segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Retrospectiva 2017: Fatos marcantes do ano que passou - jan 2018

















                                     

     19.01.: O avião no qual viajava o ministro Teori Zavascki, relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), cai em Paraty (RJ). Enquanto teorias conspiratórias levantam a hipótese de sabotagem, o paranaense Edson Fachin é sorteado para substituir o magistrado catarinense (de Faxinal dos Guedes) - abrindo espaço para a entrada do ex-ministro da Justiça do governo Temer, Alexandre de Moraes, na Corte.

Imagem: Marco Favero, BD 27/03/2017


     17.03.: Uma investigação da PF levou à suspensão da licença de exportação de 21 frigoríficos no país. A operação revelou um esquema envolvendo empresários e fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para liberação de autorizações e adulteração de produtos. BRF, JBS Souza Ramos, Larissa e Peccin foram as marcas envolvidas.
     O Ministério Público Federal denunciou 60 pessoas à Justiça. A notícia gerou uma crise internacional, com suspensão de importações de carne brasileira em importantes mercados como a União Europeia, Japão e México. Para comprovar que estava tudo bem, o presidente Temer reiniu autoridades para um legítimo rodízio de churrascaria (foto). Em Santa Catarina, o Frigorífico Peccin, em Jaraguá do Sul, acabou encerrando as atividades após a operação. Todos os 177 funcionários foram demitidos.

Imagem: Beto Barata, Presidência da República


     15.06.: Heloísa Martins Lisboa, de 1 ano e 20 dias, morre em Mafra sem atendimento do Samu. Após investigação, a Polícia Civil indicia 14 pessoas no caso. A menina aguardava transferência para Joinville.


     05.12.: Aos 101 anos, o ex-vice-governador de SC Victor Fontana (foto) morre em São Paulo. Formado em engenharia química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Fontana foi deputado federal por dois mandatos, secretário da Agricultura de Santa Catarina, presidente da Celesc, conselheiro da República e presidente do Besc. Gaúcho de Santa Maria, veio para Concórdia a convite do empresário Atílio Fontana, e introduziu modernas técnicas de criação de suínos e aves na Sadia.

Imagem: Léo Cardoso, BD 23/07/2017


     A Chapecoense retorna a campo em 21 de janeiro para o primeiro jogo após a tragédia que vitimou 71 pessoas na Colômbia, no fim de 2016. O Verdão enfrenta o Palmeiras, justamente o último adversário contra quem havia jogado pelo Campeonato Brasileiro no ano anterior, antes de embarcar para a fatídica final da Copa Sul-Americana.
   
     

     Nesta temporada, a Chape participa da primeira Libertadores, sendo eliminada na primeira fase, conquista o Campeonato Catarinense (acima) sobre o Avaí na decisão* e tem o melhor desempenho na Série A, terminando na nona colocação.
*Jogos em 30/04 e 07/05/2017
Imagem: Marco Favero, BD 07/05/2017

Fonte: Retrospectiva 2017 - NÓS #114 - Jornal de Santa Catarina - 30 e 31/12/2017 e 01/01/2018
Repórteres: Emerson Gasperin e Jacson Almeida
Editora: Julia Pitthan
Editora de design e arte: Aline Fialho
Editora assistente de design: Maiara Santos
Arte: Ben Ami Scopinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário