quarta-feira, 18 de abril de 2012

Curitibanos: "Retratos do desenvolvimento" - 24/11/2011

Esta encerra o ciclo de postagens que reproduzem parcialmente o encarte "Retratos do desenvolvimento", veiculado originalmente nos jornais do Grupo RBS em Santa Catarina. É justo dedicar este espaço ao município de Curitibanos, por ter dado origem a Campos Novos e outros municípios, e assim sido berço de diversos municípios do Meio Oeste de Santa Catarina. Boa leitura!


          Curitibanos é um dos municípios de referência em Santa Catarina. Com uma população de cerca de 38 mil moradores, localiza-se no centro do Estado e tem ligação com as BRs 116, 282 e 470, pontos estratégicos de transporte de mercadorias.
          Primeiro núcleo populacional do Planalto Catarinense, Curitibanos nasceu como pouso de tropeiros sulinos que levavam gado do Sul para as capitanias do centro do país. Palco das revoluções Farroupilha e Federalista e também da famosa Guerra do Contestado, foi parcialmente destruída pelo fogo em 1914, incendiada por centenas de fiéis em um feroz protesto contra a ofensiva militar nas cidades santas, a República e a propriedade privada de terras.
          Renascida nas cinzas, conserva a vocação de bem acolher os turistas. De sua área original desmembraram-se os municípios de Santa Cecília, Lebon Régis, Ponte Alta, Campos Novos, Canoinhas e parte dos territórios de Fraiburgo, Caçador e Matos Costa.
          Parte desta história está guardada no museu Antônio Genemann de Sousa. O museu foi fundado em 1972, no antigo prédio da prefeitura. Os principais artigos e registros históricos encontrados lá são os da Guerra do Contestado. Ao lado fica localizada a Igreja Matriz Imaculada Conceição, com destaque para a pintura nas paredes e no teto.

          O crescimento da cidade de Curitibanos pode ser visto das partes mais altas do município. Da imagem feita em 1942, nada mais resta. Os poucos ranchos de madeira deram lugar a casas e edifícios residenciais. É o que se enxerga comparando do mesmo ângulo o antigo Morro do Hospital, hoje conhecido como Morro do Asilo.
          Além da importância histórica, Curitibanos tem muitas belezas naturais. Campos verdes, araucárias seculares e degraus de rocha basáltica formando saltos e cachoeiras nos rios da região, além de fazendas centenárias.

POLO MULTICULTURAL ATUAL

          Com boa infraestrutura urbana, Curitibanos conta com rede hoteleira de qualidade, além de bons restaurantes. Como os primeiros colonizadores foram os tropeiros vindos do Sul, as tradições gaúchas estão presentes no modo de vestir, no linguajar, nas cantigas e na alimentação. Mas a vinda dos imigrantes italianos, alemães e japoneses alterou os costumes e a economia, transformando a cidade em polo multicultural. Em setembro, a Semana Farroupilha revive as tradições gaúchas, com manifestações culturais. Um dos marcos é o Capão da Mortandade, lugar de um sangrento combate ocorrido em 1842, batizado com esse nome por causa do grande número de vítimas. Fala-se em 400. Em maio, a Expocentro realiza exposição agropecuária, industrial, comercial e de artesanato, com shows e bailes.

PLANO PARA SE DESENVOLVER

          A administração do município lançou recentemente o Plano Diretor de Desenvolvimento Socioeconômico para os próximos 20 anos, dando início ao Projeto Curitibanos 2031. O programa inclui quase 30 ações pontuais nas áreas de infraestrutura, saneamento, educação, saúde, lazer, esportes, indústria e comérco e bem-estar social. São obras e ações que, de acordo com o prefeito de Curitibanos, Wanderley Agostini, ao serem promovidas provocam uma "reação em cadeia" e repercutem em desenvolvimento em todos os setores, especialmente o social, com elevação da oferta de emprego e geração de renda.

População: 37.748 habitantes em 2010
Área: 952,285 km2
Quem nasce lá é... curitibanense
Emancipação: 11 de junho de 1869

Reportagem: Ângela Bastos, Melissa Bulegon e Paola Loewe.
Fotos históricas: Acervo do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina
Fotos atuais: Eduardo Cavalcanti, Felipe Carneiro e Alvarélio Kurossu.
Fonte: Retratos do desenvolvimento. Passado, presente e futuro das cidades catarinenses a partir de fotos históricas: Oeste , Meio-Oeste e Serra. Grupo RBS. Diário Catarinense, A Notícia e Jornal de Santa Catarina: 24/11/2011. p. 6-7.

Um comentário:

  1. Mais uma bela postagem de resgates e a opinião do professor Wieland, quanto à cidade de Curitibanos, com fotos históricas do Acervo do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina
    e atuais: Eduardo Cavalcanti, Felipe Carneiro e Alvarélio Kurossu.
    Fonte: Retratos do desenvolvimento. Passado, presente e futuro das cidades catarinenses. Grupo RBS. Diário Catarinense, A Notícia e Jornal de Santa Catarina: 24/11/2011.
    Por este espaço concedido e reproduzido pelo prof. Wieland, relembramos e conhecemos um pouco mais sobre o cotidiano e história de várias cidades de nossa Santa Catarina.
    Curitibanos por ser uma cidade centralizada já se cogitaram para ser também a nova Capital do Estado.
    Um local que teve passagem vários conflitos citados na matéria, ou a passagem dos grupos.
    E como Fenix, Curitibanos suportou toda essa situação e renasceu das cinzas. Não ficando o ódio, o rancor e sabendo como atender os truristas com toda cordialidade.
    Com tradição dos tropeiros Italianos, se fortificou com a vinda de Italianos e Japoneses.
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história

    ResponderExcluir