Dedicamos este espaço ao município de Xavantina/SC, criado em 1963, e aos filhos de sua terra.
Xavantina/SC
BREVE HISTÓRICO
O município de Xavantina foi criado pela Lei Estadual N° 945 de 13/12/1963, por desmembramento do município de Seara. A instalação do município ocorreu em 02/02/1964, na sede do antigo distrito de Xavantina, pertencente a Seara, criado que fora pela Lei Municipal N° 29, de 23/08/1956. Também em 13/12/1963, pela Lei Estadual N° 946, foi criado o distrito de Linha das Palmeiras, tendo sido anexado ao recém-criado município de Xavantina, situação que persiste até os dias atuais.
A gênese primeva de Xavantina está no município de Joaçaba, criado em 1917, logo após o término Guerra do Contestado e do litígio territorial com o vizinho Estado do Paraná, eventos ocorridos em 1916. Joaçaba daria origem a Concórdia em 1934, que por sua vez cedeu território para a criação de Seara em 1953. Dez anos depois, chegava a vez de Seara ceder território para a criação de Xavantina.
Consta que o povoamento da região iniciou em 1920 na localidade de Anita Garibaldi, com a chegada dos primeiros imigrantes ítalo-brasileiros oriundos do Rio Grande do Sul, ocupando os lotes da antiga Colônia Rio Branco, ao longo do traçado da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande.
Entre as famílias que primeiro se estabeleceram no local onde se localiza Xavantina, segundo registros existentes, estão: Broetto, Balbinot, Criveletto, Zanandréa e Lecardelli. A construção da ferrovia, importante para o deslocamento de pessoas e o escoamento de produtos, a abundância de madeira e o solo fértil foram fatores que atraíram os pioneiros para a região.
A origem do nome Xavantina parece estar ligada, em termos gerais, à existência do povo indígena Xavante, presente nos estados de Mato Grosso e Goiás. No contexto catarinense, o nome da localidade pode estar relacionada à pessoa de um colonizador de sobrenome Possan, que teve o primeiro automóvel de Xavantina, e que possuía terras no município de Nova Xavantina, justamente no Estado do Mato Grosso. Uma curiosidade: Nova Xavantina surgiu em 1980, da união de duas cidades: Xavantina e Nova Brasília.
O município de Xavantina está situado a uma altitude média de 561 metros em relação ao nível do mar e, segundo censo de 2010 do IBGE, sua população é de 4142 habitantes. A base da sua economia está no agronegócio.
Fontes: CABRAL, Oswaldo R. História de Santa Catarina. Florianópolis: Lunardelli, 1987 + www.cidadesdomeubrasil.com.br + www.wikipedia.com.br
Imagem: Rui Barbosa José Duarte - disponível em www.cidadesdomeubrasil.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário