segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Fraiburgo: templo evangélico-luterano reformado é reconsagrado - novembro de 2014

Reconsagração do templo de Fraiburgo/SC 

Comunidade de Fraiburgo reconsagra tempo reformado

     Era para ser somente uma pequena reforma, afinal o assoalho e o forro precisavam ser trocados, mas acabou sendo uma reconstrução. Durante 46 anos, a comunidade se reuniu no tempo construído pelos fundadores, mas este foi se deteriorando.
     Em 2012, a comunidade decidiu reformar o templo, trocando o forro e o assoalho, completamente podres em alguns pontos, e os morcegos que habitavam oespaço produziam muito mau cheiro.
     A comunidade colocou mãos à obra, arrancou o assoalho e o forro, mas a surpresa não foi nada agradável. Não era somente o assoalho e o forro que estavam em mau estado. Juntaram-se aí as paredes de argamassa, as janelas, a instalação elétrica e as janelas (!). Muito pouco sobrou para reaproveitar; basicamente a estrutura e o telhado. Mas a comunidade não desanimou e resolveu enfrentar.
     Foram dois anos de trabalho. A arquiteta, os pedreiros, a diretoria e cada membro, todos colaboraram e trabalharam muito. Da estrutura velha, debaixo do telhado original, surgiu uma igreja completamente nova. Buscou-se o histórico da comunidade e se descobriu que a igreja tinha nome - Bom Pastor -, agora resgatado. A comunidade trabalhou na igreja, no tempo antigo, mas tem um ambiente completamente novo, mais claro, arejado, bonito e convidativo à celebração litúrgica.
     No dia 16 de novembro*, com a presença do pastor sinodal Inácio Lemke, os membros da comunidade se reuniram para receber este novo espaço. Em uma celebração litúrgica bonita, o espaço foi reconsagrado. Também foi feito o lançamento do livreto com o histórico da comunidade. A comunidade iniciou a celebração no salão, onde, por dois anos, a comunidade foi acolhida para os cultos. Depois da celebração litúrgica a comunidade recebeu todos no salão para um almoço oferecido pela comunidade, onde todos puderam confraternizar num ambiente familiar e as despesas foram partilhadas espontaneamente. 

Fonte: Jornal O Caminho - História - Ano XXXI - N° 1 e 2 - janeiro e fevereiro de 2015 - p. 10
Imagem: Divulgação O Caminho

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Videira, Salto Veloso e Caçador: Exposição itinerante: "Contestado 100 anos: nos trilhos da história" - junho a setembro de 2012

Panfleto de divulgação da exposição itinerante que lembrou os 100 anos do início da Guerra do Contestado. 


Fonte: Museu Histórico e Antropológico da Região do Contestado - Caçador/SC

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Caminhos do Contestado: prefeitos do Planalto Norte de SC reivindicam melhorias nas estradas - abril de 2015


PLANALTO NORTE

     Um documento subscrito por 10 prefeitos do Planalto Norte de Santa Catarina foi entregue ontem ao superintendente do DNIT, Vissilar Pretto. Pede prioridade para requalificação da BR-280, entre Jaraguá do SUl e Porto União, construção de viaduto de acesso a BR-116 em Mafra, acessos a Três Barras, Bela Vista do Toldo, Irineópolis, travessia de Canoinhas e contorno de Porto União.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Coluna de Moacir Pereira - 29/04/2015 - p. 6
Imagem: Fabian Lemos - Divulgação

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Chapecó e Concórdia: acidente com vítima fatal na BR-470 - abril 2017

Acidente ocorrido em Pouso Redondo (SC) com veículo de Chapecó tira a vida de morador de Concórdia. O Jornal de Santa Catarina noticiou o fato em suas edições de 04 e 05/04/2017.



     Duas pessoas ficaram gravemente feridas em um acidente envolvendo um carro e um caminhão ontem* de manhã em Pouso Redondo, no Alto Vale do Itajaí. A colisão ocorreu na rodovia BR-470 perto da pedreira. Um carro Ford Ka com placas de Chapecó teria batido de frente contra um caminhão de Ibirama. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as duas pessoas que estavam no carro ficaram gravemente feridas e foram levadas ao Hospital de Pouso Redondo. O motorista do caminhão não se feriu.
*03/04/2017
Fonte: Jornal de Santa Catarina - Notícias - 04/04/2017 - p. 5
Imagem: Divulgação.


     Uma das vítimas do acidente ocorrido segunda-feira na BR-470, em Pouso Redondo, não resistiu aos ferimentos e morreu ontem* pela manhã no Hospital Regional de Rio do Sul. Fabricio Henrique Enck, 24 anos, era morador de Concórdia e será sepultado na cidade do Oeste, conforme publicou a noiva, Lucienne Bonatto, nas redes sociais. Enck se envolveu em uma colisão com um caminhão na Serra da Santa. Ele é a 24ª vítima fatal da rodovia federal em 2017.
*04/04/2017
Fonte: Jornal de Santa Catarina - Noticias - 05/04/2017 - p. 6