelo Avaí.
     Além do retrospecto recente, o Tigre e o Verdão fizeram outras duas finais do Catarinense, também em anos ímpares, em 1991 e 1995.
     A Chapecoense entra no Hexagonal credenciada a chegar em mais uma decisão, pois teve a melhor campanha no turno. Mas, como agora zerou tudo e o Tigre estreia dentro de casa, não dá para subestimar um clube que, apesar da fase não ser muito boa, já venceu a competição 10 vezes.

TÉCNICOS MEXEM NAS EQUIPES

     No lado do Criciúma, o técnico Luizinho Vieira quer usar a força das arquibancadas para levar o Tigre à primeira vitória neste Hexagonal Semifinal.
     A equipe que entra em capo deve ter mudanças táticas em relação ao último jogo e aparecer mais ofensiva. Entre as peças que devem sair está o atacante Róger Guedes. No treino da tarde de ontem, Luizinho optou por adiantar o jovem Natan e colocar o lateral Ezequiel no meio de campo.
     Já o técnico da Chapecoense, Vinícius Eutrópio, deve contar com o retorno do meia-atacante Ananias e do lateral-direito Apodi, que cumpriram suspensão contra o Joinville na última rodada da primeira fase. O volante Abuda, que está lesionado, é a única baixa em relação à última partida.
     Na véspera do jogo, o treinador teve uma conversa com o grupo e depois comandou um trabalho tático. No final, fez um treinamento recreativo.
     Eutrópio declarou à imprensa que preferia estrear em casa. Mas está otimista quanto ao desempenho do time no Hexagonal. Ele afirmou que é importante começar bem nesta etapa, assim como fez na primeira fase, quando a Chapecoense estreou com goleada de 5 a 0 sobre o Inter de Lages. E no único confronto enter Tigre e Verdão deste ano, melhor para o time do Oeste, que venceu por 2 a 0, na Arena Condá.

*A partida foi realizada em 07/03/2015 e terminou empata em 1 a 1.


Fonte: Jornal de Santa Catarina - Esportes - 07 e 08/03/2015 - p. 32
Imagens: Cristiano Estrela - BD - 19/05/2013 (Fig. 1) + Flávio Neves, BD, 06/05/2007 (Fig. 2)