Piratuba figura com uma taxa de 14,11% de incremento populacional por imigração no estudo feito pelo IBGE junto aos municípios do oeste e da serra catarinenses no período 2000 a 2010. Ao tratar do tema, o Jornal de Santa Catarina publicou, em meados de 2012, o seguinte texto de Adélio Spanholi. O autor, prefeito de Piratuba e natural de Barracão (RS), confessa-se apaixonado pela cidade onde mora e que administra.
Admito que assumi o posto com a expectativa de voltar a trabalhar nos pampas, assim que surgisse uma oportunidade. Minha mulher compartilhava essa mesma vontade. Só que a ideia foi embora aos poucos, assim que chegamos à cidade - dois meses depois, já recusei uma proposta de retorno, mesmo com salário mais compensador. Parece que foi um encantamento à primeira vista com esta terra. Chamou-nos a atenção tanto as belezas naturais quanto a alegria dos moradores.
Aos poucos eu, que nunca tinha sido político, me sentia incentivado pelas pessoas. Fui eleito prefeito pela primeira vez em 2004, hoje estou no segundo mandato e me sinto parte de Piratuba. Nesse tempo, minha mulher também mudou completamente de opinião e adora essa terra. Temos duas filhas encantadas pelo povo e pelas belezas piratubenses. Acho que a nossa família não conseguiria ir embora daqui."
Fonte: Jornal de Santa Catarina - Encarte SC Abraça - As cidades mais acolhedoras de Santa Catarina - 1º Caderno: Oeste e Serra - 24/06/2012.
Texto: Adélio Spanholi
Reportagem: Daisy Trombetta, Darci Debona e Pablo Gomes.
Produção: Roberta Kremer e Mariju de Lima
Edição: André Lückmann
Diagramação: Fabiano Peres
Imagem: Reprodução
Mais uma bela postagem meu caro amigo Wieland.
ResponderExcluirPiratuba, dispensa comentário. Uma cidade encantadora, maravilhosa, hospitaleira, cordial.
Povo alegre que contagia a todos que a visitam
Abraços Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau