Em 27/06/2012 foi publicado no Caderno Lazer do Jornal de Santa Catarina, sob o título "Cidades inspiradoras - ficções são ambientadas em municípios com nomes inusitados", um texto divulgando o lançamento de um livro intitulado "Bem-Vindo - Histórias com as Cidades de Nomes Mais Bonitos e Misteriosos do Brasil". Organizada por Fabrício Carpinejar, a obra, de 126 páginas, foi publicada pela editora Bertrand Brasil e reúne dez histórias fictícias de autores brasileiros. Uma delas, que recebeu o título de 'Passos', de autoria de João Anzanello Carrascoza, é ambientada em Saudades.
Segue o texto publicado na matéria: "Algumas excentricidades do mapa brasileiro inspiraram o escritor Fabrício Carpinejar a fazer um convite a colegas das letras: criar histórias de ficção ambientadas naquelas cidades de belos e misteriosos nomes. O resultado está em Bem-vindo, coletânea de 10 autores que desbrava Saudades, Encruzilhada do Sul, Descalvado, Brejo da Madre de Deus, Milagres, Espera Feliz, Amparo, São José dos Ausentes, Brasília e Ouro Preto.
Quem assina o prefácio é o jornalista Roberto Pompeu de Toledo* - a partir de um texto dele, Carpinejar teve a ideia para o projeto. O poeta gaúcho pensou, então, no livro que gostaria de ler. Escalou seus contistas preferidos - Lygia Fagundes Telles e Sergio Faraco estão lá - e pediu que escolhessem os endereços para as suas tramas, não necessariamente relacionadas a seus Estados de origem.
Santa Catarina ganhou um capítulo. O paulista de Cravinhos, João Anzanello Carrascoza, foi convidado a aventurar no destino desconhecido: Saudades, no Oeste catarinense serviu não apenas de cenário para sua história. O conto Passos descreve a plenitude e a fugacidade do reencontro de um casal. "Para não me acostumar a tanta ternura - que depois eu iria desejar sempre, e sofreria por não tê-la -, afastei-me", registra o marido.
- O nome, bonito e misterioso, me desafiou a escrever algo que tivesse também a ver com a cidade. Estava dentro da perspectiva literária em que atuo, não fugi do meu trajeto: é o mundo das relações, o mundo familiar, as pessoas frente a frente - define Carrascoza.
Carpinejar consegue vislumbrar novos volumes com a mesma proposta. Trata-se de um livro, segundo o organizador, que nasce com fertilidade. Na prosa moderna, especialmente a partir da obra do americano William Faulkner, a cidade passa a ser um componente fundamental da literatura de ficção. Interage diretamente com os personagens a influencia os rumos da narrativa.
- É uma maneira de despertar a curiosidade do viajante. E todo leitor é um viajante."
* Um dos grandes jornalistas brasileiros da atualidade, colaborador de Veja, onde encanta os leitores a cada 15 dias com textos memoráveis na última folha da revista.
Fonte: Jornal de Santa Catarina - 27/06/2012 - Caderno Lazer - p. 3 - Texto: Larissa Roso - Fotografia: Raquel Heidrich.
Wieland
ResponderExcluirJá havia lido na oportunidade no jornal Santa Catarina. mas sempre é bom recordar sobre assuntos tão importantes e "inspiradores" , cidades Inspiradoras. Sempre é bom ler sobre o caderno do Santa sobre muitas curiosidades que são apresentadas neste espaço.
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história.