quarta-feira, 3 de março de 2010

Treze Tílias: As memórias de Alfred Luiz Baumgarten - Parte I


Há alguns anos, em visita a um sebo de Blumenau encontrei um livreto de 89 páginas, escrito por Alfred Luiz Baumgarten (1912-2001), e intitulado "Missão Cumprida". Curioso por encontrar na auto-biografia dados que remetessem ao passado de Blumenau/SC, grata surpresa encontrei, à p. 75, o título "Treze Tílias". O autor relata suas duas passagens pelo município. Ainda que tenha omitido a data destas viagens, permito-me, a partir de um dado fornecido pelo autor, supor que tenham ocorrido em 1978 e 1980, respectivamente. A suposição se baseia na informação de autor de que sua segunda viagem aconteceu quando Rio Negrinho/SC "estava festejando seu primeiro centenário" (p. 77), e é sabido que isso aconteceu a 24/04/1980, uma quinta-feira.
As informações referentes à história e a outros fatos do município são resultado de impressões coletadas pelo autor em suas visitas à cidade e eventualmente algumas delas podem carecer de confirmação.
Estou certo que o leitor terá muito prazer nestes relatos, especialmente o que estiver familiarizado com os locais e fatos mencionados, ou mesmo os protagonizou. O relato da segunda viagem publicaremos em breve.


Treze Tílias

Estivemos duas vezes nessa encantadora cidadezinha do interior catarinense. A cidade foi fundada em 1933 por um grupo de tiroleses, chefiados pelo ex-ministro da Agricultura da Áustria, Andreas Thaler. Depois de peregrinar por vários países sulamericanos, acabaram no Brasil, onde encontraram o lugar dos seus sonhos para se assentarem e fundar uma cidade. Assim, nasceu Treze Tílias (em alemão "Dreizehn Linden").
Em Treze Tílias tudo se desenvolve com a preocupação de preservar as tradições tirolesas. Graças aos incentivos da prefeitura, que entre outros isentou de impostos durante 5 anos a construção de casas típicas. Nem mesmo as agências do Banco do Brasil e do Banco de Desenvolvimento de Santa Catarina escaparam. Elas estão instaladas em prédios com estilo tirolês.
A primeira viagem fizemos no carro do sr. Oswaldo Hueves, nosso representante* para o Estado de Santa Catarina. Do grupo participaram, além do sr. Oswaldo, minha irmã Grete e seu marido Luiz, o sr. Werner Riedmann, da Fábrica em Nova Friburgo, Marília** e eu. Chegamos à cidade já noite escura sem saber onde ficar. Vimos no alto de uma colina uma igrejinha iluminada. Fomos até lá e, como a porta estava aberta, resolvemos entrar. Na igreja meu cunhado Luiz encontrou uma religiosa que conheceu há muitos anos quando lhe forneceu remédios, sendo ele farmacêutico. A freira nos apresentou ao Padre João, tirolês e pároco da igreja. A nosso pedido indicou-nos um hotel e se ofereceu para nos acompanhar ao Hotel Tirol da Da. Mitzi. Era um hotel típico da região, familiar e muito simpático, administrado por Da. Mitzi, suas duas filhas e um genro. Éramos praticamente os únicos hóspedes e, apesar da hora avançada, nos prepararam um gostoso lanche (Abendbrot), acompanhado de vinho da região. Depois ainda fomos brindados com um concerto de cítara por Da. Mitzi, acompanhado por um coral formado pelas filhas e genro e do qual nós acabamos participando.
O dia seguinte foi de passeios pela cidade e visitas a vários artesanatos, a maioria de esculturas em madeira, principalmente de figuras sacras. O pessoal do hotel e outras pessoas com as quais conversamos, nos aconselharam a voltar no ano seguinte, em maio***, para os festejos da fundação da cidade. Com essa idéia na cabeça, regressamos a Armação.

* Representante da Fábrica de Rendas ARP, de Nova Friburgo/RJ.
** A esposa de Alfred Luiz Baumgarten, que vive no RJ.
*** A data de chegada dos primeiros imigrantes austríacos é comemorada em 13/10. O texto parece se referir aos festejos da emancipação do município, ocorrida em 29/04/1963.

Fontes:
BAUMGARTEN, A. L. Missão cumprida. Blumenau: Ed. do autor, 1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário