Já navegou em sites especializados em colecionismo? Se não, sugiro que o faça, ainda que não colecione nada, que seja apenas para passar o tempo ou matar a curiosidade. Afirmo que será uma experiência interessantíssima, pois lhe trará muita informação e prazer, e ainda ampliará seu conhecimento geral. Além disso, permitirá que encontre verdadeiras "relíquias" de tempos passados, como costuma acontecer comigo. Este ano, em 13/10, o Tirol Brasileiro comemorará 77 anos da chegada dos primeiros imigrantes austríacos e, neste 29/04, 47 anos de emancipação política. Em 1972, de quando datam as imagens que ilustram este texto, a cidade festejava, com a segunda edição de uma feira, seus 09 anos de existência como município. À época da chegada dos primeiros imigrantes austríacos, em 1933, o território onde se encontra o município pertencia a Joaçaba, então denominada Cruzeiro do Sul. Em 24/05/1955, por ocasião da 225a. Sessão da Câmara de Vereadores de Joaçaba, foi aprovada a denominação de Treze Tílias para o então Distrito de Papuan. A emancipação política viria em 29/04/1963, pela Lei No. 882, com o desmembramento de Ibicaré, a cujo território pertencia desde a criação daquele município em 1962.
Nada seriam as cidades sem os seus protagonistas maiores, os cidadãos, seus filhos. A primeira imagem mostra, ao centro, a Sra. Cecília Moser, Miss Turismo de Treze Tílias. Conhecida por "Tante Cilly" no âmbito familiar, é irmã da Sra. Hilda Moser Klotz, esposa do Sr. João Klotz, proprietário do Hotel Tirol. No canto superior esquerdo aparece o "Castelo", hoje mais conhecido por "Castelinho". Foi construído em 1936 e inaugurado no ano seguinte pelo fundador da cidade, o Ministro Andreas Thaler, a fim de servir-lhe de residência. Desde outubro de 2002 abriga o Museu Municipal Andreas Thaler. Ainda em cima, no lado direito, temos o Hotel Stern, inaugurado naquele ano, concepção original do que viria ser o Hotel Tirol. Embaixo, à esquerda, aparece o Hotel Áustria, que teria sido o primeiro empreendimento hoteleiro de Treze Tílias, ladeado por vias públicas ainda não pavimentadas. Por fim, no canto inferior direito, a então chamada "Piscina Turística", empreendimento ainda recente do Sr. Erwin Felder, já falecido, e de sua esposa, a Sra. Elfriede, que segue firme à frente do conhecido Restaurante e Camping Felder.
A segunda imagem nos proporciona uma bela vista panorâmica de Treze Tílias em 1972. Já na época a paisagem era marcada pela imponência da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (1952) na parte alta da cidade e sua então já bem cuidada praça, hoje denominada Praça Ministro Andreas Thaler. O belo edifício da prefeitura municipal parecia ainda não existir, ao menos como o conhecemos hoje. Igualmente o Hotel Tirol, na bela construção que o abriga em nossos dias, ainda viria a fazer parte da paisagem urbana da cidade. A beleza pela qual a cidade é conhecida hoje, contudo, tem sua vocação claramente impressa na imagem. Não por acaso é internacionalmente conhecida como o "Tirol Brasileiro". Parabéns, a todos os trezetilienses, pelo 47o. aniversário de emancipação política de sua bela cidade!
CABRAL, O. R. História de Santa Catarina. 3a. ed. Florianópolis: Lunardelli, 1987.
CALZA, S. Publicação eletrônica [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: wieland@terra.com.br.
Acesso em: 01 fev. 2010.
Site www.cmj.sc.gov.br/docs/r02.pdf