sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Meio-Oeste e Oeste de SC em estado de alerta: previsão de temporais II - outubro 2015

Seguem notícias atualizadas referentes à previsão de fortes chuvas em várias regiões do Estado, publicadas pelo Jornal de Santa Catarina em sua edição de hoje, 09/10/2015.


 
ALERTA Técnico da Defesa Civil do Estado observa massa de ar frio sobre Santa Catarina na tarde de ontem

     A chuva que começou ontem e se estende até domingo em Santa Catarina deixa o Estado em alerta em todas as regiões. Uma morte foi registrada em Lebon Régis, no Meio-Oeste, onde um rapaz de 23 anos foi atingido por um raio. A tendência até o fim da semana é que os índices fiquem ainda mais elevados.
     Os acumulados de chuva foram maiores em Lages, onde os números passaram de 100 milímetros, e Campo Belo do Sul, também na Serra, que registrou 90 mm. A mobilização para retirada de pessoas de áreas de risco e deslocamento de reforços para municípios mais vulneráveis foram os primeiros passos para a prevenção. As áreas da Serra, Litoral Sul, Oeste e Meio-Oeste são as que mais preocupam, com previsão de até 300 mm até domingo. A média nas demais regiões fica em 150 milímetros, de acordo com a meteorologista da Epagri/Ciram, Laura Rodrigues.
     No sábado, a frente fria se afasta e haverá a transição para um sistema de baixa pressão, que trará mais chuva no domingo. O tempo só vai melhorar na segunda-feira. Até lá, a Defesa Civil estará de prontidão, assim como o Corpo de Bombeiros. Desde ontem, abrigos estão abertos em cidades como Rio do Sul, Criciúma e Araranguá.
     - Vivemos um momento delicado em SC. A Defesa Civil estará orientando as possibilidades de cota de rio - destacou o secretário de Defesa Civil do Estado, Milton Hobus.


  • Tempestades com descargas elétricas (raios) vento e granizo: Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das casas, fechar janelas e portas e não manusear equipamento elétrico ou telefone.
  • Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Não transitar em pontilhões e pontes submersas.
  • Deslizamentos de terra: Ficar atento a qualquer movimento de terra ou rochas, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Caso algum destes casos seja detectado, é recomendável sair de casa e acionar a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.
  • Quem chamar em caso de emergência: A coordenadoria municipal de Defesa Civil, pelo telefone de emergência 199, ou o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento 24 horas. O telefone é o (48) 3664-7056
  • Fonte: Defesa Civil SC

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Noticias - 09/10/2014 - p. 14
Imagem: Marco Favero

Nenhum comentário:

Postar um comentário