quarta-feira, 23 de abril de 2014

Caçador: "SC Abraça: as cidades mais acolhedoras de Santa Catarina"

Caçador teve um acréscimo populacional da ordem de 13,26% por conta da imigração no período 2000-2010, segundo demonstra estudo realizado pelo IBGE divulgado pelo Jornal de Santa Catarina em 2012. A reprodução do texto publicado pelo jornal aparece a seguir.



     A cidade que mais produz tomates por hectare no Brasil também é representativa no meio industrial e esportivo. Caçador, no Meio-Oeste catarinense, é o 15° município mais populoso do Estado, com 70,7 mil habitantes. O empresário Paulo Marques chegou no município há 14 anos em busca de melhores oportunidades para empreender. Montou uma indústria de madeiras, que funciona até hoje, atraído pela melhor estrutura para abrir a empresa. Um fator decisivo na época era o fornecimento de energia elétrica.
     É uma cidade boa. Foi importante para montar a empresa. Gosto de morar em Caçador pela qualidade de vida, por ser uma cidade tranquila, mas que também oferece diversos serviços - afirmou.
     O setor da madeira é considerado a principal fonte econômica da região, graças ao volume de produção e à qualidade das peças. As madeireiras investem em tecnologia e muitas exportam parte da fabricação.
     Na agricultura, além do cultivo de tomates - cuja produção ao ano chega a 50 mil toneladas -, alho e cebola, mais recentemente houve aposta na produção de fisális, um pequeno fruto de origem colombiana e de alto valor agregado. Na safra passada foram colhidas 12 toneladas do produto, que tem manejo parecido com o do tomate.


Esportes

   Nos últimos anos, um caçadorense se tornou ilustre pelo desempenho na categoria de esportes extremos. Atualmente*, o lutador Junior Cigano dos Santos é o campeão dos pesos pesados do Ultimate Fighting Championship (UFC).

* Os dados são de 2012. Júnior dos Santos Almeida, também conhecido como Júnior Cigano, nasceu em Caçador em 12/09/1984 e atualmente reside em Salvador (BA). 

Fontes: Jornal de Santa Catarina - Encarte SC Abraça - As cidades mais acolhedoras de Santa Catarina - 1º Caderno: Oeste e Serra - 24/06/2012 + http://pt.wikipedia.org/wiki/Junior_Cigano

Reportagem: Daisy Trombetta, Darci Debona e Pablo Gomes.
Produção: Roberta Kremer e Mariju de Lima
Edição: André Lückmann
Diagramação: Fabiano Peres
Imagem: http://portalbraganca.com.br/esporte/ufc

Um comentário:

  1. Caçador terra do tomate, do Cigano e tantas pessoas ilustres.
    Uma cidade aprazível e com boa qualidade de vida.
    Parabéns Wieland por mais essa bela postagem,
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau

    ResponderExcluir