terça-feira, 20 de março de 2018

Chapecó: média-metragem resgata a história de Goio-Ên - dezembro de 2014

As profundas transformações ocorridas em Goio-Ên, no município de Chapecó, foram tema de média-metragem lançado no final de 2014. O documentário visa resgatar a história do local e de seus moradores, conforme nos mostra matéria da edição de 11/12/2014 do Jornal de Santa Catarina.



GOIO-ÊN: DAS BALSAS À BARRAGEM
Documentário registra vidas transformadas pelas variações da água no Rio Uruguai

     As balsas de madeira deram lugar a lanchas que chegam a quase R$ 1 milhão. As barcas deram lugar à ponte. A comunidade de pescadores deu lugar a um ponto turístico. E a transformação de vida dos moradores que chegaram, nasceram e deixaram uma localidade no interior de Chapecó estão registradas no documentário O Goio-Ên Transbordou, dos jornalistas e cineastas Cassemiro Vitorino e Ilka Goldschmidt.
     O lançamento do média-metragem será na segunda-feira*, às 19h, no cinema do Shopping Pátio Chapecó. A estreia é para convidados, entre eles as famílias dos 22 personagens que contam as transformações de Goio-Ên, um dos primeiros povoados do município.
     A principal transformação da região ocorreu a partir da construção da barragem da Hidrelétrica Foz do Chapecó, que começou em 2008 e foi concluída em 2011.
     - Selecionamos os personagens representativos de cada etapa, que viveram o tempo das balsas, dos hotéis, da ponte e da barragem - explicou Vitorino.
     Ele lembra que a comunidade que hoje está reduzida a cerca de 30 famílias, já teve mais de 80, com cinco hotéis e três barcas que faziam a travessia entre o Rio Grande do Sul e o Paraná**.
     - Quando o rio enchia, a barca não passava, e os viajantes ficavam nos hotéis. Às vezes até bailes eram realizados - contou o cineasta.
     Mas com a construção da ponte, na década de 1970, as pessoas deixaram de ficar em Goio-Ên, e os hotéis acabaram fechando.
     Os personagens do documentário contam histórias como a de um caminhão que estava na balsa, cheio de crianças, e acabou caindo no rio. Uma delas boiou em cima de um colchão e foi resgatada por um pescador.
     Um dos momentos mais marcantes relatados é a cheia de 1965, chamada de "o dilúvio". Na ocasião o leito do Rio Uruguai subiu tanto que levou casas, animais e pertences de muitas famílias.
     Fotos da enchente estão no acervo de Victorino Zolet, um dos primeiros fotógrafos de Chapecó. Suas imagens também são utilizadas no documentário e fazem parte de uma exposição que está no Shopping Pátio.
     O último "dilúvio" foi a formação do lago, em 2010, que fez o leito do rio subir 12 metros. O Goio-Ên Transbordou começa mostrando a transformação da comunidade, com a remoção das casas. Algumas famílias permaneceram no local, mas outras saíram e a paisagem mudou para sempre.

A OBRA

     A construção da barragem da Hidrelétrica Foz do Chapecó, no Rio Uruguai, entre Alpestre (RS) e Águas de Chapecó (SC), formou um lago com 79 quilômetros quadrados que inundou áreas em 12 municípios gaúchos e catarinenses, por uma extensão de 11 Km. Próximo à barragem o lago chega a 40 metros de profundidade. Uma das comunidades atingidas foi a Goio-Ên, em Chapecó. No local o nível do rio subiu 12 m, obrigado o deslocamento da maioria dos moradores do povoado. A hidrelétrica custou R$ 2,6 bilhões e tem 855 megawatts de potência instalada, o que é suficiente para abastecer 25% da demanda energética de SC.

*Refere-se a 15/12/2014.
**O correto é Santa Catarina.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Anexo - 11/12/2014 - p. 4 e 5
Texto: Darci Debona - darci.debona@diario.com.br, hoje darci.debona@somosnsc.com.br
Imagem: Sirli Freitas

2 comentários:

  1. Tive o prazer de lhe conhecer no video do amigo Vem Na Garupa, e achei o senhor uma pessoa muito receptiva... Me identifiquei porque tb sofrir um inicio de AVC a alguns anos, mas felizmente estou bem... e continuo a fazer minhas pequenas viagens de moto. Moro em São Raimundo Nonato, no Piaui. Embora aqui não temos esse movimento motociclista, porque a tendencia é mais para rally, portanto sou um solitario viajante em meu tb solitário grupo Lobos do Asfalto rsss

    Um abraço e parabens pelo canal

    Eugenio F Guerra Negreiros

    ResponderExcluir
  2. Peço humildemente desculpas pelo post... me equivoquei, e se o administrador puder retirar eu ficaria extremamente satisfeito e novamente minhas desculpas..

    Eugenio

    ResponderExcluir