segunda-feira, 26 de abril de 2010

Treze Tílias em 1972

Já navegou em sites especializados em colecionismo? Se não, sugiro que o faça, ainda que não colecione nada, que seja apenas para passar o tempo ou matar a curiosidade. Afirmo que será uma experiência interessantíssima, pois lhe trará muita informação e prazer, e ainda ampliará seu conhecimento geral. Além disso, permitirá que encontre verdadeiras "relíquias" de tempos passados, como costuma acontecer comigo. Este ano, em 13/10, o Tirol Brasileiro comemorará 77 anos da chegada dos primeiros imigrantes austríacos e, neste 29/04, 47 anos de emancipação política. Em 1972, de quando datam as imagens que ilustram este texto, a cidade festejava, com a segunda edição de uma feira, seus 09 anos de existência como município. À época da chegada dos primeiros imigrantes austríacos, em 1933, o território onde se encontra o município pertencia a Joaçaba, então denominada Cruzeiro do Sul. Em 24/05/1955, por ocasião da 225a. Sessão da Câmara de Vereadores de Joaçaba, foi aprovada a denominação de Treze Tílias para o então Distrito de Papuan. A emancipação política viria em 29/04/1963, pela Lei No. 882, com o desmembramento de Ibicaré, a cujo território pertencia desde a criação daquele município em 1962.
Nada seriam as cidades sem os seus protagonistas maiores, os cidadãos, seus filhos. A primeira imagem mostra, ao centro, a Sra. Cecília Moser, Miss Turismo de Treze Tílias. Conhecida por "Tante Cilly" no âmbito familiar, é irmã da Sra. Hilda Moser Klotz, esposa do Sr. João Klotz, proprietário do Hotel Tirol. No canto superior esquerdo aparece o "Castelo", hoje mais conhecido por "Castelinho". Foi construído em 1936 e inaugurado no ano seguinte pelo fundador da cidade, o Ministro Andreas Thaler, a fim de servir-lhe de residência. Desde outubro de 2002 abriga o Museu Municipal Andreas Thaler. Ainda em cima, no lado direito, temos o Hotel Stern, inaugurado naquele ano, concepção original do que viria ser o Hotel Tirol. Embaixo, à esquerda, aparece o Hotel Áustria, que teria sido o primeiro empreendimento hoteleiro de Treze Tílias, ladeado por vias públicas ainda não pavimentadas. Por fim, no canto inferior direito, a então chamada "Piscina Turística", empreendimento ainda recente do Sr. Erwin Felder, já falecido, e de sua esposa, a Sra. Elfriede, que segue firme à frente do conhecido Restaurante e Camping Felder.


A segunda imagem nos proporciona uma bela vista panorâmica de Treze Tílias em 1972. Já na época a paisagem era marcada pela imponência da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (1952) na parte alta da cidade e sua então já bem cuidada praça, hoje denominada Praça Ministro Andreas Thaler. O belo edifício da prefeitura municipal parecia ainda não existir, ao menos como o conhecemos hoje. Igualmente o Hotel Tirol, na bela construção que o abriga em nossos dias, ainda viria a fazer parte da paisagem urbana da cidade. A beleza pela qual a cidade é conhecida hoje, contudo, tem sua vocação claramente impressa na imagem. Não por acaso é internacionalmente conhecida como o "Tirol Brasileiro". Parabéns, a todos os trezetilienses, pelo 47o. aniversário de emancipação política de sua bela cidade!

Fontes:
CABRAL, O. R. História de Santa Catarina. 3a. ed. Florianópolis: Lunardelli, 1987.
CALZA, S. Publicação eletrônica [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: wieland@terra.com.br.  
Acesso em: 01 fev. 2010.
Site www.cmj.sc.gov.br/docs/r02.pdf

Um comentário:

  1. Wieland
    Que maravilha de imagens dessa bela cidade.
    Já em 1972 Treze Tilias era esa maravilha de lugar.
    Parabéns pelo belo resgate que vens fazendo em nome de nossa história.
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história

    ResponderExcluir