quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Chapecó: Chapecoense 0 x 0 Avaí - Brasileirão Série A 2015 - 32ª rodada - outubro 2015

A Chapecoense perdeu uma chance de ouro de se distanciar do Z-4. Jogou em casa com o Avaí pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, mas a partida ficou empatada em 0 a 0. O desgaste do jogo de meio de semana contra o River Plate em Buenos Aires pode ter pesado contra ela. Com o ponto conquistado, permaneceu na 14ª colocação, agora com 39 pontos, 06 à frente do Coritiba, que abre a zona de rebaixamento. O Santa comentou a 32ª rodada em sua edição de 26/10/2015.



    O Corinthians segue fazendo sua parte para garantir com antecedência o sexto título do Campeonato Brasileiro. Ontem*, em Itaquera, o Timão bateu o Flamengo por 1 a 0 com gol de Vagner Love.
     (...)                                                                                                                                 *25/10/2015
Chapecoense e Avaí ficaram no 0 a 0 na Arena Condá

     Perto da zona de rebaixamento, Chapecoense e Avaí não saíram do 0 a 0 no Oeste do Estado. O resultado acabou não sendo tão ruim revido aos tropeços de Coritiba e Goiás, que perderam seus jogos em casa na rodada. Na 14ª posição, o Verdão soma agora 39 pontos, a seis de distância da zona do rebaixamento, enquanto o Avaí, com 34, é o primeiro fora da degola, em 16 lugar.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Esportes - 26/10/2015 - p. 27
Imagem: Sirli Freitas - Especial - Disponível em www.diariocatarinense.clicrbs.net 

Chapecó: o Verdão do Oeste na reta final do Brasileirão 2015 - outubro 2015

Com o final do Campeonato Brasileiro da Série A se aproximando, o Jornal de Sata Catarina, em sua edição de 22/10/2015, traçou um perfil dos times catarinenses para esta reta final da campeonato. A matéria compara estatísticas  de rebaixamento de outras fontes, além do Professor Kmarão, sobre quem fizemos postagens recentemente. Abaixo, o que a reportagem trouxe a respeito da Chapecoense.



     A pausa para treinos dos times catarinenses no Brasileirão (exceção da Chapecoense, que jogou ontem* contra o River) é bem-vinda. É uma chance de reestruturação tática, técnica, física e de avaliar as metas. O Santa traz hoje um comparativo com os sites de estatísticas para ajudar o torcedor a entender o futuro de seu time. As fontes consultadas são, além do professor Kmarão, da RBS, os sites chancedegol, infobola e o que cuida de estatísticas de futebol da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

*Partida contra o River Plate, da Argentina, realizada em 21/10/2015 em Buenos Aires, no Estádio Monumental de Nuñez, válida pela Copa Sul-Americana.


Fonte: Jornal de Santa Catarina - Esportes - 22/10/2015 - p. 26
Imagem: Sirli Freitas - Especial

Chapecó: o Professor Kmarão e as chances de permanência dos catarinenses na Série A em 2016 - outubro 2015

Em sua edição de 20/10/2015, o Jornal de Santa Catarina publicou novas previsões do Professor Kmarão sobre as chances dos clubes catarinenses de permanecer na Série A em 2016. A Chapecoense é a que se mostra mais perto de disputar o Brasileirão do próximo ano. Mas precisa voltar a vencer para se garantir sem depender de outros resultados.



Fonte: Jornal de Santa Catarina - Esportes - Prancheta do Kmarão - 20/10/2015 - p. 26

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Chapecó: Grêmio 2 x 3 Chapecoense - Brasileirão Série A 2015 - 31ª rodada - outubro 2015

A Chapecoense foi a Porto Alegre enfrentar o Grêmio pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro e conseguiu uma inacreditável virada no último lance da partida. Deixou o gramado no final do 1º tempo perdendo de 2 a 0 e terminou o jogo com 3 a 2 a seu favor. A vitória fora de casa veio num momento crucial, mas o longo período sem vitórias no returno agora cobra o seu preço. Apesar dos 3 pontos a mais e, devido a outros resultados, a Chape ficou estacionada na tabela na 14ª colocação, agora com 38 pontos, ainda perto do Z-4. O Santa deu destaque à 31ª rodada em suas edições de 17-18/10 e 19/10/2015.



     A oito rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, o Corinthians vai a Curitiba domingo*, às 16h, para enfrentar o Atlético-PR, na Arena da Baixada. Cinco pontos à frente do vice-líder, o Atlético-MG (64 a 59), o Timão põe mais uma vez à prova a gordura que acumulou na liderança do campeonato.
     (...)
     Ainda na parte de cima da tabela, o Grêmio, na terceira posição, com 55 pontos, recebe o Flamengo**, domingo, às 17h, em Porto Alegre. O time gaúcho tenta alcançar os ponteiros, enquanto o rubro-negro, sétimo colocado, com 44, ainda vislumbra um lugar no G-4.
*18/10/2015
**O jornal errou feio, pois o adversário do Grêmio é a Chapecoense.
Fonte: Jornal de Santa Catarina - Esportes - 17 e 18/10/2015 - p. 35

