quinta-feira, 17 de junho de 2010

Joaçaba: "Descobri um 'Pozza' em Blumenau!"

Há alguns dias, após postar a matéria sobre a antiga fábrica de acordeões Pozza, uma neta dos fundadores da fábrica me fez saber do interesse da família em adquirir um acordeão produzido pela fábrica. Estou tentando ajudar, divulgando o assunto a um grande círculo de amigos e conhecidos, pois posso imaginar os sentimentos envolvidos nisso no contexto da história da família Pozza. Contudo, percebi que esse sentimento pode não dizer respeito somente aos descendentes de quem fabricou, mas também aos de quem adquiriu um acordeão Pozza. Isso que demonstra que um bem produzido pode significar muito mais do que um mero produto exposto numa vitrine. É o caso do acordeão Pozza que descobri em minha cidade na semana passada. Liguei para um conhecido que é professor de acordeão e tem uma loja de venda de instrumentos musicais, inclusive acordeões, tanto novos quanto usados. Perguntei se porventura tinha um Pozza à venda, ao que respondeu negativamente, mas informou que em 2009 teve um aluno que, segundo se recorda, poderia ter um Pozza. Sua lista de ex-alunos revelou um nome: Romualdo Jardini. Um telefonema bastou para confirmar a informação, mas também para revelar que o tal Pozza não está à venda. Pena para a família Pozza (apenas por enquanto, pois havemos de encontrar um Pozza à venda!), mas o proprietário do acordeão, sensível aos anseios da família, gentilmente permitiu que eu fotografasse o instrumento e conhecesse um pouco da sua história.


O instrumento tem grande valor sentimental para Romualdo Jardini. Seus antepassados, assim como os Pozza da antiga fábrica, eram italianos que vieram do Rio Grande do Sul para contribuir com o desenvolvimento do Meio Oeste catarinense. O acordeão foi comprado em 1962 por seu avô, Santo Giardini*, agricultor falecido em 2007, e um dos primeiros moradores da localidade de São José, interior do município de Catanduvas. Era um presente para o seu filho, Vitalino Jardini, pai de Romualdo, que na ocasião completara 18 anos de idade. A vida no interior era muito dura e a música era um elemento que trazia alegria à vida dos agricultores nos finais de semana, nos raros momentos de relaxamento e descontração que estes se permitiam. Quando solteiro, Vitalino tocava acordeão e violão, juntamente com seu irmão Valdir, animando bailes e festas num galpão de chão batido que existiu em São José. Depois de casar e constituir família, em função da dura vida na lavoura e das novas responsabilidades, Vitalino já não podia se dedicar à música como o fazia nos tempos de solteiro e aos poucos foi deixando-a de lado. A certa altura, presenteou o acordeão ao seu filho Romualdo, que também conheceu as dificuldades da vida no interior e se mudou para o Vale do Itajaí em busca de uma oportunidade de crescimento profissional. Entretanto, não esquece suas raízes e procura seguir os passos do pai, inspirados por seu avô, e também aprender a tocar acordeão. Compreende-se, portanto, o sentimento que Romualdo acalenta em relação ao seu Pozza, não querendo se desfazer dele. Trata-se de algo intangível, espiritual, e ao mesmo tempo muito forte e real na vida da parte envolvida. Diz Romualdo: "Essa gaita tem história. Imagina quantas pessoas não tocaram e aprenderam a tocar nela nestes anos todos?" Não temos a resposta a essa pergunta, Romualdo, mas esperamos que você possa seguir honrando a história deste Pozza e que, algum dia, seus descendentes possam ser os próximos a fazer parte dela.


*Giardini é a grafia original do sobrenome da família. Devido a um erro ocorrido no registro do nascimento de Vitalino, pai de Romualdo, que teve o sobrenome registrado como sendo Jardini ao invés de Giardini, este ramo da família passou a se chamar Jardini.  

26 comentários:

  1. Wieland
    Muito interessante essa descoberta de um "Pozza" em Blumenau.
    O acordeão "Pozza" é raríssimo então. Quanto mais raro mais se torna interessante por isso essa sua bela postagem, as fotos já falam por si, sensacional.
    Outra coisa interessante, e isso acontece em muitas famílias, é sobre a grafia dos Giardini que é a "grafia original do sobrenome da família. Devido a um erro ocorrido no registro do nascimento de Vitalino, pai de Romualdo, que teve o sobrenome registrado como sendo Jardini ao invés de Giardini, este ramo da família passou a se chamar Jardini".
    Parabéns pela bela postagem e muito interessante o relato para nossa história
    Adalberto Day cientista social e pesquisador em Blumenau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola boa noite eu tenho um acordeon pozza e 120 baixos

