Encontramos a imagem do selo que ilustra a postagem num site de compra e venda. Pode-se identificar com clareza que o selo foi carimbado em São Miguel do Oeste/SC. Seguem algumas curiosidades sobre o selo.
Selo C-256
DIA DAS MÃES - 1967
O lançamento deste selo alusivo ao Dia das Mães, que ficou conhecido como "La Madonnina", aconteceu em 14/05/1967. No âmbito da filatelia, o mundo dos colecionadores ou filatelistas, o selo é catalogado como segue:
- Catálogo RHM (Brasil): C-569
- Catálogo Yvert (França): 822
- Catálogo Scott (EUA): 1048
- Catálogo Michel (Alemanha): 1135
Foi lançado também um bloco comemorativo, com o mesmo motivo, que no catálogo RHM é identificado pelo código B-22. No exemplar abaixo é possível ver o carimbo comemorativo ao lançamento.
Bloco B-22
La Madonnina
"La Madonnina" e a pintura mais conhecida de Roberto Ferruzzi (1853-1934), pintor autodidata italiano, com a qual ganhou a segunda Bienal de Veneza, em 1897.
La Madonnina
O objetivo de Ferruzzi foi representar a maternidade, mas devido ao sucesso da tela e da ternura que exprime, o nome da obra, originalmente "Maternità", foi trocado para "La Madonnina". Sem dúvida, um belo motivo para um selo em homenagem às mães.
Fontes: www.abrafite.com.br + Informativo Cariri Filatélico/Edição 5/Maio 2006 + www.wikipedia.com.br
Imagens: www.mercadolivre.com.br (Selo C-256/Bloco B-22) + www.wikipedia.com.br (La Madonnina)
Nenhum comentário:
Postar um comentário