domingo, 29 de janeiro de 2017

São Miguel do Oeste: carimbo postal - 1967

Encontramos a imagem do selo que ilustra a postagem num site de compra e venda. Pode-se identificar com clareza que o selo foi carimbado em São Miguel do Oeste/SC. Seguem algumas curiosidades sobre o selo.


Selo C-256

DIA DAS MÃES - 1967

       O lançamento deste selo alusivo ao Dia das Mães, que ficou conhecido como "La Madonnina", aconteceu em 14/05/1967. No âmbito da filatelia, o mundo dos colecionadores ou filatelistas, o selo é catalogado como segue:
  • Catálogo RHM (Brasil): C-569
  • Catálogo Yvert (França): 822
  • Catálogo Scott (EUA): 1048
  • Catálogo Michel (Alemanha): 1135
     Foi lançado também um bloco comemorativo, com o mesmo motivo, que no catálogo RHM é identificado pelo código B-22. No exemplar abaixo é possível ver o carimbo comemorativo ao lançamento.

Bloco B-22
La Madonnina

     "La Madonnina" e a pintura mais conhecida de Roberto Ferruzzi (1853-1934), pintor autodidata italiano, com a qual ganhou a segunda Bienal de Veneza, em 1897. 

La Madonnina

     O objetivo de Ferruzzi foi representar a maternidade, mas devido ao sucesso da tela e da ternura que exprime, o nome da obra, originalmente "Maternità", foi trocado para "La Madonnina". Sem dúvida, um belo motivo para um selo em homenagem às mães.
     
Fontes: www.abrafite.com.br + Informativo Cariri Filatélico/Edição 5/Maio 2006 + www.wikipedia.com.br
Imagens: www.mercadolivre.com.br (Selo C-256/Bloco B-22) + www.wikipedia.com.br (La Madonnina)

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Oeste e Meio Oeste Catarinense: Ano Novo com bom humor: o hábito de beber chimarrão - janeiro 2017

A colonização propriamente dita das regiões Oeste e Meio Oeste de SC se deu somente após o término da Guerra do Contestado e o fim da Questão de Limites entre PR e SC, em 1916, e a criação dos primeiros municípios catarinenses na região em 1917. Nos anos seguintes, diversas companhias de colonização atraíram para a região, entre outros grupos, inúmeras famílias do RS, principalmente descendentes de imigrantes italianos e alemães que lá haviam se estabelecido a partir de 1875, os primeiros, e de 1824, os últimos. Com eles chegou a SC o hábito gaúcho de beber chimarrão, que eu mesmo tive a oportunidade de experimentar no tempo em que trabalhei em Joaçaba e Chapecó. Para homenagear esta tradição, nada como uma pequena coleção de tiras do Radicci, o italiano mais engraçado das bandas de Caxias do Sul/RS, intitulada "Os 10 Mandamentos do Chimarrão", publicada recentemente no Jornal de Santa Catarina.





     Iotti, o autor das tiras, é Carlos Henrique Iotti, nascido em Caxias do Sul em 1964. Formou-se em Jornalismo pela UFGRS, mas não exerceu a profissão, pois optou por desenvolver, de forma autodidata, o talento de chargista e desenhista de histórias em quadrinhos. Entre outros, atuou em jornais como Diário do Sul, Folha de Hoje e Correio do Povo, e hoje se dedica ao Zero Hora e ao Jornal Pioneiro. Graças ao Grupo RBS, as tiras também chegam ao leitores de SC. Além disso, possui programas na Rádio Caxias e na Studio FM 93.5, onde vive o Radicci, personagem que criou e que representa o colono italiano que imigrou no Sul do Brasil.

Fontes:
Charges: Jornal de Santa Catarina - Anexo - 29/11 a 09/12/2016
Dados biográficos: http://www.photographia.com.br - Pesquisa em 02/01/2017