quinta-feira, 17 de abril de 2014

Piratuba: "SC Abraça - as cidades mais acolhedoras de Santa Catarina"

Piratuba figura com uma taxa de 14,11% de incremento populacional por imigração no estudo feito pelo IBGE junto aos municípios do oeste e da serra catarinenses no período 2000 a 2010. Ao tratar do tema, o Jornal de Santa Catarina publicou, em meados de 2012, o seguinte texto de Adélio Spanholi. O autor, prefeito de Piratuba e natural de Barracão (RS), confessa-se apaixonado pela cidade onde mora e que administra.


 

     "Uma cidade é representada pelas pessoas que moram nela. E Piratuba tem sempre um sorriso aberto para receber as pessoas. Inclusive eu, que jamais imaginava ser prefeito quando vim morar aqui, há 22 anos. A mudança do Rio Grande do Sul não estava nos meus planos, até que fui chamado para uma vaga de extensionista rural da Epagri. Escolhi Piratuba porque era a cidade mais próxima da minha terra natal, que é Barracão (RS).
     Admito que assumi o posto com a expectativa de voltar a trabalhar nos pampas, assim que surgisse uma oportunidade. Minha mulher compartilhava essa mesma vontade. Só que a ideia foi embora aos poucos, assim que chegamos à cidade - dois meses depois, já recusei uma proposta de retorno, mesmo com salário mais compensador. Parece que foi um encantamento à primeira vista com esta terra. Chamou-nos a atenção tanto as belezas naturais quanto a alegria dos moradores.
     Aos poucos eu, que nunca tinha sido político, me sentia incentivado pelas pessoas. Fui eleito prefeito pela primeira vez em 2004, hoje estou no segundo mandato e me sinto parte de Piratuba. Nesse tempo, minha mulher também mudou completamente de opinião e adora essa terra. Temos duas filhas encantadas pelo povo e pelas belezas piratubenses. Acho que a nossa família não conseguiria ir embora daqui."

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Encarte SC Abraça - As cidades mais acolhedoras de Santa Catarina - 1º Caderno: Oeste e Serra - 24/06/2012.

Texto: Adélio Spanholi
Reportagem: Daisy Trombetta, Darci Debona e Pablo Gomes.
Produção: Roberta Kremer e Mariju de Lima
Edição: André Lückmann
Diagramação: Fabiano Peres
Imagem: Reprodução

Um comentário:

  1. Mais uma bela postagem meu caro amigo Wieland.
    Piratuba, dispensa comentário. Uma cidade encantadora, maravilhosa, hospitaleira, cordial.
    Povo alegre que contagia a todos que a visitam
    Abraços Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau

    ResponderExcluir