sexta-feira, 22 de abril de 2016

Xanxerê e Ponte Serrada: Tornado - a cronologia de uma tragédia - II - 22 de abril de 2015

O segundo dia após a tragédia permitiu que se conhecesse melhor a dimensão do que aconteceu na tarde de 21/04/2015: os ventos foram três vezes mais fortes do que se imaginara inicialmente e o município de Ponte Serrada é incluído como vítima de um tornado. Reproduzimos a seguir a cobertura dada ao tema pelo Jornal de Santa Catarina em 22/04/2015.


DESTRUIÇÃO Ontem foi o dia em que os moradores de Xanxerê voltaram até onde ficavam suas casas para procurar pertences e avaliar o estrago causado pelo tornado que atingiu a cidade segunda-feira. Unidades do Sesc do Vale do Itajaí e prefeitura de Blumenau arrecadam donativos. Páginas 8 e 9

RECONSTRUÇÃO SERÁ O FOCO DOS MORADORES
Grupo do exército chega a Xanxerê para ajudar na retirada de escombros, reforma de casas e segurança

Ministro do Trabalho garantiu liberação do FGTS
     O ministro do Trabalho, Manoel Dias, garantiu a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para as famílias atingidas pelo tornado. O município decretou estado de calamidade pública após ter cerca de 2,5 mil residências destruídas pelos fortes ventos.
     Dias explica que os procedimentos do fundo terão início hoje para que as famílias tenham condições de dispor de algum recurso para começar a reconstruir o mais rápido possível. A liberação pode sair ainda esta semana.
     O benefício pode se estender também ao município de Ponte Serrada, atingido por outro tornado uma hora depois de Xanxerê. Só que a cidade dependerá de um decreto de calamidade pública.
     - O FGTS já foi liberado em outros casos. Vamos tomar todas as providências para que os recursos cheguem até as pessoas que tiveram suas casas destruídas - disse Dias.

Unidades do SESC do Vale do Itajaí arrecadam donativos

     Entidades do Estado começaram a organizar centros para receberem donativos para as famílias atingidas.
     No Vale do Itajaí, unidades do Sesc, por meio do programa Sesc Solidário, estão arrecadando alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza, vestuário, colchões, roupa de cama e banho. Na região, as doações podem ser feitas nas unidades do Sesc de Blumenau, Rio do Sul, Brusque, Itajaí, Balneário Camboriú e Penha a partir de hoje. A Prefeitura de Blumenau também está arrecadando donativos.
     O governador Raimundo Colombo esteve em Xanxerê ontem, assim como o ministro de Integração Nacional, Gilberto Occhi, que permanece em SC hoje, quando vai sobrevoar as áreas atingidas.

CENA DE GUERRA Moradores aproveitaram o bom tempo da manhã de ontem para recolher objetos pessoais em meio a escombros em localidade de Xanxerê

Xanxerê

     Roupas misturadas com fios de energia, móveis e árvores nas ruas. Casas destelhadas e veículos capotados. Esse era o cenário da manhã de ontem em Xanxerê, no Oeste do Estado. Aos poucos, grupos de pessoas aproveitaram a melhora no tempo e procuraram o que restou das residências. Eram os mutirões que começam a reconstruir a cidade após tornado que arrasou a região na segunda-feira à noite e matou duas pessoas.
     A população ainda tentava entender a violência do evento registrado às 15h. Os ventos chegaram a 250 km/h e duraram entre cinco e 10 minutos, tempo o bastante para atingir 2,5 mil casas e afetar 10 mil pessoas.
     Se por um lado o cenário ainda deixa a população desolada, por outro a ajuda de várias instituições trouxe um pouco de ânimo para as famílias atingidas. À tarde, 200 militares do Exército Brasileiro saíram de São Miguel do Oeste com 12 caminhões para auxiliar na retirada de escombros, na construção e na segurança dos estabelecimentos comerciais - evitando saques em lojas de material de construção e supermercados.

Ventos fortes também atingiram Ponte Serrada

     O cuidador de idosos João Pereira, 42 anos, e o seu companheiro Juliano Pereira, 32, estavam na frente de casa, no bairro Tacca, quando viram o temporal.
     - O vento nos levou junto, caiu o fogão, estourou o gás cima de mim e não consegui gritar para pedir socorro - diz Juliano.
     A Central de Meteorologia da RBS confirmou que um tornado também atingiu o município de Ponte Serrada, mas estragos foram menores.

