quinta-feira, 13 de março de 2014

Paraíso: "SC Abraça: as cidades mais acolhedoras de Santa Catarina"

Paraíso, com um acréscimo de 34,90% no número de imigrantes recebidos entre 2000 e 2010, segundo estudo do IBGE, ficou em 3°. lugar no ranking das cidades do Oeste que mais receberam imigrantes naquele período. Segue a matéria publicada em encarte do Jornal de Santa Catarina em 24/06/2012, no contexto do estudo em questão.



     Tem gente que não sabe, mas o Paraíso fica em Santa Catarina. Basta seguir a BR-282 em sentido Oeste, passar por Joaçaba e Chapecó, e seguir até a região de São Miguel do Oeste. A partir de lá, seguindo pelas placas, uma estrada de 29 quilômetros cortada por quatro pontes vai levar ao pequeno povoado de Paraíso. Onde não há construções com mais de dois andares, a maioria das casas não tem grade no terreno, calçados podem ser deixados na rua. Ainda é possível colher bergamotas nos quintais, e também se pode caminhar tranquilamente sem o risco de ser atropelado.
     - Se for pensar no lado da tranquilidade, aqui é mesmo o paraíso - afirmou o médico Márcio Gonzalhes, que escolheu a cidade para fixar moradia com a esposa.
     Mesmo com ela trabalhando em Mondaí, a 70 quilômetros, e ele também trabalhando em São Miguel do Oeste, a quase 30 quilômetros, eles optaram pelo povoado. A exemplo de 34%* dos 4.080 moradores de Paraíso, Gonzalhes veio de outro estado. Ele é natural de Pelotas (RS), estudou em Porto Alegre e há seis anos está trabalhando em Santa Catarina.
     Gonzalhes enumera as vantagens da cidade onde mora. Ele diz que a convivência com os vizinhos é uma das melhores que já teve, como se fossem todos da mesma família.
     - Aqui não tem roubo e a saúde é uma das melhores - disse o profissional da área.
     Além da hospitalidade da população, ele quase não vê violência. Em dois anos como médico, só atendeu dois casos de briga e não lembra de nenhum homicídio.
     - É um povo que não é violento, formado por pessoas humildes - avaliou.

* É preciso verificar se esta proporção está correta, pois o estudo parece indicar a taxa de aumento de imigrantes da localidade, o que é diferente da taxa de aumento da população total.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Encarte SC Abraça - As cidades mais acolhedoras de Santa Catarina - 1º Caderno: Oeste e Serra - 24/06/2012.

Reportagem: Daisy Trombetta, Darci Debona e Pablo Gomes.
Produção: Roberta Kremer e Mariju de Lima
Edição: André Lückmann
Diagramação: Fabiano Peres
Imagem: Sirli Freitas

Um comentário:

  1. Wieland
    Show suas postagens.
    Bela cidade de Paraíso, e ela existe.
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau

    ResponderExcluir