O município de Ipuaçu virou notícia em 2008, quando pela primeira vez apareceram misteriosas circunferências numa plantação de trigo. A repetição do fenômeno nos anos seguintes fez com que os eventos chamassem a atenção da cineasta catarinense Cíntia Bittar e dos produtores da série sensacionalista Invasão Alienígena.
Canal History exibe hoje o documentário catarinense Círculos, que aborda o aparecimento de agroglifos no Oeste de SC
Desde 2008, sempre na mesma época do ano, aparecem misteriosos agroglifos - circunferências de até 110 metros de diâmetro que surgem em plantações, geralmente de trigo - em Ipuaçu, no Oeste catarinense. A curiosidade sobre o assunto levou a cineasta catarinense Cíntia Bittar, da Novelo Filmes, de Florianópolis, a idealizar o documentário Círculos, que estreia hoje (23/11/2016), às 22h40min, no History, com reprise no sábado, no mesmo horário. O filme será exibido como parte da programação especial Invasão Alienígena, que vai até sábado, sempre a partir das 20h.
Primeiro documentário de longa-metragem sobre o surgimento de agroglifos no Brasil, Círculos acompanha a rotina dos habitantes de Ipuaçu e as investigações do editor-chefe da revista UFO, Ademar Gevaerd. Com 75 minutos de duração, a produção traz depoimentos de moradores como Mauro Tonin, operador de máquinas de agricultura que foi o primeiro a chegar no agroglifo de 2015 em Ipuaçu, Genuíno Begnini, padre da região que afirma já ter visto ovnis e Seu Valdemar, o dono da propriedade. As diversas teorias colaboram para que a narrativa tenha um quê de suspense e humor.
- São personagens com senso de humor muito afinado, é impossível não se divertir. Mas o próprio mistério da situação acaba gerando um suspense. Então, esse clima está presente pelo tema e o humor por causa das pessoas que analisam a situação com pontos de vista bem distintos e teorias divertidas. A gente quis passar para o expectador a situação de estar lá - explica Cíntia, que assina o argumento e direção e também fez a produção ao lado de Ana Paula Mendes.
A equipe da Novelo Filmes passou três semanas em Ipuaçu em outubro de 2015 na expectativa, já que os sinais costumam aparecer sempre nesta época do ano. Eles já estavam quase desistindo quando, no dia 31, foram fazer uma ronda pela manhã e encontraram algo estranho no meio de uma plantação. Em 2016, os círculos voltaram a ocorrer no Estado no começo de novembro. Além de Santa Catarina, Círculos também vai mostrar outras ocorrências que aconteceram em Prudentópolis, no Paraná - única cidade além de Ipuaçu a registrar o fenômeno no Brasil.
Para definir se um agroglifo é realmente autêntico - ou seja, feito por extraterrestres e não por humanos - é preciso atender a alguns critérios, como o trigo deitado rente ao solo sem que o caule esteja danificado, como se tivesse sido penteado. Mas o foco de Círculos não é definir se o fenômeno é verdadeiro ou não, e sim mostrar a especulação e o impacto disso na cidade onde ocorrem.
- Obviamente a gente nunca ia descobrir quem fez, mas as histórias são bem interessantes - resume Cíntia.
Fonte: Jornal de Santa Catarina - Anexo - 23/11/2016 - p. 14
Texto: Yasmine Holanda Fiorini
Imagem: Novelo Filmes - Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário