segunda-feira, 6 de março de 2017

Itá: quem foi o homem que empresta o nome à Rua Alfredo Reitz

Alfredo Reitz, imigrante alemão, adotou Itá como segunda pátria. Ali trabalhou, escreveu e teve sua última morada. Dedicamos este post à preservação da sua memória.

     Alfred Reitz, no Brasil conhecido como Alfredo Reitz, nasceu em Kassel, Alemanha, em 27/09/1886, filho de Martin e Ana Catarina Reitz
     Antes da Primeira Guerra Mundial encontramo-no em Camarões, na África, onde administra uma colônia agrícola. Durante a Grande Guerra é preso e levado à Inglaterra, de onde somente retorna após o término do conflito.
     Em 20/10/1920 casou-se com Erna Margarete Neumann em Peterswalde-Schlochau, Alemanha, cidade natal da esposa, nascida em 22/10/1889, filha de Emil e Anna Neumann.
     Seguindo o exemplo de tantos compatriotas, diante da desoladora situação da Alemanha no pós-guerra, decide emigrar. Escolhe o Brasil, onde tem parentes, e é para lá que segue em novembro de 1922.
     Instala-se no arredores de Itá/SC, à época, salvo melhor julgamento, território pertencente a Joaçaba, onde inicialmente se dedica à agricultura. Posteriormente, Alfredo Reitz abre uma farmácia e também exerce as profissões de fotógrafo e redator de anúncios de propaganda em diversos jornais. Foi também escritor, tendo colaborado com diversos jornais e publicações voltadas ao público teuto-brasileiro, como o Serra-Post Kalender* e outros.


     Deixou diversos textos de interesse histórico para a Região Oeste de SC e Região do Contestado. Entre eles, pode ser citados: "Testa Branca, o tropeiro (1941)", "O enlace domiciliar - conto do ex-Contestado de Santa Catarina (1940)", "Itá e Nova Teutônia: um assentamento alemão no Alto Uruguai (1932)", "Em 1950, morador em Itá, Santa Catarina (1950)". Pelo menos um dos textos sugere que possa ter exercido a função de Juiz de Paz. Uma lista mais completa de suas obras pode ser encontrada em www.martiusstaden.org.br.
     Alfredo Reitz faleceu em sua casa, em Itá, em 03/11/1951, pouco depois de completar 65 anos, sem deixar descendentes. Uma via pública de Itá rende homenagem à sua memória. Até o momento as buscas por uma fotografia sua infelizmente resultaram infrutíferas e desconhecemos o destino do seu espólio. Sua esposa, Erna Margaretta* Neumann Reitz, faleceu no Hospital São Pedro, em Itá, em 09/04/1954, com a idade de 64 anos.

*Grafia constante do registro civil de seu óbito.

Fonte: www.martiusstaden.org.br - Profa. Dra. Celeste Ribeiro de Souza + Cartório de Itá
Imagem: www.martiusstaden.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário