segunda-feira, 17 de março de 2014

Chapecó: Cidade de muitos sotaques - "SC Abraça - As cidades mais acolhedoras de Santa Catarina"

Chapecó também se destacou na lista das cidade mais acolhedoras de Santa Catarina, segundo pesquisa realizada pelo IBGE entre 2000 e 2010. Teve um crescimento de 28,85% no número de imigrantes que a escolheram como sua nova casa. Segue a reprodução do texto sobre o tema publicado no Jornal de Santa Catarina em 2012.


A artista plástica Marlowa Pompermayer Marin produziu uma obra exclusiva para expressar o seu olhar sobre Chapecó. Natural de Caçador, formada em Desenho Artístico pelo Instituto de Desenho do Paraná, em Curitiba, foi adotada por Chapecó em 1991. É de autoria dela o depoimento que segue.


     "Há 20 anos aqui chegamos. Recordo que amigos manifestavam, desde aquele tempo, que aqui chegava muita gente de fora. Hoje penso em meu círculo de conhecidos e vejo como há pessoas que não nasceram aqui: umas com sotaque paulista, outras bem gaúchas, até um amigo querido que chamamos carinhosamente de "carioca chapecoense" - sim, ele nasceu e viveu no Rio de Janeiro, mas adora Chapecó. A maioria destes amigos, assim como eu e meu marido, escolheu esta querida cidade para viver e teve os filhos nascidos aqui. É uma alegria e honra poder acompanhar o crescimento de uma cidade na qual aprendemos, na íntegra, o que é um povo acolhedor. Fomos muito bem recebidos e abraçados. "Gracias, Chapecó!" é o título da música que uma querida amiga compôs. Ela e seu marido vieram de Buenos Aires e, assim como nós, foram muito bem recebidos. Como é bom ser feliz aqui em Chapecó!"

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Encarte SC Abraça - As cidades mais acolhedoras de Santa Catarina - 1º Caderno: Oeste e Serra - 24/06/2012.

Reportagem: Daisy Trombetta, Darci Debona e Pablo Gomes.
Produção: Roberta Kremer e Mariju de Lima
Edição: André Lückmann
Diagramação: Fabiano Peres
Imagem: Reprodução Sirli Freitas

Um comentário:

  1. Chapecó de tantas tradições.
    Uma bela cidade que nos esportes e em seu povo tanto nos orgulha.
    Brilhante local para se viver, uma cidade encantadora.
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau

    ResponderExcluir