A Chapecoense conseguiu uma excepcional virada sobre o Grêmio em Porto Alegre

     A Chapecoense venceu o Grêmio de virada por 3 a 2 com gol no último lance na Arena, ontem, em Porto Alegre. A vitória afastou o time da zona de rebaixamento e empolga para o confronto histórico contra o River Plate, quarta-feira, na Argentina, pelas quartas-de-final da Copa Sul-Americana. Túlio de Melo empatou o jogo para a Chape e Apodi, aos 50 do segundo tempo, calou a torcida gremista.
     Outro catarinense a vencer na 31ª foi o Figueirense*: 1 a 0 no clássico contra o Joinville disputado sábado à noite no Norte do Estado. Kempes marcou o gol da vitória alvinegra. Também no sábado, o Avaí recebeu o Palmeiras na Capital e perdeu por 3 a 1.
*O jornal errou feio de novo: quem venceu o jogo foi o Joinville.
Fonte: Jornal de Santa Catarina - Esportes - 19/10/2015 - p. 27
Imagem: Diego Vara

sábado, 17 de outubro de 2015

Chapecó: presidente do Vasco insinua beneficiamento da Chapecoense pela arbitragem - outubro 2015

Matéria publicada na edição de 17-18/10/2015 do Jornal de Santa Catarina informa que o presidente do Vasco da Gama pode ser processado por insinuar o beneficiamento de clubes catarinenses pela arbitragem em jogos contra o seu time.


Arbitragem de Vasco da Gama 1 x 1 Chapecoense gerou reclamações

     Irritado por suspeitas levantadas pelo presidente do Vasco, Eurico Miranda, o mandatário licenciado da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Delfim de Pádua Peixoto Filho, resolveu ir à Justiça. Ele afirma que, "por enquanto", é na esfera esportiva que representará ação contra o dirigente carioca.
     Tudo começou após o jogo entre Vasco e Chapecoense, no Maracanã, na quinta-feira, pelo Brasileirão. Em entrevista coletiva, Eurico levantou suspeitas de um possível favorecimento aos catarinenses. Reclamou de lances polêmicos que teriam prejudicado o Vasco diante do time do Oeste. E afirmou que Delfim foi ao vestiário da arbitragem antes do jogo do Avaí contra o Vasco, na Ressacada, em 4 de outubro, pressionar os profissionais.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Esportes - 17 e 18/10/2015 - p. 35
Imagem: André Durão - Disponível em www.globoesporte.globo.com

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Chapecó: Vasco 1 x 1 Chapecoense - Brasileirão Série A 2015 - 30ª rodada - outubro 2015

Após a grande vitória sobre o Palmeiras em casa, o Verdão do Oeste foi ao Maracanã para enfrentar o Vasco da Gama, que faz boa campanha no returno buscando evitar o rebaixamento para a Série B em 2016. O empate conseguido no final da partida, válida pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, acabou sendo um bom resultado, mas apenas dois pontos separam a Chape da zona da degola, uma situação que poderia ser pior se Avaí e Coritiba não tivessem perdido seus confrontos na rodada. A equipe manteve-se na 14ª colocação com 35 pontos e no final da semana vai a Porto Alegre enfrentar o Grêmio, 3º colocado no Brasileirão. O Santa comentou brevemente a 30ª rodada em sua edição de 14/10/2015.



     O torcedor vai matar a saudade do Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira*. Após dez dias de paralisação por causa da estreia da Seleção nas Eliminatórias da próxima Copa, a bola volta a rolar hoje para sete partidas que abrem a 30ª rodada.
     (...)
     

     Quem não pode pensar em outro resultado que não seja a vitória são as equipes catarinenses. A apenas dois pontos da zona de rebaixamento, o Avaí terá uma missão difícil: tentar surpreender outro Leão, o Sport, na Ilha do Retiro, em Recife.
     O Figueirense também terá uma parada dura. A equipe de Florianópolis recebe no Orlando Scarpelli o Flamengo, que precisa dos três pontos para não se distanciar do topo da tabela.
     Desesperado, o Joinville vai encarar em casa o Coritiba, primeira equipe fora da zona do rebaixamento. Com apenas 24 pontos somados, o JEC está a nove do rival de hoje. Uma nova derrota praticamente sepulta o descendo da equipe, que retornou à elite do futebol neste ano.
     (...)
     A Chapecoense vai até o Rio de Janeiro enfrentar o Vasco, enquanto Grêmio e Santos duelam em Porto Alegre.
*14/10/2015
Fonte: Jornal de Santa Catarina - Esportes - 14/10/2015 - p. 27

Em jogo com arbitragem polêmica, a Chapecoense empatou com o Vasco da Gama no Maracanã

     A Chapecoense conseguiu um empate por 1 a 1 com Vasco, na noite desta quinta-feira*, no Maracanã, e se manteve fora da zona de rebaixamento. Com o resultado, o Verdão chega a 35 pontos, dois a mais que o Coritiba, primeiro na zona da degola. Além disso, manteve a vantagem de sete pontos para o Vasco.
     A Chapecoense começou o jogo com marcação forte e explorando os contra-ataques. Logo no início, Maranhão fez boa jogada pela esquerda, mas a zaga do Vasco conseguiu cortar o cruzamento.
     A partir dos 10 minutos o time da casa começou a dominar o jogo e pressionar. Danilo teve que intervir para cortar um cruzamento na área e depois fez uma boa defesa em cabeçada de Herrera.
     Depois dos 30 minutos a Chapecoense reequilibrou o jogo e até conseguiu um gol, que foi anulado, pois Túlio de Melo estava impedido. No final do primeiro tempo, a principal chance de gol. Ananias foi lançado dentro da área, mas o goleiro Jordi saiu de forma arrojada e conseguiu fazer a defesa.
     No início do segundo tempo o atacante Túlio de Melo teve outro gol anulado, pois a arbitragem entendeu que o atacante cometeu falta no lance.
     Já na cobrança de escanteio do Vasco, o zagueiro Rodrigo pareceu também se apoiar no zagueiro para fazer o gol, mas o lance foi validado. Antes disso, Andrezinho ficou cara a cara com Danilo e chutou para fora. Danilo ainda fez uma defesa em chute de Bruno Gallo.
     No final da partida a Chapecoense ainda conseguiu empatar de pênalti com Bruno Rangel. Foi o nono gol do atacante no Brasileirão.
     O próximo jogo é contra o Grêmio, domingo, em Porto Alegre.
*15/10/2015
Fonte: www.diariocatarinense.clicrbs.com.br - 15/10/2015
Texto: Darci Debona - darci.debona@diario.com.br
Imagem: Cléber Mendes - Lancepress! 

Chapecó: o futuro da Chapecoense e dos demais catarinenses no Brasileirão 2015 - outubro 2015

O Professor Kmarão, blogueiro que analisa a situação dos clubes catarinenses no Campeonato Brasileiro, fez um quadro das chances de rebaixamento dos nossos representantes na elite do futebol brasileiro.




     Faltando nove rodadas para terminar o Brasileirão, sete times têm risco de rebaixamento superior a dois dígitos e, entre eles, estão os quatro catarinenses. Os confrontos diretos decidirão quem fica e quem cai. Nosso modelo matemático projeta pontuação de fuga entre 43 e 44 pontos. O Joinville terá quatro confrontos diretos, o Figueirense três, Avaí e Chape, dois. 

 
 

 

     Olhando as equipes com piores aproveitamentos em casa perceberemos que são as mesmas que lutam para não cair. A única exceção é a Chapecoense, que está entre as nove melhores com desempenho dentro de seus domínios. Tanto na escola como no futebol quem costuma não fazer o dever de casa acaba rodando!


Fonte: Jornal de Santa Catarina - Esportes - 13/10/2015 - p. 26

Chapecó: Arbitragem confusa de Chapecoense 5 x 1 Palmeiras acirra o debate sobre uso da tecnologia - outubro 2015

Notícia da edição de 06/10/2015 do Jornal de Santa Catarina trata do debate referente ao uso da tecnologia para evitar erros de árbitros e assistentes. A confusão feita pela arbitragem no jogo em que a Chapecoense goleou o Palmeiras por 5 a 1, em 04/10/2015, contribuiu para que o tema fosse debatido.


POLÊMICA DA RODADA Egídio (E) foi expulso pelo árbitro, que voltou atrás minutos depois

     No sábado, houve mesa-redonda entre jogadores do Sport e o juiz para discutir se o gol de Lisandro López foi com o braço. No dia seguinte, mais resenha sobre a expulsão de Egídio, do Palmeiras contra a Chapecoense. Nesse caso, acrescida da insólita volta do lateral-esquerdo do vestiário para o campo depois de revista sua expulsão. Os quartetos de arbitragem negam amparo no vídeo para tomar as decisões nesses jogos. Tantos desacertos aquecem ainda mais o debate sobre o uso da tecnologia em lances mais espinhosos.
     A Comissão de Arbitragem da CBF aprova a decisão de seus árbitros, mesmo as antecedidas por minutos de discussão em campo. Toma essa posição enquanto espera por definição da International Board à sua solicitação para adotar o árbitro de vídeo a partir de 2016. A primeira resposta foi negativa. A alegação da Board é de que o Brasil solicitou o uso do vídeo em caráter efetivo, sem período de testes. Os trâmites no órgão, porém, funcionam em outro ritmo. Primeiro é preciso fazer estudo seguido de experimentação em ligas menores, análise de estatísticas e, depois disso, longa discussão entre integrantes. O que consome dois anos.
     A Board não fechou a porta à CBF. Em sua resposta disse que a ideia segue em pauta e uma decisão será tomada em março, no próximo congresso. A ideia é de que o novo presidente da Fifa, eleito em 26 de fevereiro, opine sobre a mudança.


      Além do Brasil, a Holanda e a MLS, a principal liga norte-americana, também fizeram pedido à Board. Só que o projeto apresentado pelos holandeses, em janeiro, tem o fôlego de um Robben. Batizado Arbitragem 2.0, consumirá 8 milhões de euros. Envolve tecnologia da linha do gol, uso de vídeo, dois anos de treino para os árbitros e uso da técnica em jogos de categorias de base. Fechado esse período, repassariam relatório com conclusões e aguardariam a resposta da Board.
     O tamanho do projeto holandês na comparação ao apresentado pela CBF faz o comentarista da Rede Globo e ex-árbitro Leonardo Gaciba levantar o cartão amarelo. Gaciba apelidou o projeto brasileiro de "Gol da Alemanha".
    Como todo árbitro ou ex-árbitro, Gaciba é a favor da adoção do vídeo para ajudar nas decisões do futebol. Mas defende que o tema seja aprofundado.
     Pelo projeto da CBF, a decisão de pedir para rever o lance deveria partir do árbitro. Em caso de dúvida, pediria o auxílio do árbitro de vídeo. Em segundos, esse veria no monitor e daria a resposta por ponto eletrônico. Mas, e se houver um novo lance d lado contrário e o árbitro de vídeo não for consultado? Nesse caso seguiria a discussão. Numa prova de que nada envolvendo arbitragem se decide no primeiro trilar do apito.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Esportes - 06/10/2015 - p. 27
Texto: Leonardo Oliveira
Imagem: Sirli Freitas - Especial

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Chapecó: palestra gratuita na UNOESC com o renomado Prof. Marcos Hashimoto - inscreva-se já!

A UNOESC Campus Chapecó convida para a palestra do renomado Prof. Marcos Hashimoto: "Lições de inovação e empreendedorismo". O evento abre a Conferência Regional de Inovação e Empreendedorismo - CRIE 2015 - e ocorre durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento é gratuito, mas é necessário se inscrever - ver abaixo.



Fonte: www.facebook.com/events/1512504529041999/permalink/1512800302345755/
Inscrição: www.docs.google.com/forms/d/1hmW85Jazk_wVbiFXd773TU63UrjBzkbTNIcOu18Jka8/viewform

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Meio-Oeste e Oeste de SC em estado de alerta: previsão de temporais II - outubro 2015

Seguem notícias atualizadas referentes à previsão de fortes chuvas em várias regiões do Estado, publicadas pelo Jornal de Santa Catarina em sua edição de hoje, 09/10/2015.


 
ALERTA Técnico da Defesa Civil do Estado observa massa de ar frio sobre Santa Catarina na tarde de ontem

     A chuva que começou ontem e se estende até domingo em Santa Catarina deixa o Estado em alerta em todas as regiões. Uma morte foi registrada em Lebon Régis, no Meio-Oeste, onde um rapaz de 23 anos foi atingido por um raio. A tendência até o fim da semana é que os índices fiquem ainda mais elevados.
     Os acumulados de chuva foram maiores em Lages, onde os números passaram de 100 milímetros, e Campo Belo do Sul, também na Serra, que registrou 90 mm. A mobilização para retirada de pessoas de áreas de risco e deslocamento de reforços para municípios mais vulneráveis foram os primeiros passos para a prevenção. As áreas da Serra, Litoral Sul, Oeste e Meio-Oeste são as que mais preocupam, com previsão de até 300 mm até domingo. A média nas demais regiões fica em 150 milímetros, de acordo com a meteorologista da Epagri/Ciram, Laura Rodrigues.
     No sábado, a frente fria se afasta e haverá a transição para um sistema de baixa pressão, que trará mais chuva no domingo. O tempo só vai melhorar na segunda-feira. Até lá, a Defesa Civil estará de prontidão, assim como o Corpo de Bombeiros. Desde ontem, abrigos estão abertos em cidades como Rio do Sul, Criciúma e Araranguá.
     - Vivemos um momento delicado em SC. A Defesa Civil estará orientando as possibilidades de cota de rio - destacou o secretário de Defesa Civil do Estado, Milton Hobus.


  • Tempestades com descargas elétricas (raios) vento e granizo: Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das casas, fechar janelas e portas e não manusear equipamento elétrico ou telefone.
  • Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Não transitar em pontilhões e pontes submersas.
  • Deslizamentos de terra: Ficar atento a qualquer movimento de terra ou rochas, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Caso algum destes casos seja detectado, é recomendável sair de casa e acionar a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.
  • Quem chamar em caso de emergência: A coordenadoria municipal de Defesa Civil, pelo telefone de emergência 199, ou o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento 24 horas. O telefone é o (48) 3664-7056
  • Fonte: Defesa Civil SC

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Noticias - 09/10/2014 - p. 14
Imagem: Marco Favero

Chapecó: Chapecoense 5 x 1 Palmeiras - Brasileirão Série A 2015 - 29ª rodada - outubro 2015

É um prazer encerrar a atualização da campanha da Chape no Brasileirão com uma boa notícia! Tinha que ser em casa, diante de sua torcida, a primeira vitória do Verdão do Oeste no returno do Brasileirão 2015. E em grande estilo: atropelando o Palmeiras com uma goleada de 5 a 1. A memorável vitória da Chape na 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, além de vir em boa hora, por tirar o time do desconforto do Z-4, levou a Chape à 14ª posição na tabela, com 34 pontos, três à frente do Goiás, que abre a zona da degola. O Santa deu destaque à 13ª rodada em suas edições de 03-04/10 e 05/10/2015.



     Próximos ou dentro da zona do rebaixamento, os quatro clubes catarinenses vão a campo no domingo. Avaí e Chapecoense jogam em casa. O Leão faz um confronto direto com o Vasco, às 11h, na Ressacada. O time de Florianópolis é o 15º colocado, com 32 pontos, seis a mais que o adversário, que vive boa fase e conquistou 13 dos últimos 15 pontos que disputou.
     Empolgada pela classificação às quartas de final da Copa Sul-Americana, onde vai enfrentar o River Plate, a Chapecoense recebe o Palmeiras, às 18h30min. O time do Oeste ainda não venceu no returno do Brasileiro e ocupa a 17ª posição, com 31 pontos.
     Joinville e Figueirense atuam longe de casa. Após empatar com o Galo, o lanterna JEC vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Flamengo, às 11h, em busca de mais pontos. Espera aproveitar a fase complicada do adversário, que acumula três derrotas seguidas. O Figueira, com 28 pontos, vai a Goiânia enfrentar o Goiás, que tem 31, em confronto direto na luta para fugir da zona da degola.
     
A Chapecoense comemora, com goleada de 5 a 1 sobre o Palmeiras, o reencontro com a vitória na Arena Condá

     No duelo dos verdões, a Chapecoense atropelou o Palmeiras ontem ao aplicar uma goleada de 5 a 1. Os gols da equipe catarinense foram marcados por Camilo, Neto, Túlio de Melo, Apodi, Ananias. Dudu descontou para os paulistas. A partida foi marcada por confusões da arbitragem. O juiz Jailson Macedo Freitas chegou a voltar atrás numa expulsão do lateral Egídio, do Palmeiras*.
*Em outro lance, demorou para validar um dos gols da Chapecoense.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Esportes - 05/10/2015 - p. 26
Imagem: Sirli Freitas - Especial - Disponível em www.diariocatarinense.clicrbs.com.br

Chapecó: Sport 3 x 0 Chapecoense - Brasileirão Série A 2015 - 28ª rodada - setembro 2015

A expectativa da direção do Verdão do Oeste de voltar do Recife com três pontos não se confirmou. Derrotada pelo Sport por 3 a 0 em partida válida pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, a equipe se manteve na cabeça do Z-4 com 31 pontos, três à frente do Figueirense, que vem logo atrás. O Santa deu destaque à 13ª rodada em suas edições de 26-27/09/2015.


 

     Motivada pelo empate com o Libertad em 1 a 1, no Paraguai, pela Copa Sul-Americana, a Chapecoense pega o Sport domingo*, às 18h30min. O time ainda não venceu no returno e entrou na zona da degola na rodada anterior. Por isso, o técnico Guto Ferreira vai ao Recife com força máxima para buscar o primeiro triunfo para aliviar a pressão.
* 27/09/2015
Fonte: Jornal de Santa Catarina - Esportes - 26 e 27/09/2015 - p. 34

O Verdão não soube aproveitar as chances para superar o Sport na Ilha do Retiro

     A Chapecoense só precisava de um empate para deixar a zona de rebaixamento, porém o time do técnico Guto Ferreira não soube aproveitar as chances criadas na Ilha do Retiro e perdeu por 3 a 0 para o Sport. Com essa derrota, o clube chega a nove jogos sem vitórias - com cinco derrotas e quatro empates - e, além disso, o time não vence há um mês, quando bateu a Ponte Preta por 3 a 0 na Arena Condá, no dia 26 de agosto, pela primeira fase da Copa Sul-Americana.
     Em seu quarto jogo do comando do Verdão, Guto Ferreira apostou em velhos conhecidos da torcida para conseguir a vitória. O ataque foi formado por Ananias, Willian Barbio e Bruno Rangel. Mesmo jogando fora de casa, a Chape era quem criava as melhores chances. Bruno Rangel parou no goleiro Danilo Fernandes, que fez grande defesa em um chute cruzado do centroavante no início do primeiro tempo.
     Com espaço pelo lado direito, Barbio era o jogador mais perigoso do Verdão. No entanto, quando chegava à linha de fundo, o atacante não conseguia cruzar a bola na área. Perdendo chances, o time catarinense foi punido aos 34 minutos do primeiro tempo. Em uma das primeiras oportunidades do Sport, a defesa vacilou e Diego Souza, sozinho, abriu o placar.
     No segundo tempo, Guto Ferreira abriu o time tirando o volante Gil e colocando o meia Camilo, No entanto, ao invés de o time melhorar, a equipe de Chapecó ficou ainda mais vulnerável. Sem conseguir reagir, o time ainda viu Apodi marcar contra e Régis, artilheiro do Catarinense de 2014 pelo Verdão, fazer o terceiro para o time de Recife.
     Mesmo com um aproveitamento de 12,5% nas últimas oito partidas do Campeonato Brasileiro, o Verdão continua com muitas chances de sair da zona de rebaixamento, porém a equipe precisará começar a reação diante do Palmeiras na próxima rodada, domingo* às 18h30min, na Arena Condá.
*04/10/2015
Fonte: www.diariocatarinense.clicrbs.com.br - 27/09/2015
Texto: André Podiacki - andre.podiacki@diario.com.br
Imagem: Peu Ricardo - Estadão Conteúdo 

Chapecó: de técnico novo e na zona de rebaixamento, direção da Chape pede calma à torcida - setembro 2015

A direção da Chapecoense pede calma à sua torcida, apesar da entrada da equipe na zona da degola do Brasileirão 2015, conforme noticiou o Jornal de Santa Catarina em sua edição de 22/09/2015.


