domingo, 2 de agosto de 2015

Oeste e Meio Oeste: chuvas e ventos castigam a região no inverno - julho 2015

Em sua edição de 15/07/2015 o Jornal de Santa Catarina deu destaque às fortes chuvas e ventos que causaram destruição em vários municípios do Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina. 


      Chapecó com alagamentos em razão da chuva

     A chuva que castigou o Oeste de Santa Catarina entre ontem e segunda-feira* diminui em volume e avança para o Leste hoje. De acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia, o tempo segue nublado com pancadas a qualquer hora do dia em todas as cidades do Estado:
     - Pelo tipo de nebulosidade que teremos não se descarta momentos de pancadas e até temporais isolados. No entanto, a região mais propícia é o Sul, especialmente em relação ao volume de chuva. Oeste e Serra terão volumes bem menores que os registrados.
     Ventos fortes como o de terça-feira não devem se repetir. O tempo instável continuará até o fim do dia, quando a frente fria vinda do Rio Grande do Sul se estabilizará sobre Santa Catarina.
     Conforme a Defesa Civil, 30 municípios foram afetados pela chuva e vendaval nos últimos dois dias e duas pessoas morreram - uma arrastada por correnteza em Coronel Freitas e outra atingida por um raio em São Joaquim. No Vale do Itajaí não foram registrados problemas até o fechamento desta edição. A previsão para Blumenau hoje é de chuva moderada por alguns instantes e temperaturas entre 16°C e 21°C.


     Em Joaçaba, o vendaval atingiu 30 famílias e uma igreja. Um pavilhão da empresa Hisa Weg foi parcialmente destruído. De acordo com Puchalski, o fenômeno que ocasionou o estrago chama-se micro-explosão e tem poder de destruição semelhante ao de um tornado.
     Em Concórdia, o rio transbordou a barragem de contenção e as principais ruas do centro ficaram alagadas. Cerca de 10 famílias e alunos de uma escola do bairro foram levados para o Centro de Referência de Assistência Social.
     Em Coronel Freitas, 50 casas e comércios foram atingidos. Chapecó registrou sete pontos de alagamento. Em Maravilha, 300 famílias foram desalojadas e encaminhadas para abrigos. A cidade é uma das mais afetadas pelo desabastecimento de água em decorrência das chuvas segundo a Casan. A produção na Estação de Tratamento de Água está interrompida desde as 3h de ontem, sem previsão de normalização.
    Concórdia e Pinhalzinho também tiveram o fornecimento de água interrompido.

*As precipitações ocorreram em 13 e 14/07/2015.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Notícias - Geral/Clima - 15/07/2015 - p. 19
Imagem: Rodrigo Gauze - Arquivo Pessoal - Disponível em www.diariocatarinense.clicrbs.com.br


     Principais vozes de oposição da Assembleia, os petistas Luciane Carminatti e Dirceu Dresch tiveram encontro ontem com o governador Raimundo Colombo (PSD) sobre a situação das cidades do Oeste atingidas pelas chuvas. De contrabando, a preocupação deles com a espécie de cerco a gestões do partido no interior. Acreditam que a Polícia Civil exagerou na operação em Dionísio Cerqueira, governada pelo petista Altair Rittes, onde é apurado suposto esquema de irregularidades em horas extras que teria gerado um rombo de R$ 6 milhões aos cofres municipais.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Coluna de Moacir Pereira - Upiara Boschi/Interino - 15/07/2015 - p. 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário