quinta-feira, 4 de maio de 2017

Videira: CINDACTA aprova alargamento da pista do aeroporto - julho de 2012

Em 03/07/2012 a Rádio Catarinense de Joaçaba publicava em seu site matéria referente ao alargamento da pista do aeroporto de Videira.


Vista aérea do Aeroporto Municipal Ângelo Ponzoni - Videira/SC

CINDACTA APROVA ALARGAMENTO DA PISTA DO AEROPORTO DE VIDEIRA
Com a obra aeroporto receberá aviões com capacidade para até 50 pessoas

     O prefeito de Videira, Wilmar Carelli, e a direção do Aeroporto Municipal Ângelo Ponzoni receberam nesta semana um comunicado oficial do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo - CINDACTA II, dando parecer favorável para as modificações que a Prefeitura promoveu na pista do Aeroporto. De acordo com o documento, o alargamento da pista de 18 para 23 metros foi analisado pelo Comando da Aeronáutica (COMAER) e a alteração foi aprovada, no que se refere a questões relacionadas com a segurança e regularidade das operações aéreas.
     Na prática, a aprovação significa que o Aeroporto Ângelo Ponzoni, que até então estava apto para receber somente aeronaves de pequeno porte, poderá receber a partir de agora aviões de porte médio, com capacidade para até 50 passageiros como, por exemplo, o Fokker 100 da empresa Avianca (antiga OceanAir, que operava em nosso município até 2006) ou o ATR42 da Trip Linhas Aéreas. "Em 2006 a empresa OceanAir deixou de operar em Videira alegando falta de segurança na pista do nosso aeroporto. Com as obras de alargamento que promovemos recentemente conseguimos contornar essa limitação e agora vamos trabalhar para superar mais uma etapa que é o balizamento noturno. Depois disso vamos perseguir a possibilidade de uma companhia aérea voltar a operar em nossa cidade", diz Carelli.
     Segundo ele, servidores e máquinas do município estão finalizando a retirada de obstáculos físicos das laterais e das cabeceiras do Aeroporto Ângelo Ponzoni, conforme solicitação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Além disso, toda a área (cercada) no entorno do aeroporto está sendo revitalizada e substituída por tela para impedir acesso à pista. No próximo dia 16 de julho*, também será aberto o processo licitatório para a sinalização horizontal da pista, que deverá seguir novas normas determinadas pela Anac. "Até agora seguimos todas as determinações que a Anac nos solicitou em relação a ampliação da área da pista e a remoção de obstáculos. No entanto, ainda estamos aguardando a liberação do projeto de balizamento noturno, que está sendo analisado tecnicamente por eles", diz Carelli.
     O prefeito destaca que a análise é necessária porque a Prefeitura teve que realizar um novo projeto, já que o que havia sido feito há cerca de cinco anos, não respeitava aspectos técnicos e geográficos do município, inviabilizando sua aplicação. Para isso, uma empresa especializada, de Canoas, no Rio Grande do Sul, foi contratada e o novo projeto já está sob análise da Anac. "Assim que recebermos esse projeto já poderemos licitar as obras de balizamento noturno. Os recursos, estimados em cerca de R$ 900 mil, já estão assegurados pelo Governo do Estado".

Fonte: www.radiocatarinense.com.br - Silvia Palma - 03/07/2012
Imagem: www.radiocatarinense.com.br - créditos não informados pela fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário