segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Pinhalzinho: uma breve história da empresa Clarice Eletrodomésticos

Em dezembro de 2012 ministrei uma disciplina no MBA Geração e Gestão de Negócios Internacionais do câmpus de Chapecó da UNOESC. Fazia parte daquela turma Sérgio Luiz Matte,  executivo da Clarice Eletrodomésticos e membro da família proprietária da empresa. O privilégio de conhecê-lo me inspirou a dedicar este espaço à história desta importante empresa do município de Pinhalzinho.


Os primeiros tempos da Clarice Eletrodomésticos

     A viagem aos primórdios da empresa Clarice Eletrodomésticos nos leva inicialmente à Vila São João, situada no município de São Carlos/SC. Lá, em 14/09/1960, foi fundada pelo casal Ireno José e Clarice Matte, a empresa Ireno José Matte e Cia. Ltda., uma pequena funilaria na qual eram fabricadas bacias, baldes, tachos, latas, telas para cercas, chuveiros de campana e chaminés da fogões a lenha.
     Alguns anos mais tarde, em 12/06/1966, a família Matte muda seu domicílio para Pinhalzinho, para onde transfere a sede da sua empresa. Além da funilaria, a empresa passa a se dedicar também à reforma de fogões a lenha.
     A diversificação de atividades continuou e em março de 1970 teve início a fabricação de peças e a montagem de fogões a lenha. Ao optar por uma marca para este novo produto, Ireno José Matte decide homenagear a esposa, Clarice Matte, e coloca seu nome já nos primeiros fogões fabricados. Nascia, assim, a marca Clarice.
     Uma década mais tarde, em 19/10/1980, nascia em Pinhalzinho, na localidade de Salto Santa Terezinha, com uma área construída de 900 m2, uma segunda empresa: a UDESCA - Usina de Esmaltados Clarice Ltda. Cinco anos mais tarde, com a marca já consolidada e a qualidade dos produtos conhecida em todo o sul do país e nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, amplia-se a linha de produtos com o lançamento de fogões a gás e fogões semi-industriais.
     O mês de agosto de 1991 foi marcado pelo desenvolvimento e lançamento no mercado de um produto inédito: o fogão a gás com Chapa No. 0, batizado como Fogão Gabine. Idêntico ao fogão a lenha, foi desenvolvido para utilizar, porém, como fonte de calor, ao invés da tradicional lenha, o gás GLP. Por esta razão ficou conhecido também como Fogão Ecológico.
     O aumento da participação da empresa no mercado levou à necessidade de ampliação de seu parque fabril, em 1997, dos então existentes 1.500 m2 para 3.000 m2. Assim, em setembro de 1998 a empresa já oferecia ao mercado toda sua linha de fogões a gás de quatro e seus queimadores. 
     Nova ampliação se deu em maio de 2001, com a entrada em operação da Unidade II, para concentrar a produção de todas peças necessárias à montagem dos fogões. O contínuo sucesso da empresa junto ao mercado levou a novos investimentos, o que fez com que a empresa transferisse suas instalações para uma área no Distrito Industrial Leste, às margens do km 575 da BR-282. Os 10.000 m2 de área construída naquele local permitem a produção de 2.000 fogões/dia.
     Marco da evolução da empresa quanto à diversificação de seus produtos aconteceu no ano de 2011. Até então conhecida como Fogões Clarice, passou a ser denominada Clarice Eletrodomésticos, um nome mais adequado à realidade da empresa, haja vista oferecer novas opções de compra ao consumidor em seu mix de produtos. como condicionadores de ar e lavadoras de roupas. O sucesso da empresa se deve à sua coragem e ousadia, sempre buscando novas alternativas para a satisfação e o suprimento das necessidades de seus clientes e colaboradores.
     Hoje a família Clarice se sente lisonjeada por seu grande quadro de colaboradores, orgulhoso do trabalho que realiza e responsável pela produção de mais de 10.000 fogões/mês, dos quais cerca de 70% são destinadas ao mercado doméstico, estando presente em todos os estados da federação. O restante da produção é destinado ao mercado externo e tem como principais destinos países das Américas do Sul e Central, da África e do Oriente Médio.
     A qualidade e a evolução dos produtos fabricados atualmente são resultados conquistados ao longo dos 54 anos de existência da empresa, que a cada dia moderniza seus produtos, ajustando-os às tendências atuais de design, funcionalidade e alta tecnologia.

Fonte e imagens: www.clarice.com.br
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário