quinta-feira, 10 de junho de 2010

Joaçaba: "Fabrica de Armonicas - de Irmãos Pozza"

Muitos moradores de Joaçaba e região hão de se recordar desta empresa que existiu em Joaçaba por um período de quase 50 anos: a "Fabrica de Armonicas - de Irmãos Pozza". A empresa foi fundada pelos irmãos José João, Atílio Afonso e Cesar Pozza, já falecidos. Eram filhos de Angelo Pozza, ourives de profissão, e imigrante italiano que se fixou na cidade de Nova Prata/RS. No início da década de 1930 a família, a exemplo de muitas outras de descendentes de italianos, alemães, poloneses, e de outras nacionalidades, deixou o Rio Grande do Sul para contribuir com o processo de colonização do meio oeste catarinense. Angelo e seus filhos José João, Atílio Afonso e Cesar, foram os primeiros a vir, tendo sido seguidos pela esposa de Angelo e os demais filhos do casal. Estabelecem-se inicialmente em Capinzal, mas passado pouco tempo, fixaram residência em Joaçaba. José João Pozza, decidido a montar uma fábrica de acordeões, viajou a São Paulo a fim de aprender as técnicas de montagem e afinação dos intrumentos. Surgiu assim, há 80 anos, o empreendimento que, a partir do talento e das mãos hábeis de muitos instrumentistas, certamente contribuiu para alegrar incontáveis bailes, casamentos, festas, reuniões de famílias e amigos, e outros eventos nos quais a alegria da música se fez presente. A fábrica produzia, para comercialização em nível local, regional e estadual, cerca de 360 instrumentos por ano, uma média de 30 unidades mensais, até encerrar suas atividades, em 1978, pouco depois da morte, em 1977, de José João Pozza. Uma breve referência ao empreendimento pode ser encontrada na internet, em sites como http://www.acordeom.com.br/ e http://www.lojamanomonteiro.com.br/, nos quais figura, no contexto da história do acordeão, em listas de fábricas que produziram o instrumento no Brasil. E por falar na internet, foi num site de venda de artigos para colecionadores que encontramos a imagem que ilustra esta postagem: http://www.rsscolecionismo.nom.br/. Trata-se de um catálogo atribuído à década de 1950, que informa que a empresa tinha como endereço a Rua Duque da Caxias s/n. Entretanto, consta que neste endereço funcionava a oficina de conserto e afinação de acordeões, já desativada, dirigida por Pedro Antônio Pozza, filho de José João Pozza. A fábrica estava, de fato, localizada à Rua Floriano Peixoto No. 12, esquina com Frei Edgar, e funcionava no andar térreo do prédio, local que atualmente abriga uma loja de comércio de móveis. O piso superior do edifício, como fora no passado, é destinado a fins residenciais. A música parecia estar no sangue da família Pozza. Lourdes Pozza, irmã dos fundadores da empresa, tocava acordeão e ensinava a arte aos seus alunos no piso superior do prédio onde funcionava a fábrica, local onde também residia. Deixo meus agradecimentos aos descendentes da família Pozza que gentilmente colaboraram com esta postagem. Funiculi, Funiculá!

Fontes:
KORNDÖRFER, Fabíola. Pozza. Publicação eletrônica [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por wieland@terra.com.br  em 31 mai. e 07 e 08 jun. 2010.

POZZA, Juliano. Publicação eletrônica [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por wieland@terra.com.br em 04 abr. 2010.

16 comentários:

  1. Wieland
    Mais uma vez parabéns pela postagem e bela leitura, essa vez sobre Joaçaba. Apesar de não conhecer bem a cidade, mas sabemos de sua enorme importância.
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história

    ResponderExcluir
  2. Eu conheci quando ainda era fabrica .
    A rua eu não lembro o nome mas era na subida do colégio Cristo Rei. Logo após a Igreja Santa Teresinha ( Hoje catedral)

    ResponderExcluir
  3. Mais um blog, assim como o do Adalberto, que nasceu para preservar a história da nossa região. Parabéns pelo nobre desafio. Quanto à postagem, sou de Rodeio, terra do conjunto Pai e 7 filhos, da família Frainer. Até poucos anos atrás, o senhor Valentin Frainer ainda consertava acordeom e gaitas. Visite também meu blog e siga-o, assim como passo a seguir o seu. Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Wieland, fiquei muito feliz de ler sobre meu avó José João Pozza. Nasci em 1979 e não tive o privilégio de conhecê-lo. Cheguei a conhecer a fábrica e ler esse post me encheu de orgulho. Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Olá Amigo,

    Em Rodeio Santa Catarina ainda há a Oficina de Acordeon Frainer!
    O site é www.acordeonfrainer.com onde há todos os tipos de serviços que ela faz e a história dos mais de 90 anos desta oficina/família!

    O e-mail para contato é: acordeonFrainer@gmail.com

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Conheci a Fábrica de Acordeões Pozza, em pleno funcionamento, em 1.966, quando fui em Joaçaba conhecer a Vó e outros parentes da minha namorada na época, hoje minha esposa Evani. Gostei muito dos parentes e fiquei admirado com a Fábrica de Acordeões Pozza.

    ResponderExcluir
  7. Sou natural de Joaçaba (linha Tigre,Nova Petrópolis). Meu falecido pai (Valdomiro)era gaiteiro e teve uma gaita pozza de 80 baixos.Ele sempre contava a história de um programa na rádio Catarinense que os irmãos Pozza fizeram e convidaram todos os gaiteiros da região para divulgar as gaitas nos anos 50.

    ResponderExcluir
  8. Olá. Tenho uma Gaita Pozza para vender. Se houver algum interessado, meu e-mail ronald.ruaro@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma gaita pozza de Angelo pozza & filhos.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde.
    Tenho uma gaita pozza oitenta.
    Relíquia

    ResponderExcluir
  11. Tenho uma gaita pozza UNICA. Gaita Ponto feito sob encomenda para o Gaiteiro Hugo Coelho, que posteriormente vendeu para meu Avô. Gaita ponto 36 baixos

    ResponderExcluir
  12. Estou com uma gaita ponto Angelo Pozza de 18 de abril de 1920 para restauracao. Uma verdadeira reliquia. Visite meu blog www.recantodasgaitas.blogspot.com

    ResponderExcluir