 
Sandro Pallaoro, presidente da Chapecoense

     Sem vencer há oito jogos, pela primeira vez em 2015 a Chapecoense entrou na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. A situação delicada gerou manifestação do presidente do Conselho Deliberativo da Chapecoense, Plínio David.
     - Temos que ter mais calma e tranquilidade - afirmou.
     Ele diz que está triste mas não desanimado, pois confia na recuperação do grupo, que foi bem no primeiro turno. O presidente do clube, Sandro Pallaoro, lamentou os erros do time e disse que agora resta buscar fora a vitória que não veio em casa:
     - Temos que buscar os três pontos em Recife*.
*O Sport venceu o jogo por 3 a 0
Fonte: Jornal de Santa Catarina - Esportes - 22/09/2015 - p. 27
Imagem: Cleberson Silva - Divulgação - Disponível em www.ndonline.com.br

Chapecó: Chapecoense 0 x 2 Cruzeiro - Brasileirão Série A 2015 - 27ª rodada - setembro 2015

O Cruzeiro não temeu o Verdão do Oeste na Arena Condá pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, como esperava a diretoria do clube com a contratação do técnico Guto Ferreira para o lugar de Vinícius Eutrópio, e venceu a partida por 2 a 0. Com isso acabou se confirmando uma tendência que vinha sendo construída pela má fase da Chapecoense no returno do Brasileirão: com 31 pontos e na 17ª posição na tabela, a Chape passou a ocupar o lugar do Goiás na cabeça da zona do descenso, região da tabela que desconhecia até então no campeonato deste ano. O Santa deu destaque à 27ª rodada em suas edições de 19-20/07 e 21/09/2015.



     Derrubada a invencibilidade de 17 jogos, o Corinthians entra em campo no domingo, às 11h, para enfrentar o Santos, na Arena Corinthians, em um clássico que pode mudar os rumos do campeonato.
     (...)

     Na parte de baixo da tabela os quatro times catarinenses têm compromissos difíceis na luta para fugir do rebaixamento. Recém ingresso na zona da degola, o Figueirense enfrenta o Inter, do ex-comandante Argel Fucks, sábado no Beira-Rio. No domingo, o penúltimo colocado Joinville vai até o Centro-Oeste duelar com o Goiás, que também ocupa uma das últimas posições na tabela.
     Avaí e Chapecoense jogam domingo, em casa. Embalado pela vitória no clássico, o Leão recebe o São Paulo, na Ressacada. A Chape, que segue fora da zona da degola e não vence há sete jogos, pega o Cruzeiro, que tem alternado de rendimento e flerta com as últimas colocações.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Esportes - 19 e 20/09/2015 - p. 35

Cruzeiro vence a Chapecoense na Arena Condá

     A apenas um ponto da zona de rebaixamento, o Avaí é o único time catarinense na faixa dos clubes que permanecem na Série A do Brasileiro em 2016. O time da Capital aparece em 15º lugar com 32 pontos graças à vitória sobre o São Paulo, ontem, na Ressacada, por 2 a 1. Em Goiânia, o Joinville perdeu por 3 a 0 para o Goiás e com a vitória do Vasco sobre o Sport (2 a 1) voltou à lanterna. A Chapecoense tomou 2 a 0 do Cruzeiro em casa*. No sábado, o Figueirense arrancou empate do Inter, no Beira-Rio: 1 a 1.
*Partida realizada em 20/09/2015
Fonte: Jornal de Santa Catarina - Esportes - 21/09/2015 - p. 26
Imagem: Sirli Freitas - Diário Catarinense - Disponível em www.blogdoolivieri.com.br

Chapecó: São Paulo 0 x 0 Chapecoense - Brasileirão Série A 2015 - 26ª rodada - setembro 2015

O empate sem gols da Chapecoense fora de casa contra o São Paulo pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro não foi um mau resultado, considerando o adversário, mas manteve a equipe a perigosos três pontos da zona de rebaixamento, encabeçada pelo Goiás. O Verdão segue na 13ª colocação com 31 pontos. O Santa deu destaque à 26ª rodada em suas edições de 16 e 17/09/2015.

 

     Sem vencer há cinco jogos, o Joinville recebe o Sport hoje, às 19h30min, na Arena Joinville, para não perder de vista os times que estão fora da zona de rebaixamento. O time catarinense é o penúltimo colocado com 22 pontos, cinco a menos do que o Figueirense, que é o 16º. Dos últimos maus resultados, o Joinville perdeu duas vezes para Palmeiras e Corinthians e empatou três - contra São Paulo, Atlético-PR e Chapecoense.
     (...)
     A Chapecoense entra em campo amanhã* e terá a estreia do técnico Guto Ferreira, que foi apresentado ontem. No vestiário, ele pediu para que os jogadores esquecessem o que tinha ocorrido até agora na competição. E mostrou muita disposição para que a Chape volte a ser temida na Arena Condá - nos três últimos jogos perdeu dois e empatou um.
*17/09/2015
Fonte: Jornal de Santa Catarina - Esportes - 16/09/2015 - p. 27


     Depois da vitória fora de casa contra o Grêmio, o São Paulo está vivo na luta por uma vaga à Copa Libertadores. Diante da Chapecoense hoje, às 19h30min, o desafio é manter a regularidade e não perder pontos para uma equipe que está no meio da tabela. Ganso, com dores no joelho direito, está fora do jogo. Por outro lado, o goleiro Rogério Ceni e o atacante Luis Fabiano se recuperaram de lesão e voltam ao time. A Chapecoense aposta no técnico Guto Ferreira para interromper a série de seis jogos sem vitória e afastar o time da zona de rebaixamento.     

