domingo, 11 de março de 2012

Videira: "Retratos dos desenvolvimento" - 24/11/2011

Esta é nossa primeira incursão na história do importante município de Videira, reproduzindo, integralmente, matéria publicada no encarte "Retratos do desenvolvimento", como parte integrante do Jornal de Santa Catarina e de outros veículos do Grupo RBS em Santa Catarina.


          A ponte de madeira deu lugar a uma nova, de cimento, mas o lugar é quase o mesmo. O trânsito, no entanto, está muito mais intenso. Inaugurado em 25 de março de 1934, o elo entre as vilas Perdizes e Victória é testemunho do crescimento da hoje Videira. Projetada pelo construtor alemão Otto Koert, foi batizada de Ponte Luiz Kellermann e foi considerada uma referência na época, por não ter pregos ou parafusos. A madeira era apenas encaixada.
          Réplica e dados estão no museu da cidade, explicando tratar-se da maior ponte do mundo em vão livre, com 67 metros, e feita de madeira a partir de árvores extraídas das margens do Rio do Peixe. Como exemplo, um angico com um metro de diâmetro e cinco metros de largura.
          Em 1949, foi substituída pela Ponte Aderbal Ramos da Silva, com passarela para pedestres e trânsito de veículos em sentido único.


          Além das mudanças na própria ponte, a paisagem ao redor do Rio do Peixe modificou-se bastante ao longo do tempo. Ao fundo, o que no passado seria, de acordo com o relato dos moradores, uma fábrica de banha, hoje é ocupado por uma revenda de motocicletas. No Bar Brasil, ainda no local, alguns traços remetem para um antigo armazém. Uma réplica do que seria a casa do telégrafo hoje abriga um posto da Polícia Militar.
          A colonização da cidade de Videira iniciou-se em 1918, na então Vila do Rio das Pedras. Em 1921, para atrair novos colonos, mudou o nome para Perdizes. Mais tarde, foi necessário unir Perdizes a outra localidade para facilitar a vida das famílias. A instalação oficial do município em 1944, 10 anos depois da Ponte Kellermann estar em atividade.
          O nome Videira deve-se ao fato de a região ser um grande centro vitivinicultor de Santa Catarina. O avanço dos parreirais na região deu origem à primeira Festa da Uva, realizada no ano de 1942. Desde então, o evento se repete e recupera a memória dos moradores, com a animação italiana característica.

VINHO, MUSEU E ASTRONOMIA

          A maioria dos atrativos turísticos de Videira está ligada ao vinho, como o Museu do Vinho, onde se reproduz a forma de produção da bebida na época da colonização.
          O Museu do Vinho Mário de Pellegrin está localizado no eixo cultural da cidade, que compreende a Igreja Matriz, a Praça do Coreto e a Biblioteca Municipal Euclides da Cunha. O museu conta a história da uva e do vinho por meio da exposição de equipamentos usados pelos primeiros colonizadores para a fabricação do vinho colonial. Videira possui rios, cascatas e áreas verdes. Vários sítios e fazendas da região são excelentes para a prática do turismo rural, com direito a gastronomia típica, vinho artesanal, produtos coloniais, passeios, trilhas e visita a pomares. Desde 2003, Videira possui um observatório astronômico aberto à visitação.

INDÚSTRIAS PARA O FUTURO

          A diversificação econômica, que abrange setores como pecuária, fruticultura e automação, faz de Videira um polo econômico. A prefeitura adquiriu um terreno para a construção do novo distrito industrial, destinado a micro e pequenas empresas, além de duas áreas para a construção de loteamentos habitacionais e um terreno para a nova rodoviária. A área é de 121 mil metros, avaliada em R$ 544 mil, e fica na localidade de Campina Bela, a apenas dois quilômetros do Centro. Videira é o berço da Perdigão, empresa responsável pelo desenvolvimento da cidade. Sede da secretaria regional, Videira foca agora no desenvolvimento de técnicas para aprimorar a produção e posicionar sua economia como uma das principais do Estado.

População: 47.188 habitantes em 2010
Área: 377,856 km2
Quem nasce lá é...videirense
Emancipação: 29 de janeiro de 1953

Reportagem: Ângela Bastos, Melissa Bulegon e Paola Loewe.
Fotos históricas: Acervo do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina
Fotos atuais: Eduardo Cavalcanti, Felipe Carneiro e Alvarélio Kurossu.


Fonte: Retratos do desenvolvimento. Passado, presente e futuro das cidades catarinenses a partir de fotos históricas: Oeste , Meio-Oeste e Serra. Grupo RBS. Diário Catarinense, A Notícia e Jornal de Santa Catarina: 24/11/2011. p. 6-7.

Um comentário:

  1. Professor Wieland
    Voltando a nos brindar sobre novas histórias, e desta vez Videira.
    Reproduzindo o Jornal de Santa Catarina - um belo relato da ponte feita sem pregos e parafusos, tão somente encaixes...fenomenal. Neste caso não dá para evitar o crescimento e uma nova e moderna foi construída no local com o nome do politico
    Bela reportagem revivida e trazidas a tona pelo Mestre Wieland
    A foto da ponte de encaixe é um espetaculo.
    Parabéns
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau

    ResponderExcluir