quinta-feira, 1 de abril de 2010

Treze Tílias: As memórias de Alfred Luiz Baumgarten - Parte II



 Dando sequencia ao relato das viagens de Alfred Luiz Baumgarten a Treze Tílias, reproduzo abaixo o texto referente à sua segunda viagem ao município. Segundo havia inicialmente planejado, esta deveria ter acontecido no ano seguinte à primeira viagem, ou seja, em 1979, mas veremos que seu retorno a Treze Tílias demoraria um pouco mais. A imagem retrata parcialmente o Hotel Tirol, onde se hospedou nas duas ocasiões. Infelizmente, em função da baixa qualidade da imagem publicada no livro, não é possível identificar as pessoas na fotografia. No entanto, o estabelecimento ainda existe, obviamente modernizado e ampliado, e se mantém fiel às características que cativaram o viajante Baumgarten. Tive o privilégio, enquanto membro do corpo docente do Curso de Turismo e Administração Hoteleira da UNOESC, de conhecer e participar da qualificação de alguns de seus colaboradores, entre eles Solange Calza e os irmãos Cristina Klotz Mantovani e Roberto Klotz, filhos dos proprietários do hotel. Vamos à parte final do texto:

"Não foi no ano seguinte, mas dois anos depois, que voltamos a Treze Tílias na época sugerida. Desta vez fizeram parte do grupo: o sr. Oswaldo Huewes e esposa Marilene, Grete, Luiz, Marilia e eu. Na viagem de ida conhecemos as cidades de São Bento do Sul e Rio Negrinho, que neste dia estava festejando seu primeiro centenário de fundação. Em Treze Tílias fomos diretamente ao Hotel Tirol, onde já estávamos sendo esperados. Sábado e domingo* foram os dias dos festejos, com exposição Agro-Pecuária e Artesanato, de churrasco e música tirolesa o dia inteiro, sem falar do baile de sábado à noite. Fui convidado a abrir o baile dançando com a Miss Treze Tílias. Entre as danças houve apresentação de vários grupos de Danças tirolesas em trajes típicos, inclusive o "Schuhplattler". É uma dança no qual os pares participantes pulam e batem com as palmas das mãos nos joelhos e na sola dos sapatos.

Para domingo à noite, Da. Mitzi tinha preparado uma festa particular para nós e sua família, animada com muita cantoria, em alemão é claro, e muito vinho. Um casal de alemães de São Paulo, assistiu as nossas brincadeiras com tanto interesse que acabamos chamando-o para nosso grupo. O comentário do senhor alemão foi que desde que veio de Hamburgo nunca mais tinha ouvido esses "Lieder"** e principalmente as paródias dos textos que eu cantava. Se sacudia de tanto rir.

Tínhamos marcado a nossa viagem de regresso para a manhã do dia seguinte. Isso provocou um protesto geral nos nossos amigos do Hotel Tirol. Da. Mitzi até já tinha preparado um assado para o almoço. Não tivemos outra alternativa e tivemos que adiar a viagem para depois do almoço. Quando anunciamos a nossa decisão a alegria foi geral e na mesma hora o genro de Da. Mitzi saiu apressadamente para comprar mais vinho."

* Pelos nossos cálculos, 26 e 27/04/1980.
** Canções, provavelmente folclóricas.

Até aqui o relato de Baumgarten. Seria muito interessante saber quem são algumas das pessoas mencionadas ao longo do texto, como a Da. Mitzi, suas filhas e seu genro, assim como a Miss Treze Tílias daquele ano e a freira mencionada na primeira parte desta matéria. Contribuições neste sentido são muito benvindas e podem ser postadas na forma de comentários ou enviadas por e-mail para wieland@terra.com.br.

Fonte: BAUMGARTEN, A. L. Missão cumprida. Blumenau: Ed. do autor, 1992.

Um comentário:

  1. Wieland
    Parabéns pelas belas postagens. Deixar o espaço para outros colaborarem, é uma excelente idéia.
    Abraços
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história

    ResponderExcluir