domingo, 23 de novembro de 2014

Chapecó: homenagem a Lya Wilhelm, primeira mulher no Conselho Diretor da IECLB - 2012

Entre 17 e 21 de outubro de 2012 aconteceu em Chapecó o XVIII Concílio da Igreja (IECLB). Na ocasião foi feita homenagem à Sra. Lya Wilhelm, primeira mulher eleita, em 1972, para o então Conselho Diretor da IECLB. Reproduzimos abaixo a matéria publicada sobre o assunto no jornal O Caminho.


 

     Em 2012 completam-se 40 anos que Lya Wilhelm foi eleita para o Conselho Diretor da IECLB, hoje Conselho da Igreja. O fato histórico foi lembrado durante o Concilio da Igreja, em Chapecó. Lya foi a primeira mulher eleita para esta instância em 1972, no VIII Concílio da Igreja, em Panambi (RS).
     A história de Lya Wilhelm é muito rica e plena de realizações em termos de estudo, formação e serviços. Natural de Cachoeira do Sul (RS), nascida em 14 de julho de 1928, é a segunda dos três filhos do casal Erwino e Elly Freyler Wilhelm. Formada em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1954, com especialização em Tecnologia Educacional na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 1978, ela fez cursos de aperfeiçoamento para diretores de escolas estaduais de grau médio e para diretores e professores de ensino médio pela Divisão de Ensino Normal/SEC, em Porto Alegre, e curso de extensão cultural em Assistência Comunitária pelo Gemeindehelferinnen Seminar em Stein b/Nürnberg, na Alemanha.
     Professora de Filosofia e História e especialista em administração escolar, ela foi diretora de escola e prestou diversas assessorias a colégios e faculdades. Também foi diretora e organizadora do Museu Municipal de Cachoeira do Sul, primeira presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural da cidade, museóloga e vice-presidente da Associação Rio-Grandense de Museologia.
      Na comunidade evangélica de Cachoeira do Sul foi organizadora do grupo de jovens, presidente da OASE, membro do Conselho Sinodal de Educação no Sínodo Riograndense, da diretoria da OASE do Sínodo Riograndense, do Conselho Diretor da IECLB e delegada da IECLB no Conselho Mundial de Igrejas (CMI) na V Assembleia em Nairobi/Quênia.
     A primeira mulher eleita para o Conselho Diretor da IECLB atualmente* colabora sistematicamente com os departamentos culturais do Núcleo Municipal da Cultura de Cachoeira do Sul, traduz textos da Língua Alemã para a Língua Portuguesa, participa de ações comunitárias e incentiva a promoção e a difusão da cultura. Lya recebeu inumeráveis homenagens em sua cidade, bem como do Estado do Rio Grande do Sul, por seu empenho pela educação.

*Refere-se a dezembro de 2012. Lya Wilhelm faleceu em Cachoeira do Sul (RS), no Hospital de Caridade e Beneficência (HCB), em 23/02/2013.

Fontes + imagem: Jornal O Caminho - Gente e Eventos - Ano XXVIII - N° 12 - Dezembro de 2012 - p. 4 + www.luteranos.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário