terça-feira, 8 de abril de 2014

Concórdia: "SC Abraça: as cidades mais acolhedoras de Santa Catarina"

Concórdia é outra importante cidade do oeste catarinense que se destacou no estudo realizado pelo IBGE entre 2000 e 2010 sobre o acréscimo populacional através da imigração, com uma taxa de incremento de 19,26%. Segue reprodução do texto publicado no Jornal de Santa Catarina.


 

Ex-ministro Furlan mantém laços com sua cidade natal

     Um dos concordenses mais ilustres é o ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Governo Lula, Luiz Fernando Furlan. Neto do fundador da Sadia, hoje unificada na gigante alimentícia Brasil Foods, hoje é conselheiro da espanhola Telefónica, que atua no Brasil pela Vivo.
     Furlan conversou com a reportagem, por telefone, sobre as qualidades da sua cidade natal, onde ainda mantém laços:
     - Eu nasci em Concórdia, ainda existe a casa dos meus avós, é uma cidade que me traz boas lembranças. Sempre é prazeroso visitá-la, relembro meus tempos de juventude. A gente vê os efeitos da prosperidade nas pessoas. Nossa realidade do Oeste de Santa Catarina é muito boa. Tem seus problemas, mas é muito melhor do que outras regiões do país. O dia em que o Brasil for parecido com Concórdia será um país mais equilibrado, adiantado e justo - afirmou.
     Attilio Fontana, seu avô, teve participação efetiva no desenvolvimento da cidade a partir da fundação da Sadia. De acordo com as palavras de Furlan, Attilio era um "visionário".
     - Ele sempre buscou a tecnologia. Seu tripé era "o homem, a terra e a técnica". Juntou isso e transformou uma pequena empresa numa líder nacional - disse.
     Projetando o futuro, Furlan comparou Concórdia com as cidades europeias.
     - Imagino o asfalto chegando até o interior; espero que o aumento da qualidade de vida das pessoas reflita em mais produtividade e em mais produtos de valor agregado - completou.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Encarte SC Abraça - As cidades mais acolhedoras de Santa Catarina - 1º Caderno: Oeste e Serra - 24/06/2012.

Reportagem: Daisy Trombetta, Darci Debona e Pablo Gomes.
Produção: Roberta Kremer e Mariju de Lima
Edição: André Lückmann
Diagramação: Fabiano Peres
Imagem: Sirli Freitas

Um comentário:

  1. Mais uma bela postagem Wieland
    Concórdia e seus filhos de sua terra fazem o sucesso no Brasil.
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história.

    ResponderExcluir