segunda-feira, 31 de março de 2014

Zortéa: "SC Abraça: as cidades mais acolhedoras de Santa Catarina"

De acordo com os critérios da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), o município de Zortéa pertence à Serra Catarinense. Contudo, por sua proximidade com o Meio-Oeste, não poderia deixar de ser citado no contexto das cidades mais acolhedoras de Santa Catarina, segundo estudo realizado pelo IBGE entre os anos de 2000 e 2010. Com um acréscimo de 19,40% em seu número de imigrantes naquele período, figura como a cidade mais acolhedora da Serra. A matéria sobre o município, publicada no Jornal de Santa Catarina em 2012, é reproduzida abaixo.


 

     Foi em busca de tranquilidade e de segurança que a professora Elisangela Martinelli Terra dos Santos resolveu morar em Zortéa, há quatro anos. Ela faz parte de uma massa de migrantes: ao todo, 19,4% da população do município veio de outro estado - o equivalente a uma em cada cinco pessoas. Quando se considera os que nasceram em outros municípios, inclusive catarinenses, o percentual salta para 54,4% - mais da metade.
     Situada na divisa com o Rio Grande do Sul, a influência gaúcha pode ser facilmente medida na cidade serrana. Com apenas 3 mil habitantes, tem três Centros de Tradições Gaúchas (CTG), cujos rodeios movimentam a cidade várias vezes por ano. Por outro lado, atrativos naturais reforçam o turismo: há fartura de quedas d'água, principalmente nos rios Agudo e Taimbé. A maior delas, Salto Taimbé, tem 80 metros de altura.
     Na avaliação da professora Elisangela, a pequena cidade é o lugar ideal para viver e criar os filhos que o casal planeja ter.
     - Há vários municípios maiores aqui perto, que facilitam o acesso profissional e também de conhecimento. Zortéa é bem desenvolvida e um ótimo local para morar - afirmou.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Encarte SC Abraça - As cidades mais acolhedoras de Santa Catarina - 1º Caderno: Oeste e Serra - 24/06/2012.

Reportagem: Daisy Trombetta, Darci Debona e Pablo Gomes.
Produção: Roberta Kremer e Mariju de Lima
Edição: André Lückmann
Diagramação: Fabiano Peres
Imagem: Daisy Trombetta

Um comentário:

  1. Zortéa
    Bela e tranquila cidade serrana. Acolhedora boa para se viver.
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história.

    ResponderExcluir