Dois tornados

     Os tornados atingiram Xanxerê e Ponte Serrada, municípios distantes 36,6 km um do outro, às 15h e às 16h, respectivamente, ambos a uma velocidade de 250 km/h. A duração do fenômeno foi de 5 a 10 minutos em Xanxerê e de 5 minutos em Ponte Serrada. O número de casas atingidas em Xanxerê foi de 2,5 mil, tendo sido afetadas 10 mil pessoas, enquanto em Ponte Serrada foram 200 casas atingidas e 800 pessoas afetadas. 120 pessoas ficaram feridas e 8 morreram em Xanxerê. Já em Ponte Serrada 2 pessoas se feriram e nenhuma morreu.

Por que os tornados passam aqui

     O Sistema de Baixa Pressão do Chaco, localizado no Sul do Brasil junto às fronteiras com Argentina e Paraguai, é apontado como o segundo mais propício do mundo para desenvolvimento de grandes tempestades, atrás apenas dos Estados Unidos.
     Estudo, de 2009, do Instituto Federal de Santa Catarina, apontou a grande incidência de tornados no Estado: foram mapeados 77 no período de 1976 a 2009. O Diário Catarinense noticiou pelo menos outros seis desde então até a data de hoje.
     Os meteorologistas Márcia Fuentes e Michel Muza, do Instituto Federal de Santa Catarina, explicam as características do sistema.

1 - Sistema de Baixa Pressão do Chaco: se forma por não sofrer influências do Oceano Atlântico e possuir uma grande amplitude térmica, característica do interior dos continentes. Tem uma concentração maior de ar quente e leve, permitindo que o fluxo de outras massas de ar se movam nessa direção - a exemplo do ar quente e úmido proveniente da Amazônia.

2 - Corrente de Ar do Oeste: o ar que chega das cordilheiras desce as montanhas e se aquece, se tornando mais leve. Assim ajuda a formar o sistema de baixa pressão.

3 - Área Tropical: além de ser uma zona de baixa pressão, a região está próxima ao Trópico de Capricórnio, onde é comum o encontro de massas de ar que naturalmente geram mudanças climáticas e intensificam o processo de formação de tempestades e nuvens.

4 - Mesmo fenômeno da América do Sul: onde as Montanhas Rochosas fazem o papel da Cordilheira dos Andes e o Golfo do México o da Amazônia. Porém, por se tratar de uma área continental muito maior, as proporções são também maiores. A zona de baixa pressão é maior.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Notícias - Tornados / Tragédia no Oeste - 22/04/2015 - p. 8-9
Imagens: Sirli Freitas - Especial

Em sua coluna na mesma data, o jornalista Moacir Pereira publicou o seguinte:


Xanxerê: mobilização e solidariedade

     O tornado que atingiu Xanxerê, no Oeste do Estado, deixa dois registros, decorridas as primeiras 24 horas. O primeiro: a solidariedade da população local, da região e do Estado. O segundo: a mobilização das autoridades estaduais e federais.
     A suspensão no fornecimento de energia elétrica provocou emergências inimagináveis. O sistema telefônico pifou completamente. Com a falta de luz, as operadoras não funcionaram. Há informações de que algumas torres de sinal de celular foram atingidas e as três emissoras de rádio saíram do ar depois que suas torres foram ao chão. Essa falta de comunicação impediu que a Celesc tivesse dados precisos sobre torres que caíram, linhas destruídas, enfim, todos os problemas na transmissão de energia elétrica. Impediu também o acionamento dos esquemas de emergência para as áreas mais castigadas.
     Por volta das 22h, outro imponderável: as ambulâncias tiveram que parar por falta de combustível. Os postos não tinham como fornecer o produto.
     Os médicos e os profissionais de saúde destacaram-se nas primeiras horas. Mesmo sem celular, dirigiram-se aos hospitais para os primeiros socorros. Nas horas seguintes, quem podia ajudar já estava trabalhando como voluntário.
     A presidente Dilma Rousseff telefonou ao governador Raimundo Colombo, que fez um relato dramático da situação. Resultado: o ministro da Integração, Gilberto Occhi, que pretendia vir no fim de semana ao Estado, antecipou a visita e ontem esteve em Xanxerê.
     Consenso entre lideranças que estiveram na cidade: não aconteceu até hoje nada tão devastador em Santa Catarina e no Brasil.

Donativos

     Caminhões de Bombeiros de Blumenau seguem hoje para Xanxerê levando lonas, água e donativos. O prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) entrou em contato com autoridades do Oeste e iniciou campanha para ajudar as famílias desabrigadas. É a retribuição pelo que o Oeste fez em situações trágicas no Vale do Itajaí.

Violência

     Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio, foi uma das primeiras autoridades do Estado a chegar a Xanxerê, sua terra natal, após o tornado. Nunca viu nada assim na vida. Nem em outros tornados no exterior. O cenário é devastador, de praça de guerra, nos bairros mais atingidos.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Coluna Moacir Pereira - 22/04/2015 - p. 6
Imagem: Sirli Freitas - Especial

Nenhum comentário:

Postar um comentário