quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Chapecoense: a estreia na Copinha 2018 - jan 2018


     A Copa São Paulo de Futebol Júnior começa hoje* para os times de Santa Catarina. Dos seis representantes do Estado na maior competição de base do futebol nacional, quatro deles estarão em campo ao longo desta quarta-feira. O Avaí, atual campeão catarinense sub-20, e o Joinville vão estrear amanhã, no complemento da primeira rodada.
     O primeiro time catarinense a entrar em campo é o Figueirense. Às 16h, o Alvinegro encara  o Mirassol, no Estádio Antônio Pereira Braga, em José Bonifácio, pelo grupo 3. Na chave ainda estão José Bonifácio, dono da sede, e o América-PE. O Figueirense tentará repetir o feito de dez anos atrás, quando conquistou o título da Copa São Paulo ao bater o Rio Branco-SP na final.
     O Criciúma joga às 17h contra o Guarani, no Estádio Claudio Rodante, em Fernandópolis, pelo grupo 1. Os outros dois times da chave são o Fernandópolis, dono da sede, e o Madureira.
     - É uma competição muito difícil e vamos participar com uma equipe muito jovem. É uma grande oportunidade de competir em alto nível e evoluir profissionalmente - projetou Lalo, técnico do Tigre.
     Estreante na Copa São Paulo, o Tubarão entra em campo às 17h30. O Peixe tem pela frente nada menos que o Marília, dono da sede, em confronto marcado para o Estádio bento de Abreu, em Marília. Esse jogo terá transmissão ao vivo pelo SporTv. Ainda no grupo 8, estão Fluminense e Mogi Mirim, que serão os adversários nas próximas duas rodadas.
     A Chapecoense, que no ano passado chegou às quartas de final (melhor desempenho catarinense em 2017) e é a atual vice-campeã estadual sub-20, enfrenta a Ponte Preta às 20h, no Estádio José Lancha Filho, o Lanchão, em Franca, pelo grupo 9 da primeira fase da Copa SP**. A Francana, dona da sede, e ainda o Araxá-MG completam a chave.
     - Temos uma equipe experiente, com 70% da base que ficou entre os oito no ano passado. Pretendemos apresentar um futebol bem jogado, com posse de bola e pressão. Pelo que o time fez no ano passado, podemos jogar de igual para igual com os demais times. A dificuldade é enfrentar adversários que têm tradição, como a Ponte Preta, o Araxá, que foi o vice-campeão mineiro, e a Francana, o time da casa. Nossa meta é passar da primeira fase - disse o técnico Rodrigo Vicenzi Casarin.


     Na 49ª edição, a Copa São Paulo tem recorde de participantes. São 128 times divididos em 32 grupos, sendo que eles se enfrentam em turno único. Ao término da primeira fase, as duas equipes mais bem colocadas de cada chave seguem à etapa seguinte do torneio.
     A partir daí, são 64 equipes que duelam no sistema de "mata", ou seja, apenas um jogo eliminatório até a decisão, agendada para o Pacaembu, no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo. Em caso de empate a partir da segunda fase, o classificado será conhecido após a disputa de pênaltis.
*03/01/2018
**A Ponte Preta venceu a partida com gol de Alan, aos 5 minutos do primeiro tempo.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Futebol - 03/01/2017 - p. 17
Texto: Guto Marchiori
Imagem: Rafael Bressan, Chapecoense

Nenhum comentário:

Postar um comentário