      Excluir
    2. Eu tenho uma gaita artesanal de botão (16baixos)Não sei se é da mesma fábrica. Diz assim na gaita. A POZZA & FILHO.PRATA R.G.S

      Excluir
  2. Wieland,
    Tão 10 esta reportagem que eu vou usar em atividades de sociologia!!!
    Bjs

    Lu

    ResponderExcluir
  3. Ola!
    eu possuo uma pozza mas ela não esta a venda pois está na minha familia a três gerações, porem não sei por qual motivo o simbolo da marca está faltando e gostaria de saber, se você terria conhecinto de algum lugar onde eu o poderia compra-lo original.desde já agradesso

    meu e-mail é: rafaelschell.26@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Boa Tarde! Possuo um Acordeom Pozza 80 baixos à venda. Se tiverem interesse é só entrar em contato: alysson@pereira.adv.br Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos!

    Sou músico e Licenciando em música de Niterói-RJ.
    Herdei uma Pozza linda nas cores branca e prata! 80 baixos e funcionando muito bem!
    Porém não toco acordeón... Gostaria de saber do interesse dos senhores em negociar essa raridade que está em excelente estado de conservação!

    Aos interessados meu email é titovianna@hotmail.com

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. carlo sergio, 16 abril 2012.
    tenho um acordeon pozza 80 baixos de botão funcionando, faltam apenas 7 botões, mais estar bem conservado.
    pcsergio.costa@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. tenho um pozza 80 baixos a venda em perfeitas condições de uso. contato; acaciopianos@bol.com.br 41 32292003

    ResponderExcluir
  9. Wieland!
    Hoje que li sua matéria a respeito dos Acordeões Pozza e fiquei feliz e emocionada!!! Sou neta de Angelo Pozza, o precursor dos Acordeões Pozza, com continuidade pelos tios Attilio e José, falecidos. Meu pai trabalhou muitos anos também, confeccionando o instrumento.
    Obrigada pelo resgate disso!
    Ruth Adelaide Franzmann Lamônica
    Blumenau

    ResponderExcluir
  10. Olá, tenho um pozza 48 baixos, se tiver interesse.. elio.vendas01@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Boa noite,
    possuo um acordeon pozza 80 baixos para venda, está em perfeitas condições.
    flachtorno@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Possuo uma Raríssima gaíta Ponto 36 Baixos Pozza. Pelo que sei da história Foi feito sob encomenda pelo Saudoso gaiteiro Hugo Coelho. Que o mesmo vendeu a meu Avô e hoje está comigo, pois meu pai presenteou meu filho com ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Hugo Coelho era meu avô! Você poderia me mandar foto dessa gaita para eu mostrar ao meu pai? Ele se chama Edson Coelho e ficou com 2 acordeons de herança do meu falecido avô. Um abraço!

      Excluir
  13. Possuo uma Raríssima gaíta Ponto 36 Baixos Pozza. Pelo que sei da história Foi feito sob encomenda pelo Saudoso gaiteiro Hugo Coelho. Que o mesmo vendeu a meu Avô e hoje está comigo, pois meu pai presenteou meu filho com ela.

    ResponderExcluir
  14. Ola tenho uma acordeon pozza 80 baixo esta file estou vendendo 45998364991

    ResponderExcluir
  15. Olá amigo, herdei um acordeon pozza que era do meu avô, gostaria de saber se tem que reforma essa raridade
    42 999140797

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho um todo revisado é excelente estado a venda em BC
    04199987276

    ResponderExcluir
  17. olá, tenho um acordeon pozza 80 baixos, disponível a venda mais informações com Paulo 47 98872-8598

    ResponderExcluir
  18. Tenho uma pozza 120 baixos, era do meu avô
    Gostaria de saber se alguém teria o valor de venda, está em otimas condições com estojo

    ResponderExcluir
  19. Olá moro em Herval d' Oeste tenho uma Pozza verde, 80 baixos, 2 regiatros no teclado, adiquiri ela faz uns 8 anos, para mim é minha relíquia gaita muito boa toda original...

    ResponderExcluir
  20. se alguem keira conhecer meu acordeom 120 baixos o whtsapp e 47992089510

    ResponderExcluir
  21. Bom dia possuo um acordeon POZZA 120 baixos lindíssimo, mt conservado, se alguém tiver interesse em negociar...
    Fone p contato 46988143760, região de Floripa

    ResponderExcluir
  22. Tenho uma 80 de botão inteirinha tô vendendo por 5mil

    ResponderExcluir