sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Seara/SC: os 55 anos de fundação do Frigorífico Seara

As imagens que ilustram este post foram publicadas originalmente num encarte distribuído pelo Jornal de Santa Catarina de Blumenau/SC, o mais importante do Vale do Itajaí. O informe comercial veiculou no dia 18/11/2011, em comemoração à fundação, em Seara/SC, na mesma data do ano de 1956, do Frigorífico Seara. O importante fabricante dos produtos alimentícias da marca Seara completava 55 anos de atuação no mercado e compartilhava com o grande público diversos aspectos de sua evolução ao longo do tempo.
Não demorou para que a empresa se consolidasse como sinônimo de qualidade em carnes de aves e suínos in natura e processadas, graças à ampliação de seus negócios e aos investimentos feitos em qualidade de processos e produtos. Atualmente a sede da empresa se localiza na cidade portuária de Itajaí/SC, onde possui o primeiro e único terminal privado de cargas frigoríficas do país. Mais de 21 mil funcionários trabalham nas nove unidades industriais da empresa, entre abatedouros e frigoríficos, nas quais são produzidas mais de 27 linhas diferentes de produtos, comercializadas nacional e internacionalmente. Entre elas, podem se citadas: banha, batata-frita, empanados, feijoada, hambúrguer, lasanha, linguiças curadas e frescais, Linha Festa, Linha Light, mortadelas, pão de queijo, pizzas, presuntos, salames, salsichas, sanduíches prontos, frangos, bovinos, cordeiro, suínos, etc.
Nos primeiros anos da década de 1980, a Seara foi adquirida pela Ceval, maior processadora de soja da América Latina, que ampliou o número de unidades industriais e dotou-as da tecnologia adequada ao seu mercado de atuação. No mês de dezembro de 1998 aconteceu a cisão da Divisão Carnes da Ceval, sendo imediatamente constituída a Seara Alimentos S.A., que passou, a partir de janeiro de 1999, a atuar como empresa independente. Com um forte foco no mercado exterior, abriu escritórios comerciais nos seguintes países: Argentina, Holanda, Cingapura, Japão e Dubai. Em fevereiro de 2005 a empresa foi adquirida pela Cargill e, em março de 2008, muda o nome para Cargill Meats Brazil, compondo a unidade de Negócios Cargill para proteína animal. Em setembro de 2009 a empresa passa à propriedade do Grupo Marfrig e é hoje um dos maiores fabricantes de alimentos do país no campo de produtos industrializados à base de carne de aves e suínos. Em 2010 foi feito um investimento histórico na marca Seara, escolhida pelo Grupo Marfrig para se tornar sua marca global, com diversas ações de marketing voltadas à sua consolidação junto ao público. Entre elas, ações no meio esportivo, como: patrocinadora do Santos Futebol Clube, da Seleção Brasileira de Futebol até 2026, da Copa América 2010, e das Copas do Mundo Fifa 2010 e 2014. Paralelamente a todas esta ações, a empresa estabelece um relacionamento emocional com os consumidores através da sustentabilidade, gerindo seu negócio contemplando princípios adequados à questão da responsabilidade ambiental. 
Com cerca de 90 mil funcionários, o Grupo Marfrig é uma das maiores empresas globais de alimentos à base de carne de aves, suína, bovina, ovina e de peixes, além de massas e vegetais. Sua plataforma operacional, composta por unidades produtivas, comerciais e de distribuição, está instalada em 22 países, nos cinco continentes. Os produtos da Seara, altamente diversificados, estão presentes nas mesas de consumidores em mais de 140 países.

Fonte: Jornal de Santa Catarina, 18/11/2011. Informe Comercial: Seara 55 anos - Empresa com uma trajetória consolidada. 4 p.



Um comentário:

  1. Parabéns Wieland por mais essa bela postagem,
    Ainda mais nos relatando um texto histórico dessa grande empresa que é a SEARA.
    Como também saber que você esteve um período dedicando-se à atividade docente no Curso de Turismo e Administração Hoteleira do campus de Joaçaba da UNOESC de março de 2002 a julho de 2006, e no MBA Geração e Operação de Negócios Internacionais do campus de Chapecó em 2008 e 2009. Com isso também pode colaborar com a preservação da memória da região. E através deste texto em seu blog, pode encontrar um espaço para agradecer a hospitalidade com que todos me receberam em sua terra.
    Grande abraço ao excelente professor Wieland
    por nos contar tão bela história.
    Adalberto DAy cientista social e pesquisador da história em Blumenau

    ResponderExcluir