segunda-feira, 24 de março de 2014

Itá: "SC Abraça: as cidades mais acolhedoras de Santa Catarina"

Também Itá aparece na lista das cidades mais acolhedoras de SC. No período 2000-2010, teve um acréscimo de 24,58% no número de imigrantes que a procuraram para viver, segundo estudo realizado pelo IBGE. Segue reprodução de texto publicado sobre o assunto no Jornal de Santa Catarina em meados de 2012.


     Cidade planejada após a inundação da hidrelétrica atrai visitantes para suas águas calmas. 


     A construção da Usina Hidrelétrica de Itá, inaugurada em 2000, foi um dos principais fatores que tornam a cidade uma das mais atraentes do Oeste. Entre os residentes radicados em Itá está Elizabete Fontana, natural de Rio dos Índios (RS). Seu marido, o engenheiro florestal Jusselei Perin, foi trabalhar nos programas de educação ambiental da hidrelétrica, e até hoje é funcionário do Consórcio Itá.
     Formada no ramo, Elizabete empreendeu em sociedade uma farmácia em Itá, negócio que foi vitaminado pela força turística: cerca de 25% da clientela é formada por turistas, volume que chega a 50% no verão. O centro das atenções dos visitantes é o lago da hidrelétrica, que permitiu a exploração de passeios de barco e jet ski, além de parque aquático e outros investimentos em hotéis e pousadas.
     Elizabete e Jusselei aprovaram a hospitalidade da população, sem contar a infraestrutura - como a cidade foi reconstruída em função da usina, as casas são novas e as ruas são planejadas e arborizadas.
     Com tantos fatores positivos, Elizabete e Jusselei escolheram Itá para morar e criar o filho Rômulo, que está com quatro anos e nasceu itaense legítimo. E os pais já se consideram integrados à sociedade local.
     - É uma cidade de fato muito acolhedora, nossa casa é aqui - concluiu Elizabete.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Encarte SC Abraça - As cidades mais acolhedoras de Santa Catarina - 1º Caderno: Oeste e Serra - 24/06/2012.

Reportagem: Daisy Trombetta, Darci Debona e Pablo Gomes.
Produção: Roberta Kremer e Mariju de Lima
Edição: André Lückmann
Diagramação: Fabiano Peres
Imagem: Sirli Freitas

Um comentário:

  1. Outra cidade acolhedora Wieland.
    Itá bela cidade. Nome Indígena
    Me fez ir aos idos anos de 1963/1964 quando o meu Vasco tinha um goleiro chamado Ita, nnunca esqueci dele nem da escalação do time, e muito menos da cidade catarinense.
    Adalberto Day

    ResponderExcluir