segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Tigrinhos: "SC Abraça: as cidades mais acolhedoras de Santa Catarina"

Tigrinhos foi a segunda cidade da Região Oeste que mais recebeu imigrantes entre os anos 2000 e 2010, segundo estudo feito no período pelo IBGE. O acréscimo foi de 35,13%. Segue reprodução do texto com memórias de Olívio Baczinski, ele mesmo um imigrante de Tigrinhos, publicado no encarte do Jornal de Santa Catarina em 24/06/2012.


Olívio Baczinski tem 76 anos de idade e registrou em cartório boa parte dos nativos de Tigrinhos.

     "Nasci em Erechim, no Rio Grande do Sul, e vim para Santa Catarina há 52 anos. Há 47 me instalei onde hoje é o município de Tigrinhos, para montar o primeiro cartório da cidade. Na época, tinham umas 150 casas aqui; hoje passam de 400. No início, 90% do movimento do município era agricultura, só mais tarde vieram os aviários. Como tinha pouca gente e o pessoal era muito pobre, o cartório não dava muito dinheiro. E e minha esposa Rita complementávamos a renda criando uns porquinhos e vacas de leite.
     Tinha muita gente aqui sem registro. Traziam quatro ou cinco por vez para registrar. Tinha gente de idade que não era registrado. Muitos a gente fazia gratuitamente. Registrei boa parte dos nascimentos, casamentos e óbitos de Tigrinhos.
     Fui o primeiro prefeito da cidade, entre 1997 e 2000. Naquela época, a receita era pouca e não conseguíamos muita coisa em Brasília. Compramos a primeira caneta, alugamos o primeiro prédio e colocamos água potável em 70% das casas. A emancipação foi muito boa para Tigrinhos. Hoje é um lugar muito bom. Tem saúde e educação, e não existe ladrão.
     Não temos indústria mas muita gente mora aqui e vai trabalhar em Maravilha, de lotação. Há cinco ou seus anos chegou o asfalto que facilitou o deslocamento.
     Criei meus quatro filhos aqui e um deles assumiu o cartório. Gostamos de Tigrinhos. Só não está melhor porque a saúde vai minguando. Mas a cidade aqui é muito boa de morar."


Fonte: Jornal de Santa Catarina - Encarte SC Abraça - As cidades mais acolhedoras de Santa Catarina - 1º Caderno: Oeste e Serra - 24/06/2012.

Texto: Olivio Baczinski
Reportagem: Daisy Trombetta, Darci Debona e Pablo Gomes.
Produção: Roberta Kremer e Mariju de Lima
Edição: André Lückmann
Diagramação: Fabiano Peres
Imagem: Sirli Freitas

Um comentário:

  1. Wieland
    Muito interessante essa história de Tigrinhos e sobre o homem que montou um cartório e se perpetuou como em todos os municípios, não diferente em Blumenau. Um vício que da muito dinheiro. Pra dar um P... precisa passar pelo cartório. Desculpe mas esta é uma forma que achei de manifestar essa mafia que se espalha por todos os municípios brasileiros.
    Mas parabéns ao Olívio Baczinski pelo seu trabalho e por ter montado um cartório em Tigrinhos ... mas que é fato o que relatei ah isso é, tenho certeza. Não que não seja necessário, mas que existe exageros nessa burocracia ou "burrocracia", existe e muito. Está na hora de rever tudo isso.e ainda se perpetua de pai para filhos.
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história

    ResponderExcluir