segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Salto Veloso: "O que somos - De onde viemos" - um olhar sobre a história do município

No início de 2013 tive o privilégio de conhecer Ana Rosa e Elisabet Zanela. O contexto não poderia ter sido melhor: uma maravilhosa viagem ao Chile promovida pela UNOESC de Joaçaba. Numa agradável noite em Santiago, durante um jantar na tradicionalíssima picada El Rincón de los Canallas, soube que eram naturais de Salto Veloso e que existia um livro sobre a história da cidade. Meses mais tarde, com vistas ao preparo de uma postagem para o blog, enviei a elas uma foto de Salto Veloso, da década de 1970, que havia garimpado num site de colecionismo, pedindo auxílio na identificação das edificações que aparecem na imagem. Para minha alegria recebi, além das informações solicitadas, um exemplar do belo livro sobre a história da cidade.


A inspiradora imagem que ilustra a capa do livro

     Já pude ler o livro e, defensor da tese de que todos devemos ter respeito e orgulho pela terra em que nascemos, desejo que seu rico conteúdo possa ser conhecido também por todos os velosenses. Não é possível, neste espaço, reproduzir toda esta obra, mas procurarei, paulatinamente, postar alguns dados importantes sobre a história de Salto Veloso.
     Resultado do trabalho da competente historiadora e escritora Alzira Scapin, que contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Salto Veloso, o livro parece ter sido publicado em fins de 1996, conforme demonstra a apresentação do mesmo, redigida em 03/12/1996 pelo então Secretário Municipal de Educação e Cultura, Humberto Luiz Dalpizzol, e reproduzida parcialmente a seguir:

     "Tratando-se de apresentar ao leitor uma obra histórica, antes de qualquer colocação podemos afirmar: trata-se de um pedaço da vida de cada munícipe Velosense, que estava escondido, perdendo-se nas facelas do tempo e hora sendo resgatado, trazido novamente a tona, para fluir à memória de um povo. Este mesmo povo que necessitava urgentemente resgatar suas raízes, rever seu passado galgado de conquistas e glórias, olhar o horizonte e continuar orgulhoso, viver seu presente e construir um futuro promissor.
     Trata-se de um trabalho de pesquisa minucioso, realizado pela jornalista e historiadora ALZIRA SCAPIN, que contou com a colaboração de muitos colonizadores ainda presentes, os quais guardavam consigo, na memória viva da história, verdadeiras relíquias de fatos e acontecimentos narrados por seus avós, pais e mesmo vivenciados por eles próprios; preciosidades que beiravam o abismo do esquecimento, não fosse esse maravilhoso resgate.
     Neste livro surpreendente, Alzira conseguiu aliar uma rigorosa pesquisa histórica sobre a vida dos primeiros desbravadores destas terras. Um caminho sem fronteiras.
     O resultado é um livro gostoso de ler, que emocionará muita gente, principalmente aqueles originários das primeiras famílias colonizadoras. Os textos trazem revelações surpreendentes, cenas que vão do comovente ao hilariante sem perder o enfoque histórico. Um retrato fiel, ou o mais próximo dele que se pode chegar até então, de como surgimos, a vida, os costumes, as crenças e tradições de um lugarejo, o qual se tornaria o que somos hoje.
     (...)
     Estas páginas reconstituem a cultura e a história de Salto Veloso, do mesmo modo que reconstitui e preserva aquela velha foto em preto e branco amarelada, perdida no fundo de um baú, no sótão daquela casa antiga estilo italiano, lá no interior do município, onde nasceu muita gente pelas mãos de uma parteira, que perfazia quilômetros no lombo de uma mula, assegurando que mais um colonizador tornara-se um marco, agora registrado nas páginas que prosseguem.
     Felicidades."

     Esperamos que a publicação desta apresentação atice no leitor, especialmente o velosense, o desejo de conhecer os pormenores do surgimento do município de Santo Veloso. Boa leitura!
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário