sábado, 16 de maio de 2015

Xaxim: prisão de quadrilha acusada de assalto a banco e sequestro - maio de 2015

Quadrilha acusada de assalto a banco e sequestro em Xaxim em abril de 2014 foi presa. O suposto chefe da organização foi morto na operação. Dados da edição de 16 e 17/05/2015 do Jornal de Santa Catarina.



OPERAÇÃO RESULTA NA PRISÃO DE QUADRILHA DE ASSALTOS A BANCO

Homem apontado como chefe da organização foi morto num apartamento em Balneário Camboriú

     Uma operação conjunta realizada sexta-feira* entre as polícias Federal, Civil e Militar no Litoral Norte resultou na prisão de cinco suspeitos de integrar uma quadrilha envolvida em sequestros de gerentes de bancos e pelo menos uma explosão de caixa eletrônico no Estado. Apontado como chefe da organização, Eliel Silvestre de Freitas, 30 anos, foi morto pela polícia dentro do apartamento onde estava morando na Barra Sul, região nobre de Balneário Camboriú. Para a polícia, as prisões representam a desarticulação de um dos bandos criminosos mais perigosos em atuação em Santa Catarina.
     - É uma quadrilha perigosa e violenta - afirmou o delegado Anselmo Cruz, da Divisão de Roubos e Antissequestro da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), que comandou a operação com os delegados Alexandre Braga, da Polícia Federal, e Osnei Oliveira, da Divisão de Investigações Criminais de Balneário** (DIC) e o subcomandante do 12° Batalhão da PM, major Eder Oliveira.
     O bando estava no alvo da Polícia Civil há mais de um ano. As investigações começaram pela suspeita de envolvimento em sequestros de familiares de tesoureiros de agências bancárias em Lages, Tijucas, Rio dos Cedros e Xaxim - esse último, caso em que a esposa e a filha do bancário, uma bebê de seis meses, foram levadas como reféns, em abril do ano passado***.
     Segundo a polícia, os crimes eram orquestrados por Freitas, e outros quatro suspeitos detidos em Balneário, Camboriú**** e Itajaí cuidavam da logística da ação: faziam o acompanhamento das vítimas e traçavam as estratégias. Outros criminosos eram recrutados no Paraná para executar os planos - uma pessoa foi presa em Curitiba.

Quadrilha foi responsável por corrente humana

     Depois da sequência de sequestros no Estado, que ocorreu entre 2013 e 2014, a quadrilha teria aparentemente mudado o foco de atuação. Em 1° de março ela protagonizou a explosão de um caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal na Avenida Martin Luther, em Balneário. Munidos de armamento pesado, pelo menos 10 homens renderam o vigia e motoristas que passavam pelo local para bloquear as vias de acesso. As vítimas foram obrigadas a formar um cordão humano numa tentativa de evitar a aproximação da polícia.
     O assalto terminou em troca de tiros com a PM e fez com que a Polícia Federal (PF) passasse a integrar as investigações - como a Caixa é um bem público e patrimônio da União, cabe à PF elucidar os crimes que envolvem o banco. Na ocasião, o que chamou a atenção foi a ação incomum. Geralmente a explosão de caixas eletrônicos acontece em cidades pequenas, com pouco efetivo policial, o que facilita a fuga. Mas a quadrilha escolheu uma das vias mais movimentadas de uma cidade de vida noturna intensa.
     Segundo a polícia, Freitas não apenas organizou esse ataque mas participou ativamente. Desde então, ele vinha sendo monitorado pelas três polícias. O acompanhamento resultou, no mês passado, na apreensão de um carro Sandero prata, que estava estacionado em frente ao prédio onde ele morava, na Rua 3704, com placas frias. Levado para a delegacia e aberto por um perito, o veículo estava equipado com três quilos de dinamite - o que reforça as suspeitas da polícia de que um novo ataque a caixa eletrônico seria feito em breve.

*Dia 15/05/2015
**Município de Balneário Camboriú
***Ano de 2014
****Município de Camboriú, vizinho a Balneário Camboriú

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Notícias - 16 e 17/05/2015 - p. 4
Texto: Dagmara Spautz - dagmara.spautz@osoldiario.com.br
Imagem: Lucas Correia - Especial

Nenhum comentário:

Postar um comentário