terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Dionísio Cerqueira: Uma cidade que vale por três - "SC Abraça - As cidades mais acolhedoras de Santa Catarina"

De todas as cidades do Oeste Catarinense, Dionísio Cerqueira foi a que, entre os anos de 2000 e 2010, mais viu crescer o seu contingente de imigrantes, com um acréscimo de 36,64%.  Por isso, é considerada a cidade mais receptiva do Oeste. A seguir, o exemplo de um imigrantes radicado na cidade há algumas décadas.


Munido da capa social abaia e do gorro islâmico tarbuchi, Issa Mizher agrega sabores à já cosmopolita cidade.

     A Guerra dos Seis Dias, em que Israel expandiu seu território na Palestina, em 1967, foi o estopim para a família de Issa Mizher migrar para o Brasil. Mizher chegou em território brasileiro em 1969, com 13 anos, na cidade de Dois Vizinhos (PR). Em 1983, mudou-se junto com a família de seu sogro para Dionísio Cerqueira, e hoje mantém confraternizações regulares com outras 10 famílias palestinas e libanesas.
     - Gostei do clima, da sociedade e do lugar - diz, sobre a cidade que chama de "trifronteira", ao reunir os municípios de Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina, e Barracão, no Paraná, além de Bernardo de Irigoyen, na Argentina. Há mais de 40 anos na localidade, Mizher diz que as três cidades funcionam como se fossem uma só.
     - Muitas vezes a gente não sabe se está em Dionísio Cerqueira ou Barracão e, para chegar na Argentina, é só atravessar uma rua - explicou.
     No dia a dia, trabalha na sua loja de material esportivo em Dionísio Cerqueira, mas frequentemente está almoçando em Barracão ou fazendo compras na Argentina.
     Além de se dedicar à loja, Mizher se mostra um cozinheiro de mão cheia, atividade pela qual se mantém firme nas raízes palestinas. Entre os agrados que faz para os visitantes estão bolo com mel e nozes, e café com cártamo. Outros clássicos da comida árabe que ele prepara são esfirra e charutos de couve.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Encarte SC Abraça - As cidades mais acolhedoras de Santa Catarina - 1º Caderno: Oeste e Serra - 24/06/2012.

Reportagem: Daisy Trombetta, Darci Debona e Pablo Gomes.
Produção: Roberta Kremer e Mariju de Lima
Edição: André Lückmann
Diagramação: Fabiano Peres
Imagem: Sirli Freitas

Um comentário:

  1. Quantas histórias maravilhosas temos em nosso Oeste catarinense. Em especial neste artigo que relata sobre a cidade Dionísio Cerqueira . Uma cidade que vale por três mesmo, uma bela cidade e acolhedora.
    Parabéns também por este belo relato que você postou dos belos repórteres Daisy Trombetta, Darci Debona e Pablo Gomes.
    Adalberto Day cientista socila e pesquisador da história.

    ResponderExcluir