quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Chapecoense: Revelação da Chape disputará a Copinha 2018 - jan 2018


     Maior vitrine nacional para revelação de novos talentos, a Copa São Paulo de Futebol Júnior vai contabilizar em 2018 a sua 49ª edição. Ao longo de 23 dias, a contar desta terça-feira*, 128 clubes espalhados por 32 sedes irão movimentar os gramados dos mais diversos pontos do Estado. Seguindo a tradição, a grande final será realizada no estádio do Pacaembu, no dia 25, brindando o aniversário da capital paulista.
     Disputado desde 1969, o torneio foi inicialmente intitulado Taça São Paulo de Juniores. Ao contrário do que acontece atualmente, era organizado pela prefeitura da cidade. Este cenário mudou em 1987, quando o então prefeito Jânio Quadros optou por não bancar a competição. Neste ano, o campeonato acabou não acontecendo, sendo retomado no ano seguinte já sob a batuta da Federação Paulista de Futebol (FPF). A mudança foi positiva.
     Em quase cinco décadas, o campeonato se notabilizou pelo surgimento de diversos craques. Entre tantos atletas que despontaram estão Raí, ídolo do São Paulo, que disputou a final de 1983 pelo Botafogo, de Ribeirão Preto (SP).
     Dono de grande categoria, Djalminha foi campeão com o Flamengo em 1990, em um time tido como um dos melhores da história do torneio. Um ano depois, o campeonato ficaria marcado pelo surgimento de Denner, que brilhou pela Portuguesa, e até hoje é lembrado como um dos jogadores mais habilidosos que o país já teve. Ele morreu em um acidente de carro no Rio de Janeiro em 1994.
     Mais recentemente, o torneio pode ostentar ter apresentado ao mundo Lucas, atualmente no Paris Saint-Germain. O então "Marcelinho", apelido adquirido pela semelhança física com o ex-atleta Marcelinho Carioca, foi campeão com o São Paulo em 2010.
     Em 2015, mesmo sem conquistar o título, Gabriel Jesus apresentou as suas credenciais, após levar o Palmeiras às semifinais da competição. Hoje, ele defende o Manchester City, atual líder do Campeonato Inglês, além de ser o centroavante titular da seleção brasileira. Na década de 70, surgiram craques como Falcão e Toninho Cerezo.


     Com 128 equipes e 31 cidades (a capital terá duas sedes), a edição de 2018 supera a de 2017, que teve 120 times e 30 grupos. A competição vai ser disputada em sete fases, sendo seis delas no formato de mata-mata e as duas últimas denominadas semifinais e final. Na primeira fase, os 128 clubes foram divididos em 32 grupos, todos com sedes diferentes. As quatro equipes de cada grupo se enfrentam entre si em turno único.
     Os dois melhores colocados avançam para a segunda fase, em um total de 64 times. Na segunda fase, os primeiros colocados encaram os segundos colocados. Nas fases subsequentes, as partidas seguem este formato, em jogo único. A terceira fase vai ter 16 times, daí em busca do título. Assim sendo, o campeão da Copinha 2018 totalizará nove jogos em apenas 23 dias. Uma maratona que leva à glória.
*02/01/2018.
Fonte: Jornal de Santa Catarina - Futebol - 02/01/2018 - p. 19
Imagem: Rafael Bressan, Chapecoense

Nenhum comentário:

Postar um comentário