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Esportes - 17/09/2015 - p. 27

Chapecoense mostrou mais disposição na estreia do técnico Guto Ferreira, diante do São Paulo, no Morumbi

     A estreia do técnico Guto Ferreira não foi com vitória, mas o empate por 0 a 0 contra o São Paulo, no Morumbi, pode ser considerado um bom resultado pela Chapecoense. Afinal o time paulista vinha de uma vitória fora de casa sobre o Grêmio e briga pelo G4. No entanto, a Chapecoense acumula sete jogos sem vitória no Campeonato Brasileiro. Mesmo assim foi a 31 pontos, está em décimo terceiro e manteve a diferença de três pontos da zona de rebaixamento.
     A Chapecoense iniciou a partida com o objetivo claro de não dar espaço para o São Paulo. Com três volantes e três atacantes o time mostrou muita disposição na marcação, mas quase não foi ao ataque. A principal chance da etapa inicial foi do São Paulo, com Michel Bastos, que tentou duas vezes dentro da área. Primeiro a bola bateu na zaga e, na sequência, Danilo fez a defesa.
     A partir do final do primeiro tempo a Chapecoense até levou perigo, em erros da zaga do São Paulo. Aos 40 minutos a bola sobrou para Tiago Luís, que chutou de primeira, mas o zagueiro se recuperou e evitou o gol, já que Rogério Ceni estava fora da meta.
     No segundo tempo a Chapecoense iniciou até melhor. E logo a dois minutos Apodi obrigou Rogério Ceni a fazer boa defesa. Numa segunda tentativa o lateral mandou longe do gol.
     Mas aos poucos o São Paulo foi assumindo o controle do jogo e passou a pressionar. Só que a Chapecoense soube se defender e segurar o resultado. Poderia até ter vendido se fosse mais efetiva nos contra-ataques.
     No próximo domingo* a Chapecoense enfrenta o Cruzeiro, às 18h30, na Arena Condá. E o empate no Morumbi, onde está invicto nos dois jogos que disputou, dá moral para tentar acabar com a série de sete jogos sem vitória.
*20/09/2015
Fonte: www.diariocatarinense.clicrbs.com.br - 17/09/2015
Texto: Darci Debona - darci.debona@diario.com.br
Imagem: Ari Ferreira - Agência Lancepress!

Chapecó: Guto Ferreira substitui Vinícius Eutrópio no comando da Chapecoense - setembro 2015

A Chapecoense aposta em Guto Ferreira para se recuperar no Brasileirão 2015 e afastar o fantasma do rebaixamento.


Guto Ferreira já atuou em SC pelo Criciúma e Figueirense 

     Guto Ferreira é o novo técnico da Chapecoense. O novo treinador foi confirmado pela assessoria de imprensa do clube às 18h11 desta sexta-feira*. Ele substitui Vinícius Eutrópio, demitido em reunião da diretoria ocorrida no início da manhã. Eutrópio não resistiu à sequência de seis jogos sem vitória.
     Em contato telefônico Guto Ferreira disse que vai se pronunciar somente após ser apresentado, no início da tarde desta terça-feira. Ele está no interior de São Paulo e deve chegar em Chapecó por volta das 11 horas, em voo vindo de Campinas/SP.
     Guto Ferreira é natural de Piracicaba, começou nas categorias de base do Inter-RS, onde foi Campeão Gaúcho em 2002, já pelo time principal. Também treinou dois times catarinenses, o Criciúma, em 2011, e o Figueirense, em 2014.
     Seu último time foi a Ponte Preta, onde conquistou o acesso para a Série A no ano passado, mas acabou demitido durante o Campeonato Brasileiro de 2015, em agosto.
     Também teve uma passagem por Portugal, onde conquistou acessos pelo Penafiel e Naval, nas temporadas 2003/2004. No Mogi Mirim, conseguiu um acesso para a Série C, em 2011.
     - Foi um nome de consenso - afirmou o presidente da Chapecoense, Sandro Pallaoro, mesmo antes de confirmar o nome. Ele afirmou que era necessário alguém que conhecesse a competição e também os jogadores.
     É alguém dentro das características de nossos atletas e que conhece o grupo - completou o vice-presidente de futebol, Mauro Strumpf.
     Jogadores como Bruno Silva já trabalharam com ele, na Ponte Preta. Ele também comandou a Ponte na vitória por 3 a 1 diante da Chapecoense, no primeiro turno.
     De acordo com o presidente da Chapecoense, Sandro Pallaoro, a direção resolveu trocar de treinador pelos resultados, pois a equipe não vence há seis jogos.
     - Precisávamos dar um choque no grupo - destacou o presidente, afirmando que alguns atletas não estão rendendo o esperado.
     A direção espera que esse mesmo grupo volte a jogar o que fez no primeiro turno, quando somou 28 pontos.
     A torcida espera que o novo técnico seja "O Gordo Salvador", como o título de uma crônica de Nelson Rodrigues, em referência a Vicente Feola, primeiro técnico Campeão do Mundo pela Seleção Brasileira, em 1958.
*Provavelmente segunda-feira, 14/09/2015.
Fonte: www.diariocatarinense.clicrbs.com.br - 14/09/2015
Texto: Darci Debona - darci.debona@diario.com.br
Imagem: Rodrigo Gazzanel - Futura Press - Estadão Conteúdo

Chapecó: Sem vencer no returno do Brasileirão 2015, a Chapecoense troca de técnico - setembro 2015

Não conseguindo repetir a boa campanha do 1º turno do Campeonato Brasileiro, o Verdão do Oeste, temendo seu rebaixamento à Série B em 2016, dispensa o técnico Vinícius Eutrópio.


