Joaçaba teve um incremento populacional de 11,74% entre 2000 e 2010 graças à imigração, de acordo com estudo realizado naquele período pelo IBGE. Segue reprodução de texto referente ao assunto publicado no Jornal de Santa Catarina em 2012.
Além de empresas de porte e uma grande universidade*, Joaçaba tem um atrativo a mais: o maior evento da cidade é o carnaval** de rua. Atualmente, três escolas disputam o título, o que atrai - além de milhares de turistas todos os anos - bastante mão de obra especializada. Enquanto alguns profissionais do ramo cumprem apenas temporadas de trabalho, vários adotam o município como lar definitivo.
Um deles foi César Farias, mestre de bateria em Joaçaba há 14 anos. Ele assumiu a função em definitivo em 1999, quando decidiu abandonar a cidade de Alegrete (RS). Desde então, o gaúcho virou figura ilustre nas terras catarinenses. Mestre César, como é conhecido nas rodas de samba, diz que já recebeu propostas, mas vai ficar na cidade. Entre os motivos para não deixar Joaçaba estão o carinho do povo, dos seus alunos ritmistas, e também a calmaria da cidade.
- Além do lado profissional, minhas duas filhas nasceram em Joaçaba, o que torna o município ainda mais especial para mim.
* Trata-se da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).
** Deve ser mencionado que, apesar do desfile acontecer em Joaçaba, o grande evento é compartilhado pela vizinha Herval d'Oeste. O carnaval de rua de Joaçaba tem como pano de fundo a Liga Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d'Oeste (LIESJHO), fundada em 1996, inspirada na Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA), criada em 1984. As três escolas em questão eram a Aliança, a Unidos do Herval e a Vale Samba. Em 2014 desfilou também a Acadêmicos do Grande Vale, fundada em 2012.
Fontes: Jornal de Santa Catarina - Encarte SC Abraça - As cidades mais acolhedoras de Santa Catarina - 1º Caderno: Oeste e Serra - 24/06/2012 + www.liesjho.com.br.
Reportagem: Daisy Trombetta, Darci Debona e Pablo Gomes.
Produção: Roberta Kremer e Mariju de Lima
Edição: André Lückmann
Diagramação: Fabiano Peres
Imagem: disponível em www.liesjho.com.br
Joaçaba
ResponderExcluirUma bela cidade que está tendo um crescimento populacional bom e com o incremento de empresas tende a ser um polo industrial na região. Cidade com um povo hospitaleiro, tranquilo e que sabe receber bem seus visitantes.
Adalberto Day Cientista social e pesquisador da história em Blumenau