segunda-feira, 21 de julho de 2014

Joaçaba: 56 anos de emancipação política - 1973

Em 25/08/1973 o Jornal de Santa Catarina publicou, sob o título "Joaçaba aniversaria fazendo planejamento", breve matéria alusiva aos 56 anos de emancipação política do município. Segue a reprodução da matéria em questão. Observará o leitor que permeiam o texto, que já contabiliza quase 40 anos desde sua publicação, conceitos ligados ao desenvolvimento regional e à preservação ambiental, que normalmente se crê serem de origem mais recente.


Joaçaba está completando hoje 56 anos de emancipação política.

     JOAÇABA, 25 - Em homenagem ao 56° aniversário de emancipação política de Joaçaba, que se comemora hoje, o Prefeito Raul Furlan enviou projeto à Câmara de Vereadores que trata da celebração de convênio com o Município de Herval d'Oeste, visando à contratação de serviços técnicos de planejamento necessários à elaboração do Plano de Desenvolvimento de Joaçaba e Herval d'Oeste. O projeto mereceu a atenção especial da Casa, sendo aprovado por unanimidade.
        O processo de desenvolvimento por que passa o município joaçabense, como também a realidade do asfalto das estradas BR-282 e BR-153, fazem com que a atual administração municipal procure novos horizontes dentro da tecnologia e, consequentemente, novos sistemas de planejamento urbano. Por sua vez, o Prefeito Raul Furlan está com sua atenção voltada para a meta de desenvolvimento regional, razão pela qual enviou o já citado projeto à Câmara Municipal de Vereadores.
     O prefeito de Joaçaba, por outro lado, afirmou que o município-escola do Serfhau* deu outra concepção à administração oferecendo conceitos justos dentro das atuais possibilidades técnicas e científicas do município. Assim, cuida o projeto agora aprovado da autorização de convênio com Herval d'Oeste em razão da identidade de problemas comuns. Diante do fato, torna-se necessário haver um trabalho racional e em conjunto, atendendo ao Plano de Desenvolvimento dos dois municípios.
     O Pro-Carta será o ponto de referência para o Plano Diretor Urbano, determinando a ocupação física das áreas urbanas e suburbanas e suas decorrências como zoneamentos de áreas industriais, comerciais, residenciais, classificação de logradouros públicos e conservação da natureza. Para esse empreendimento será feito financiamento junto ao próprio Serfhau em cerca de 80 por cento do custo total do projeto, oferecendo-se como garantias as quotas do ICM. Dois terços desse empenho serão da responsabilidade de Joaçaba.
     No entender do Prefeito Raul Furlan, o projeto representa um instrumento altamente expressivo para a região e uma demonstração clara e evidente da administração no terreno do desenvolvimento, evitando, por outro lado, qualquer exploração de ordem política.

* Serviço Federal de Habitação e Urbanismo, primeiro órgão federal voltado ao planejamento urbano, foi criado em agosto de 1964, cf. www.anpur.org.br.

Fonte e imagem: Jornal de Santa Catarina, 25/08/1973, p. 4


Nenhum comentário:

Postar um comentário