domingo, 27 de janeiro de 2019

Modelo: condecoração de Mário Lanznaster, presidente da Aurora - maio de 2015


Mérito

     Primeiro engenheiro agrônomo de Modelo, no Oeste catarinense, Mário Lanznaster, presidente da Cooperativa Central Oeste Catarinense (Aurora), recebe hoje a Medalha do Mérito Industrial da CNI, a maior condecoração da Confederação Nacional da Indústria. Lanznaster comanda desde 2007 uma das maiores cooperativas do país. Modernizou e ampliou suas atividades, expandiu suas vendas no exterior e a projetou em todo o Brasil.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Coluna de Moacir Pereira - 22/05/2015 - p. 6
Imagem: Divulgação


Mérito

     A biografia dos seis empresários catarinenses que receberam a Medalha do Mérito Industrial tinha uma característica: trabalho, perseverança, criatividade e amor à família. Mario Lanznaster, Alcântaro Correa (in memoriam), Edio Castanhel, Genésio Marchetti, José Fernando Faraco e Osvaldo Douat. Todos pioneiros em suas áreas.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Coluna de Moacir Pereira - 23 e 24/05/2015 - p. 8
Imagem: Fiesc - Divulgação

domingo, 20 de janeiro de 2019

Chapecó: curso da UDESC de Chapecó entre os melhores do Brasil - dezembro de 2014

Unidade da UDESC - Chapecó/SC

CURSOS PÚBLICOS LIDERAM AVALIAÇÃO
Graduações da UFSC, Udesc Chapecó e IFSC na frente

     As universidades públicas lideram os cursos mais bem avaliados no Conceito Preliminar de Curso (CPC). As maiores notas são de Agronomia (UFSC), Zootecnia (Udesc Chapecó) e Tecnologia em Radiologia (IFSC).
     Mas outros 10 cursos obtiveram conceito 2 e três estão entre os 100 com as menores notas do país. O MEC publicou duas portarias: uma que suspende novas matrículas a cursos com baixa avaliação recorrente - não há catarinenses - e outra que aplica medidas cautelares a cursos com baixo desempenho, caso da Medicina da Univali.
     O reitor da Univali, Mário Cesar dos Santos, afirma que o conceito não altera o planejamento da graduação, pois a nota teria sido resultado de mudanças no currículo exigidas pelo MEC, que trocou o enfoque para urgência e emergência na saúde da família. Santos acredita que a titulação dos professores ajudará na recuperação. Em contrapartida, a nota geral da Univali subiu de 3 para 4, principalmente devido ao desempenho no Enade na área da saúde. Para manter o ritmo de crescimento, o foco é em programas para titulação de professores. Por ser uma instituição comunitária, Santos defende que ela esteja atenta às necessidades da região e por isso novos cursos na área de engenharia e de comércio devem ser abertos nos próximos anos.
     A Furb teve dois cursos com conceito 2. Para o reitor João Natel, os desempenhos são pontuais. Ele atribui o impacto à mudança curricular em Farmácia e à divisão de Educação Física em bacharelado e licenciatura, que prejudicou a nota no Enade.
     - São cursos com estrutura invejável. Uma coisa é sempre ter nota baixa, outra é ser pontual - disse Natel.


Fonte: Jornal de Santa Catarina - Notícias - 22/12/2014 - p. 6
Imagem: www.ceo.udesc.br - sem indicação do autor

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Videira, Pinheiro Preto, Tangará, Ibicaré, Luzerna e Joaçaba: estado crítico da SC-435 - janeiro de 2015


DESTRUÍDA

     Está uma vergonha o trecho Videira-Pinheiro Preto da SC-435. Carros sendo guinchados, acidentes frequentes, verdadeiras crateras na pista, falta de manutenção e prejuízos materiais diários aos usuários da rodovia estadual. Aliás, todo o trecho entre Videira e Joaçaba recebe críticas contundentes de motoristas e turistas.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Coluna de Moacir Pereira - 23 e 24/01/2015 - p. 6
Imagem: Divulgação