Eutrópio não resiste à sequência sem vitórias no Brasileirão

     O técnico Vinícius Eutrópio não resistiu à derrota para o Flamengo, na tarde de domingo*, na Arena Condá. Com uma sequência de seis jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro, o profissional foi desligado do comando do Verdão do Oeste. A decisão foi tomada pela diretoria do clube após reunião entre a alta cúpula e o departamento de futebol, na manhã desta segunda-feira, e comunicada pela assessoria de imprensa.
     Eutrópio foi anunciado como treinador da Chape no fim do ano passado, após o Brasileirão. Ele ajudou a montar o atual elenco do Verdão para a temporada. Sob o comando dele, o atual grupo fez 49 gols neste ano. No período de nove meses, ele acumulou 21 vitórias, 12 empates e 16 derrotas. Portanto, aproveitamento de 51%. A diretoria do clube marcou uma entrevista coletiva para a tarde desta segunda para explicar os motivos da saída do treinador.
     Foi a segunda crise vivida pelo treinador do clube verde e branco. No primeiro semestre, após queda do Campeonato Catarinense, sua saída foi cogitada. Após longa conversa entre os dirigentes, a decisão na época foi pela continuidade do projeto. Depois do episódio, a Chapecoense teve bom início no Brasileiro. Tanto que fez 28 pontos no primeiro turno - cinco a mais do que a meta. Só que o rendimento da equipe caiu no returno. Em seis jogos, foram quatro derrotas e dois empates.
     Em nota oficial, o treinador agradeceu a oportunidade que teve no Verdão. Segundo ele, foi um trabalho positivo, e o time está bem encaminhado no Campeonato Brasileiro e na Copa Sul-Americana.
     - Foi um trabalho vitorioso, em um ambiente espetacular. Avalio como ótimo o meu trabalho no Brasileiro. Dei um grande passo na minha carreira. É reconfortante ouvir elogios de todos os treinadores que jogaram contra a gente. Queria agradecer à diretoria pela confiança que sempre depositou em mim. Trabalhei com pessoas maravilhosas no clube. Não posso deixar de agradecer, também, aos jogadores pelo profissionalismo e entrega. E a todos os funcionários e colaboradores. E, claro, ao carinho do povo de Chapecó. Deixo o time entre os 20 melhores do Brasil e classificado na Sul-Americana. Acredito muito no sucesso dessa equipe - afirmou o ex-treinador da Chape
     No domingo, o presidente Sandro Pallaoro havia admitido que a cobrança por resultado era muito grande.
     - É uma cultura do futebol brasileiro. O time vai mal e troca o treinador**. Acho que a culpa não é só da comissão técnica da Chapecoense. Tem jogadores que estão abaixo do que deveriam render. Não é só a comissão técnica que está errando - comentou o mandatário, depois da derrota para o Rubro-Negro.
*Partida realizada em 13/09/2015
**Guto Ferreira substituiu Vinícius Eutrópio
Fonte: www.diariocatarinense.clicrbs.com.br - 14/09/2015
Texto: Laion Espíndula - Chapecó/SC
Imagem: Cleberson Silva - Chapecoense 

Chapecó: Chapecoense 1 x 3 Flamengo - Brasileirão Série A 2015 - 25ª rodada - setembro 2015

O Verdão do Oeste deu um importante passo rumo ao Z-4 ao ser derrotado pelo Flamengo por 3 a 1 na Arena Condá, em partida válida pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. A Chapecoense caiu uma posição na tabela e está agora na 13ª colocação com 30 pontos, 3 atrás do Coritiba, que abre o Z-4. O Jornal de Santa Catarina destacou a 25ª rodada em suas edições de 12-13 e 14/09/2015.


 

     A 25ª rodada do Brasileiro reserva grandes emoções, em especial para torcedores de Cruzeiro e Altético-MG, que disputam o clássico estadual domingo, às 16h, no Mineirão.
     (...)




     O Flamengo, que assumiu o quarto lugar quinta-feira após vencer o Cruzeiro, tem um compromisso difícil. Invicto há cinco jogos, vai à Arena Condá enfrentar a Chapecoense domingo*, às 16h. O time do Oeste vive momento complicado e ao contrário do rival não vence há cinco rodadas.
*13/09/2015
Fonte: Jornal de Santa Catarina - Esportes - 12 e 13/09/2015 - p. 27

FESTA RUBRO-NEGRA NO OESTE Com gols de Paulinho (E), Canteros e Kayke, Fla vence e segue no G-4

     O torcedor avaiano cresceu ouvindo um ditado: "esse Avaí faz coisa". Ontem o Leão da Ilha deu mais um motivo para o provérbio seguir no imaginário da torcida. Depois de sair atrás no placar, o time da Capital teve força para buscar a virada e bater o Goiás por 2 a 1, na Ressacada, em um famoso jogo de seis pontos, já que as duas equipes lutam contra o rebaixamento.
     (...)
     Por fim, a Chapecoense foi superada pelo Flamengo por 3 a 1, na Arena Condá. Paulinho, Canteros e Kayke anotaram para o time carioca, enquanto Bruno Rangel descontou para a equipe do Oeste. Sem vencer há seis jogos, a Chape caiu mais algumas posições* na tabela e, com 30 pontos, tem apenas três de vantagem para o Coritiba, primeira equipe na zona do descenso.
*Caiu uma posição
Fonte: Jornal de Santa Catarina - Esportes - 14/09/2015 - p. 26
Imagem: Sirli Freitas - Especial