segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Joaçaba: antiga placa de identificação de veículo

Há algum tempo encontrei esta antiga placa de identificação de veículo de Joaçaba. Estava à venda no Mercado Livre por um vendedor, curiosamente, aqui da minha cidade, Blumenau.



     Pesquisando sobre este modelo de placa, pude verificar que foi utilizado entre 1969 e 1990 - em alguns estados, parece ter existido até 1999 -, quando foi implementado o sistema RENAVAM, Registro Nacional de Veículos Automotores.
     Este sistema de emplacamento era chamado alfanumérico e composto por duas letras e quatro números. Cada estado possuía uma sequência que poderia ser utilizada também por outros estados. Os prefixos eram vinculados ao nome do município, como observamos no exemplo da foto: JC = Joaçaba. Isso fazia com que a placa tinha que ser trocada toda vez que o veículo fosse vendido para alguém que residisse em outro município. A sigla do estado passou a vir antes do nome do município, invertendo-se a ordem vigente anteriormente. Foi nesta época que aconteceu também a mudança da cor da placa para veículos particulares, de laranja para amarelo.
     Em 1990, este modelo de placa teve que ser substituído por conta de incompatibilidades que surgiram com o sistema RENAVAM. Por exemplo: a placa JC 7173 poderia existir em cada um dos demais estados da federação. Além disso, os computadores poderiam confundi-la com a sequência paralela utilizada para motocicletas, com duas letras e três algarismos. Isso não ocorreria no caso da placa que ilustra esta postagem, mas poderia ocorrer, por exemplo, com as placas hipotéticas JC 0173 (carro) e JC 173 (motocicleta).
     Outro problema era o número máximo de prefixos até então disponíveis por estado: 676 combinações, o que em certos casos era insuficiente para atender aos estados. Minas Gerais, por exemplo, tinha à época 722 municípios, mas somente podia dispor de 676 prefixos. Além disso, municípios muito populosos necessitavam de dezenas de prefixos para atender à quantidade de veículos neles registrados.
     Estas limitações levaram à implantação de um novo sistema de identificação de placas, o atualmente vigente, de três letras e quatro números, separados por um hífen. A mudança alterou também a cor das placas, de amarelo para cinza, e possibilitou, no caso de venda do veículo para pessoa residente em outro município, ao invés da troca da placa completa, a substituição apenas da tarja com a sigla do estado e o nome do município.
     A fonte utilizada - ver abaixo - fornece maiores informações sobre o tema e um histórico com todos os sistemas de emplacamento de veículos utilizados pelo Brasil até hoje.
     A quem terá pertencido o veículo identificado por esta placa?

Fonte: www.pt.wikipedia.org/wiki/Placas_de_identificacao_de_veiculos_no_Brasil
Imagem: www.produto.mercadolivre.com.br/MLB-562085641-placa-amarela-joacaba-_JM

Nenhum comentário:

Postar um comentário