domingo, 11 de março de 2012

Caçador: "Retratos do desenvolvimento" - 24/11/2011

O município de Caçador mereceu nossa atenção em postagem de 14 de julho de 2010. Hoje, com a reprodução do texto do encarte "Retratos do desenvolvimento" publicado no Jornal de Santa Catarina em 24/11/2011, damos mais uma pequena contribuição à divulgação da sua história.


          O Ginásio Aurora está na memória dos moradores de Caçador, no Meio-Oeste. Fundado em 1928 pelo casal Dante e Albina Mosconi, no Bairro Santelmo, o Colégio Aurora foi um marco para o desenvolvimento da cidade. O método de educação do Aurora era referência. Famílias de todas as regiões traziam seus filhos para estudar ali. Com 79 anos de idade, o comerciante Osvaldo Mariani lembra dos tempos em que foi um dos internos:
          -  O ensino era exemplar. Quando a gente concluía o ginasial, que seria hoje até o sexto ano, sabíamos tanto quanto muitos cursos universitários de hoje - conta Mariani, proprietário de uma loja de aviamentos a poucos metros de outro marco caçadorense, a ponte de madeira sobre o Rio do Peixe, a Antônio Bortolon.
          Hoje, no local onde existia o Ginásio Aurora está instalado o Colégio Bom Jesus Aurora, que pertence a uma rede. Do prédio de madeira, que abrigava por ano em torno sw 80 alunos internos, apenas uma parte foi mantida e abriga a biblioteca.


          Chegaram o asfalto, a rede elétrica e as casas, sinal da evolução que acompanha Caçador - segundo a história, antes de se tornar município, a região do Alto Vale do Rio do Peixe era uma grande floresta. Seus primeiros habitantes, depois dos índios, chegaram no início do século XIX. Eram caboclos oriundos da miscigenação de portugueses e espanhóis com os nativos Kaigang e Xokleng.
          Em 22 de fevereiro de 1934, foi criado o município de Caçador. Um fato ocorrido na década de 1940 e narrado por Domingos Paganelli foi que uma lei federal dizia que não poderia existir dois nomes iguais para municípios - o nome Caçador já existia em São Paulo. Segundo a lei, o município mais velho ficaria com o nome, sendo então cogitada a mudança do nome de Caçador, em Santa Catarina, para Caçanjurê. Mas Domingos Paganelli sugeriu que fosse consultado o Departamento de Geografia e Estatística do governo federal. Foi comprovado que Caçador, em Santa Catarina, tinha o nome há mais tempo.

AGRICULTURA É PROTAGONISTA

          Mesmo com o crescimento da indústria e dos serviços, a agricultura continua importante. O município conta com cerca de 230 indústrias. Mas são os dados da Secretaria da Agricultura que apontam a importância do meio rural. São produzidas por ano cerca de 100 mil toneladas, destacando-se tomatre, alho e cebola, além da fruticultura de clima temperado e as culturas de milho, feijão, batata, arroz e fumo. O tomate é destaque, com uma produção de quase 50 mil toneladas/ano, o que proporciona o título de "maior produtor do Estado".
          Uma tragédia na década de 1980 mostrou a força do município. Em 1983, uma enchente afetou várias famílias e deixou a cidade isolada. Pontes foram carregadas, inclusive a Ponte Coberta de Madeira, que foi reconstruída em 1985.

CRESCIMENTO FICA VISÍVEL

          A indústria é o setor responsável por grande parte do movimento financeiro do município, e deu a Caçador o título de "capital industrial do Meio-Oeste". Essa configuração começou nos anos 1990, quando a indústria teve um crescimento acelerado e as madeireiras passaram a exportar mais, colocando a cidade como um dos principais exportadores do Estado.
          Com as novas tecnologias e a indústria da madeira exportando em escala, a perspectiva é de um futuro próspero no que diz respeito a volume de produção. Caçador tem como destaque o setor metalmecânico, do couro e do calçado, de confecções e de plásticos. O crescimento da cidade é visível, coma construção civil em alta e o movimento de pessoas e veículos.

População: 70.762 habitantes em 2010
Área: 981,903 km2
Quem nasce lá é...caçadorense
Emancipação: 22 de fevereiro de 1934

Reportagem: Ângela Bastos, Melissa Bulegon e Paola Loewe.
Fotos históricas: Acervo do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina
Fotos atuais: Eduardo Cavalcanti, Felipe Carneiro e Alvarélio Kurossu.

Fonte: Retratos do desenvolvimento. Passado, presente e futuro das cidades catarinenses a partir de fotos históricas: Oeste , Meio-Oeste e Serra. Grupo RBS. Diário Catarinense, A Notícia e Jornal de Santa Catarina: 24/11/2011. p. 6-7.

Um comentário:

  1. Professor Wieland
    Li e vi essa reportagem no jornal de SC, sobre o município de Caçador , e com a contribuição de quem conhece, ficou ainda melhor.
    Fotos espetaculares trazem o passado dessa cidade tão importante de nosso estado.
    Isso ainda era uma época antes do asfalto que trouxe o progresso a região.
    Um município ainda recente (1934) com belas histórias a nos brindar e apimentadas ainda mais com o Pro. Wieland, conhecedor desta região.
    Caçador apesar de todas as dificuldades, hoje é uma pujança entre os municípios de Santa Catarina.
    Parabéns Wieland
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau

    ResponderExcluir