terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Região Oeste: "SC Abraça - As cidades mais acolhedoras de Santa Catarina"

"Santa Catarina é, de fato,  o Estado mais acolhedor do Brasil", revela um interessante estudo do IBGE, realizado entre os anos de 2000 e 2010. Em meados de 2012 foram encartados nos jornais do Grupo RBS em SC, cinco cadernos intitulados "SC Abraça - As cidades mais acolhedoras de Santa Catarina". O interessante material demonstra quais cidades catarinenses receberam o maior número de imigrantes. O primeiro destes cadernos, que abordou a Região Oeste e Serra, foi publicado no Jornal de Santa Catarina em 24/06/2012.



     "Santa Catarina é, de fato, o Estado mais acolhedor do Brasil. Essa conclusão tem base no Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cujo recorte de 2000 a 2010 mostra que é o território que mais recebe imigrantes. No período, Santa Catarina apontou salto de 59,1% de pessoas radicadas na sua população, caracterizando-o como como o lugar que mais acolhe moradores de fora das divisas e fronteiras.
     Para nós, isso revela em números concretos o prazer em ser, fazer e pertencer a esse Estado. Afinal, é no solo catarinense que 174 mil pessoas de outros países ou outros Estados escolheram morar nos últimos anos.
     Esta coleção de cinco cadernos traz uma pequena amostra dos personagens e das peculiaridades dos municípios que são os mais receptivos do Brasil."


     A relação a seguir, elaborada com base nos dados apurados pelo IBGE, mostra o percentual de imigrantes que acudiu a cada município da Região Oeste e Serra:


Considerados apenas os municípios que tiveram um incremento igual ou superior a 30% no número de imigrantes, observamos que 100% deles estão na Região Oeste. É interessante observar que Zortéa, tão próxima à Região Oeste, foi a cidade da Serra que mais obteve aumento no número de imigrantes: 19,40%. Do quadro acima extraímos o seguinte ranking, considerando somente municípios com crescimento igual ou superior a 30% no número de imigrantes:

Dionísio Cerqueira: 36,64
Tigrinhos: 35,13
Paraíso: 34,90
Guarujá do Sul: 33,95
Flor do Sertão: 33,08
São Miguel da Boa Vista: 32,83
Princesa: 32,55
Santa Helena: 32,25
Bandeirante: 31,89
Barra Bonita: 31,82
Bom Jesus do Oeste: 31,50
Romelândia: 30,85
Belmonte: 30,39
São José do Cedro: 30,24

Paulatinamente postaremos informações referentes a alguns dos municípios abordados no caderno citado.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Encarte SC Abraça - As cidades mais acolhedoras de Santa Catarina - 1º Caderno: Oeste e Serra - 24/06/2012.

Reportagem: Daisy Trombetta, Darci Debona e Pablo Gomes.
Produção: Roberta Kremer e Mariju de Lima
Edição: André Lückmann
Diagramação: Fabiano Peres

Um comentário:

  1. Bela postagem sobre as cidades mais acolhedoras de Santa Catarina e percebemos nosso Oeste em alta neste aspecto. A relação mostra esta maravilha de acolhimento que nosso estado sabe dar aos seus imigrantes. Belo dados apresentado aqui com fonte o Jornal de Santa Catarina.
    Parabéns
    Adalebrto Day cientista social e pesquisador da história.

    ResponderExcluir