quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

São Miguel do Oeste: Belezas do Oeste - II

Além de Paraíso, a que dedicamos o post anterior, o caderno Viagem do Jornal de Santa Catarina de setembro de 2012 dedicou também espaço ao município de São Miguel do Oeste. A seguir, a reprodução do texto publicado pelo jornal.


"A quatro quilômetros do Centro, lá onde termina a rua pavimentada do Hospital Regional, há o acesso a uma história incrível. No coração da Linha Nereu Ramos, por onde só se chega em estrada de chão, a Gruta Nossa Senhora Aparecido tem virado, cada vez mais, ponto de visitação dos fiéis para fazer promessas e agradecer. É o milagre que foi creditado  à gruta, construída há 50 anos pelo agricultor Venturino Poletto, 78 anos, como forma de agradecer a cura dos graves ataques sofridos pela mulher Josefina. Os dois, até hoje, vivem ali em frente, em uma casa de madeira azul, cercada de obras de arte que Venturino aprendeu a esculpir em pedras e troncos de árvore. Se estiver com tempo, aproveite para ouvir as histórias deles.

No mais, não deixe de visitar o clássico. A Igreja Matriz São Miguel Arcanjo - que ilustra o post -, que se agiganta bem no meio da cidade e pode ser vista de qualquer lugar da cidade, é a maior em estrutura física de Santa Catarina - vitrais coloridos e iluminados pela luz do sol compõe suas paredes.

E há também a gruta - mais uma - mais famosa da cidade, a Nossa Senhora de Lourdes, onde está o jazigo do padre Aurélio Canzi, idealizador do local e primeiro pároco de São Miguel.

De mais novo, há o casal de colonos esculpido em tamanho real, o Monumento aos Pioneiros, instalado em um cruzamento da cidade há cerca de três meses."

Adaptado de: Jornal de Santa Catarina - Viagem - terça-feira, 4 de setembro de 2012 - p. 1 - Texto: Mariana Furlan - Foto: Charles Guerra.

Um comentário:

  1. Bela São Miguel do Oeste.
    O Wieland se tornou um conhecedor profundo de toda essa rica região catarinense.
    Parabéns por nos apresentar essas belas reportagens e nos proporcionar um momento de conhecimento.
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história.

    ResponderExcluir