terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Retratos do desenvolvimento: Meio-Oeste e Oeste de SC


No últimos meses do ano de 2011 os jornais do Grupo RBS que circulam em Santa Catarina - Diário Catarinense, A Notícia e Jornal de Santa Catarina - publicaram uma coleção de cinco interessantes cadernos, intitulados Retratos do desenvolvimento. Passado, presente e futuro das cidades catarinenses a partir de fotos históricas. A iniciativa teve por objetivo convidar o leitor a acompanhar o avanço da urbanização nos municípios de nosso Estado tendo como ponto de partida fotografias antigas, feitas pelo Prof. Victor Antônio Peluso Junior nas décadas de 1930/1940, e cedidas pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC), de cujo acervo hoje fazem parte. Os cadernos foram divididos em regiões e publicados como segue:
  • 24/11 - Oeste, Meio-Oeste e Serra: Caçador, Chapecó, Curitibanos, Joaçaba, Lages, Piratuba, São Joaquim e Videira.
  • 27/11 - Sul: Araranguá, Criciúma, Cocal do Sul, Jaguaruna, Laguna, Orleans e Tubarão.
  • 30/11 - Vale: Blumenau, Brusque, Gaspar, Ibirama, Itajaí, Rodeio e Timbó.
  • 04/12 - Norte: Araquari, Jaraguá do Sul, Joinville, Porto União, São Bento do Sul e São Francisco do Sul.
  • 07/12 - Capital e região: Biguaçu, Florianópolis, Imbituba, Palhoça, São José e São Pedro de Alcântara.
Três equipes de reportagem percorreram o Estado com o objetivo de demonstrar o avanço econômico e social destes 34 municípios: as repórteres Ângela Bastos, Melissa Bulegon e Paola Loewe, acompanhadas, respectivamente, dos fotógrafos Edu Cavalcanti, Alvarélio Kurossu e Felipe Carneiro. Limitaremos nossa atenção aos municípios de Caçador, Chapecó, Joaçaba, Piratuba e Videira, apenas por uma questão de fidelidade aos propósitos deste espaço, mas recomendamos aos interessados em conhecer o material completo, que procurem fazê-lo, pois a experiência é compensadora.

O Prof. Victor Antonio Peluso Junior nasceu em Florianópolis/SC em 05/07/1909 e faleceu na mesma cidade em 21/04/1994. Casado e pai de três filhos, foi geógrafo, historiador, político e professor emérito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Formou-se engenheiro-geógrafo em 1928 e em 1932 foi nomeado auxiliar técnico da então existente Diretoria de Terras e Colonização, a serviço da qual realizou estudos e levantamentos topográficos pelo Estado. Criado o Conselho Nacional de Geografia, que mais tarde viria a ser o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), lançou-se uma campanha de incentivo ao registro das coordenadas geográficas de SC. Neste contexto, entre 1939 e 1946,  o Prof. Peluso percorreu todas as regiões do Estado lançando mão dos mais variados meios de transporte que lhe estavam disponíveis: ônibus, caminhão, carro de boi, canoa e, inclusive, lombo de mula. Remonta a este período o rico acervo de imagens por ele registradas que ilustra os cadernos publicadas pelos jornais do Grupo RBS. Ao longo das próximas postagens compartilharemos parte deste interessante trabalho.

Fonte: Retratos do desenvolvimento. Passado, presente e futuro das cidades catarinenses a partir de fotos históricas. Grupo RBS. Diário Catarinense, A Notícia e Jornal de Santa Catarina: 24/11/2011. 24p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário